27 agosto 2012

Bom Dia, Memorando de Entendimento!

A menos de dois meses das eleições, tudo vai ficando cada vez mais claro. O PSD segue o seu caminho: depois dum longo e discreto processo de auscultação da sociedade civil, elaborou um documento base programático. Ou seja, tem o trabalho de casa feito e tem as ideias e soluções prontas para mudar o rumo desastroso que o PS tomou.
Mas as ideias e as soluções são apenas metade do caminho. O resto é feito pelas pessoas e aí entram as famosas listas de candidatos. O PS não tem as ideias e as soluções alternativas – ou melhor, tem, mas oculta-as, porque é o partido da continuidade e já perceberam que as pessoas não querem as mesmas políticas que nos trouxeram aqui. Por isso, o PS tenta conquistar o eleitorado pelas listas. Mas, inacreditavelmente, a lista do PS/Açores acaba por ser uma enorme desilusão. Encabeçada, evidentemente, por Vasco Cordeiro, a lista inclui nomes como Pilar Damião, de quem se desconhece qualquer pensamento político, e Pedro Moura, o apresentador do popular Bom Dia. Mas, parece-me que Pedro Moura vai acabar por ser uma aposta furada. Se será verdade que a maioria dos açorianos simpatiza com aquela sua forma sui generis (vamos por assim) de apresentar o programa, também é verdade que as pessoas sabem muito bem discernir entre política e entretenimento. Além do mais, ele vai numa posição em que a sua eleição já está garantida, 3º lugar da lista, portanto não deve ser factor de decisão para ninguém. Muito mais haveria a dizer sobre esta entrada de Moura para a lista do PS, mas não.
Do lado do PSD, também se procurou caras novas, vindas de fora do aparelho partidário. O melhor exemplo disso é o Eng. Cansado, ex-Presidente da SATA. Cansado está para a lista do PSD, como Moura está para a lista do PS. Só que Cansado é uma personalidade com créditos mais que reconhecidos na macro-gestão. É uma pessoa habituada a lidar com decisões vitais que influenciam directamente a vida das pessoas. É uma pessoa em quem se pode confiar competências e funções fundamentais para a região. Já Pedro Moura... No mais, a lista do PS perde nomes de peso, além de César, Ana Paula Marques.
A longa maratona regionais 2012 entra, portanto, na sua parte final. Muitos eleitores certamente já tinham o seu sentido de voto escolhido. Muitos outros, indecisos, terão agora este novo factor para decidirem. A governação socialista trouxe-nos a este abismo, com desemprego galopante e sem dinheiro para pagarmos as dívidas que eles, socialistas, contraíram em nosso nome. Lisboa já teve que nos vir ajudar, emprestando-nos 135 milhões. Em troca, os socialistas assinaram um memorando, tal e qual Sócrates, que arrasa a nossa Autonomia. Exploram-nos, viveram à grande, e agora venderam-nos. Vasco Cordeiro não vai poder fazer nada sobre esta questão, porque, novamente, faz parte do aparelho que nos trouxe aqui e se nem César, o Presidente em funções teve "paciência" para ler o memorando, pouco ou nada Vasco vai poder fazer. A solução deve ser o Pedro Moura. Ele há-de saber como lidar com o assunto, claro.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui Gamboa
Eleições, eleições e mais eleições, é curioso que resumidamente este texto não passa duma profissão de fé, fé num PSD moribundo, em contraste, com a critica a um PS, gasto, por anos duma politica que se pretendeu diferente da do PSD de Mota Amaral, mas que acabou por se emaranhar nas teias do despique por mais obra pública(sem cuidado e sem necessidade)com Berta Cabral que no "governo" da Câmara de Ponta Delgada, pareciam duas "crianças" esperando pelo prémio da obra mais "Faraónica" ...
Se existe este programa tão desejado e sustentado nas opiniões do Povo Açoriano, porque não se passa à sua discussão?
Teimar na tese do desemprego e na divida do Governo Açoriano, é tentar abafar a discussão e esquecer que tudo isto tem razões, algumas iguais ao que se passa em Portugal e na Europa e que sem compreender estas razões, nunca se resolve o problema económico estrutural dos Açores...
Em alguma medida o aumento do desemprego nos Açores se verifica porque se fez obras faraónicas, que agora deixaram de fazerem sentido e por outro os fluxos do turismo diminuíram com a crise(sobretudo a Portuguesa)...
A questão da economia açoriana não se resolve com menos ou mais "tons de laranja ou rosa" no governo, é necessário a compreensão global do problema dos Açores e as formas e os meios para atacar as suas causas e incentivar as saídas capazes de ultrapassar o atraso económico, educacional e social que a região ainda possui.
A região não pode esquecer que está inserida no contexto de Portugal e da Europa Comunitária e é neste contexto(mergulhado numa profunda crise)que tem que olhar para os problemas, tentando não só ultrapassar os constrangimentos da austeridade do Governo do PSD de Passos Coelho, como também tentar na diplomacia europeia encontrar saídas para a sua especificidade periférica.
Sem mobilizar o Povo Açoriano para a encruzilhada politico económica em que ele se encontra, não é possível encontrar saídas, diferentes.
Tudo o resto são tentativas de massificar a demagogia e olhar para a politica com a paixão clubistica, que não leva a nada.

