02 agosto 2012

Sentimentos lisboetas

Gosto de Lisboa. Adoro o anonimato que ela proporciona. Ufano com a sua luminosidade. Deliro com o aconchego das ruas e ruelas que me aproximem de livrarias ou alfarrabistas, lojas de bairro, tasquinhas ou da surpresa em cada esquina, pela modificação ou pela inacção, ou por aqueles com quem nos cruzamos. O bulício diário espevita os sentidos, sobretudo quando estamos ausentes dela durante o tempo suficiente para nos sentirmos turistas. Quanto mais não seja, adoro respirar o ar junto ao Tejo, adoro a magnífica vista de minha casa sobre o esplendor do estuário, adoro calcorrear ruas e avenidas sem destino. Nela não tendo nascido, tenho por ela um sentimento de pertença, nem que seja por causa das minhas filhas. Por isso, como António Costa, também acho que ele tem "algumas qualidades" (imensas, até) para secretário-geral do PS. Em exclusividade de funções.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves
Este texto levanta-me três questões:
1º.- Não sei se este texto, é da sua autoria(quando não é, é comum referenciar)...
2º.- Penso que ele se divide em duas ou 3 partes..
A)aquela em que(até eu me revejo e aprecio)uma boa prosa, sobre Lisboa...
B)-A identificação com António Costa, que é um estado de alma, perfeitamente, da índole privada e sem reparo...
C)As considerações politicas elogiosas, sobre António Costa, é que me provocam urticaria, pois não só não compreendo(ou talvez sim)essas considerações abonatórias sobre Alguém que não é do seu Partido e que na minha opinião mais não é do que um falso socialista, que na Câmara de Lisboa e não só tem tido uma conduta contra o Povo(por mais que tente defender o contrário)é daquelas personalidades(como o foi Sampaio e outros)autênticos camaleões, parecendo sempre estar do lado das pessoas com quem estiver, para depois defender, sempre o lado dos poderosos...
Podia escrever sobre o seu papel no Ministério da Justiça ou mesmo na Câmara de Lisboa, mas reservo-me a um debate mais explicito se for solicitado, ele pertence aquele grupo de pessoas que de tanto parecerem "bonzinhos", são efectivamente uns grandes oportunistas.

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves
1º.- Questão, não sei se o texto é seu, diria que não, mas sinceramente não sei(e não tem nada a ver com qualidade ou falta dela), se não é devia ser referenciado...
2º.-Não fica claro quem devia ser secretário geral do PS,"...por isso, como António Costa...)dá ideia que António Costa, considera que alguém tem condições para ser secretário geral do PS, mas também podia ser o próprio(o que seria mais lógico)o eleito.
3º. A consideração sobre o texto tem que ter em conta qem considera e quem é considerado.
Se for o José Gonçalves e o António Costa, tenho a dizer que é estranho(ou talvez não)o apoio a António Costa quando, seguro tem sido um "óptimo" aliado de Passos coelho(mas António Costa também seria pois é demasiado conciliador)e até é seu amigo e á sua maneira não deixa de ser um seu clono.
Estamos num tempo, que quem interferir na blogosfera tem que ser claro, pois os tempos são fundamentais para a vida das pessoas e ou se tem a verticalidade e a ousadia sobre os assuntos a publicar, ou mais vale partir para outros assuntos que não os politico partidários.

José Gonçalves disse...

Caro anónimo

! - Obviamente que o texto é meu. Modéstia posta de lado, julgo ter qualidade suficiente para alinhavar duas ou três ideias em português correcto e original. Deixo os plágios para escritores de literatura de cordel ou para aqueles a quem escasseiam as ideias. Aliás, se estiver atento aos meus escritos (como aparentemente está), já terá reparado que sempre que escrevo algo que não é meu, faço referência a tal facto.
2 - No mais, parece que não percebeu (ou fingiu não perceber) o que escrevi sobre o António Costa, mas esse problema não é meu. Qualquer gramática de língua portuguesa tem lá as chamadas figuras de estilo. Remeto-o para lá.
3 - E, finalmente, depois de ler a gramática, certamente compreenderá o "Por isso..." e a última frase do meu texto. Original texto, relembro.

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves
Como facilmente compreendeu não o desconsiderei por colocar a mera hipótese de o texto não ser seu, este facto não se prendia com não ter qualidade em escrever o que escreveu(que em parte me revejo)mas sim com alguma duvida pela aparente "ilógica" do discurso...
Não sei onde estão as ditas figuras de estilo, mas certamente o texto não me chegou inteiro ao meu computador.
Por isso, está a remeter a algo, será ao sentimento por Lisboa?
Será à candidatura a secretário Geral do PS?
Não é muito importante, esta questão, mais importante é que implicitamente ou explicitamente(mesmo com eventual ironia)está um elogio a António Costa(o que está no seu direito)e foi este facto que eu questionei.
Quanto à parte literária dou-lhe os parabéns.
Mas na minha opinião, teria ficado melhor, ou tecer considerações unicamente sobre o seu sentimento por Lisboa, ou explicar melhor esta ligação a António Costa.

Anónimo disse...

Caro "anónimo"

Como seria de esperar, disse o que já sabia. O sentimento por Lisboa é genuíno; o texto, na conclusão, só podia ser irónico.
Como seria de esperar, por isso mesmo, jamais alguém leria (que não o meu caro anónimo, como sempre o vem fazendo nos seus comentários :), apenas para obter a minha reacção) qualquer apoio meu a António Costa, que não a mera ironia, tão somente por o querer ver afastado do município de Lisboa. Depois, que se fratricidem...

JG

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves
Eu entendi bem o que quer,no fundo é defender(aquilo que pensa ser o PSD)os lugares públicos para o PSD, você, sabe e o PSD também(que infelizmente)o António Costa, ganha a Câmara de Lisboa em disputa directa com o PSD(até muitos PSD, votarão nele, tal a viragem à direita, deste oportunista), por isso, advoga "candidamente" a sua candidatura à secretário do PS(em exclusividade, não vá ele acumular os dois lugares) ...
O seu texto, é positivo na primeira parte sobre Lisboa e falha redondamente no que diz respeito a citar(fora de tempo)António Costa)não lhe serve de muito remeter para a gramática e para figuras de estilo que não estão no texto(elas ficarão na sua cabeça)pois a questão é mesmo que o tiro saiu ao lado e se fosse tiro ao alvo, "era menos uma medalha para Portugal".
Infelizmente ainda não aprendeu que não lhe serve de muito querer a todo o custo lugares para o PSD, pois mais cedo que tarde estes lugares em vez de serem trampolim para o PSD se implementar, serão contra propaganda para mostrarem ao Povo que mercenários são estes que se encostam a um Partido(o seu PSD)que merecia melhor sorte.
A vida como a politica é dinâmica e o que hoje é um ganho, pode ser a origem de todas as derrotas.
Lugares sem causas e sem politicas ao serviço do Povo, são passos em frente no precipício.
Use o seu tempo para reformular o PSD, pois para o deturparem já existe, para-quedistas e carreiristas suficientes.