Anónimo disse...

Porque diabo o pedro moura deixou o seu principescamente pago programa da RTP em troca de um mísero lugar de deputado?!? Para quem conhece a peça e o nível de vida que faz, não é o ordenado de deputado que o vai aguentar de certeza. Se o PS ganhar até acredito que o ponham à frente duma empresa publica qualuqer ate mesmo a nova rtp a ganhar os seus 10.000 por mes, mas e se o PSD ganha? A Berta não é que nao vai em cantigas com o mourinha, nem com ele nem com o filhote. e conhecendo-se o pedro moura, ele so aceitou isto, porque ja lhe deram alguma garantia e bem grande.

Anónimo disse...

agora o melhor é o Pedro Moura levar o filho para acessor. depois arranja maneira de ter mais patrocino.

Anónimo disse...

Caro Rui Gamboa
Não é como sabemos com os quadros políticos existentes e com a mesma politica que nos trouxe até aqui que vamos sair deste marasmo, quanto muito vamos agravar o problema levados por estes ventos de desgraça vindos do Governo do PSD, da Troika e duma Europa completamente contra ciclo, entre o mundo da especulação financeira(que já deu o que tinha a dar) e a necessidade de implementar politicas inclusivas para os Povos europeus e onde a Economia seja o modo de inclusão para todos os seus membros e não o pólo desagregador onde todos se acusam e ninguém tem razão...
Mas apesar de pensar que tudo vai ficar mais ou menos na mesma, posso dizer que quem ganhar as eleições, teria era de mobilizar as gentes Açorianas para inverterem este pessimismo e estagnação económica(é claro que com a austeridade "Salazarista" do Passos Coelho é difícil)para isso é necessário fomentar a produção regional, experiências como já se verificam na região, com a criação de vinhos regionais é uma boa opção, como seria a produção de agricultura biológica e sustentável,olhar o mar com outros olhos, aproveitando todas as suas potencialidades, ter outra politica para o turismo que seja racional e promova 3 níveis de turismo, o turismo económico o turismo alternativo e o turismo de luxo...
No turismo alternativo se coloca o turismo rural e agro alimentar,o cultural o sustentável e tudo o mais que seja binómio do homem em contacto com a natureza e com as gentes...
Fomentar a economia familiar e cooperativa e o micro investimento, com formação profissional eficaz e exigente nas autarquias,incentivar o associativismo e a promoção cultural nas freguesias e Concelhos, etc, etc.
No fundo è necessário discutir as opções e mobilizar as pessoas para uma maior participação na saída da crise e na construção duma economia sustentável...
È claro que esta visão não se compadece com eleitoralismos, nem visões "clubisticas" é uma ideia para ser construída ao longo do tempo e não para constar num programa que não é para ser aplicado.

Anónimo disse...

Caro Rui Gamboa
Já tinha há muito vaticinado, no Ilhas(quando do Buraco da Madeira) que as contas dos Açores seriam uma desagradável surpresa(o mesmo se passa com as contas de Berta Cabral à frente da Câmara de Ponta Delgada)por isso disse nos anteriores comentários que mais importante do que as pessoas e esta dicotomia entre PS e PSD, eram as politicas e as razões que nos conduziram até aqui.
É por isso que considero pouco eficaz e perfeitamente desajustado esta preocupação com as pessoas e não com as causas que estão no cerne da situação económica dos Açores e também de Portugal.
A pergunta pertinaz é saber a razão porque não se discute a questão fundamental da situação económica dos Açores(mas podia também ser de Portugal)?
Na minha "fraca" análise só encontro razão nesta omissão, na consciência que na politica do PS/PSD não há lugar à resolução do problema, há tão só um teatro, que se representa no sentido de fingir que tudo será diferente com outros autores, mesmo que estes se alternem no mesmo papel.
Mesmo este lançar de números da despesa do governo Regional de nada serve se não for completo e explicativo e se igualmente não se fizer o mesmo em relação às autarquias de um e de outro partido do arco da governação.
O povo diz que quando se mexe na porcaria ela feda,mas no caso da economia Pública é necessário ir fundo nas razões e nas soluções, por maior porcaria que se descubra(ou até por causa dela).

ezequiel disse...

gostaria de Vos convidar para visitarem o meu blog.

Melhore cumprimentos
ezequiel

http://telos.blogs.sapo.pt/