15 setembro 2012

A verdade à volta de um mito




Acabei de ler o Açoriano Oriental. Um cronista (que, ignorância minha, não conheço nem nunca tinha lido) escreveu que Allende tinha sido assassinado. Não foi! Muitos já desconfiavam daquilo que até a família sabe, pelos vistos. há muito tempo. Embora sem os meticulosos actos preparatórios de Antero, Salvador Allende cometeu suicídio, instrumentalizando uma pacífica oferta de um amigo!
 
Apesar de parecer que o revisionismo histórico está mais perene, ao sabor das conveniências da fé, a Medicina estilhaçou uma mitificação esquerdóide. Como, por coincidência irónica, o Morgado Borges lembra, e bem, logo abaixo, ao citar Lincoln, "podemos enganar uma parte do povo todo o tempo, e todo o povo uma parte do tempo, mas não podemos enganar todo o povo todo o tempo", e, porque não?!, involuntariamente a nós próprios, sobretudo quando a fé ou a memória nos atraiçoam. 
 
Mais do que com os poéticos ares quentes da Serreta, confesso que fiquei mesmo incomodado com a fria "implosão" das Twin Towers, como se aquilo fosse apenas betão, metal e vidro.

Cada um professa as fés que bem entender. Com todo o respeito, eu sou mais terreno. A História também. 

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves
Você aproveita uma não noticia para fazer a única coisa que lhe interessa, desviar as atenções da maior derrota do Governo PSD/CDS dos últimos anos(no mínimo).
O corro de revolta que percorreu Portugal de lés a lés contra Passos/Relvas/Gaspar/António Borges e a TroiKa...
Mas pior do que a derrota foi verificar que ela é transversal à Sociedade Portuguesa, todos os partidos inclusivo o PSD tiveram vozes contra o Governo os próprios patrões(cinicamente ou não)estiveram contra e tudo isso apesar de isto ainda ser o inicio da caminhada como afirmei no Ilhas e no Foqueteabraze...
Que importância tem(e que certeza podemos ter disso)que Allende tenha se suicidado?
Não foi em virtude do ataque dos fascistas de Pinochet que ele morreu(mesmo que se tenha suicidado?
Se escreve-se sobre o sexo dos anjos talvez fizesse melhor, pelo menos não desviava a atenção de um dos períodos mais negros da História.
Mas o bom gosto e o bom senso(e já agora a inteligência)em parte é escolha outra parte é ónus.
Ficou satisfeito em atacar a esquerda?
Eu fiquei satisfeito em constatar que os direitistas de meia tigela, não tenham outros argumentos contra a esquerda(mesmo sabendo que ela também tem os seus erros).
Saudações

Anónimo disse...

Caro "anónimo"

Lá vem você novamente desconversar. Eu escrevi sobre revisionismo histórico. Logo, sobre a actualidade, ainda que usando aquele exemplo porque vindo de alguém que refere ser professor universitário (logo mais grave pela inexactidão). Era, pois, o mote para o dia. O Partido Socialista quer varrer o seu passado recente, como se não tivessem governado o país de 2004 a 20011, conduzindo-nos alegremente ao actual pântano. O PS que fazer de nós acéfalos, tentando imputar a outros o que eles fizeram. Ontem na Manif todos pareceram ou fingiram parecer esquecer um dos responsáveis da actual miséria popular. Está em Paris e, dizem as revistas sociais, muito bem na vida. Eu não esqueço. Espero que o "anónimo" também não.

JG

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves
Com a devida vénia, uso o meu normal estilo incisivo não como agressão mas como estilo...
Não me é importante saber se foi suicídio se homicídio,não só, porque, se foi o primeiro foi impulsionado pelo segundo, como se bem me lembro este facto(salvo melhor entendimento, e não duvido que o tenha) não é isento de contraditório.
Penso que você não observou bem as imagens das manifestações, mas ainda vai a tempo, pois elas continuam a passar nas televisões.
De facto o coro de protestos tanto englobava este governo, como o governo anterior, mas é óbvio, que se centre mais no actual, por ser aquele a quem mais facilmente se pode exigir que altere as politicas, mas também, porque as pessoas entenderam que ele mentiu em toda a linha, e por fim, por ele com a sua obstinada teimosia estar a conduzir o País para a desgraça.
Não me considero mais avisado do que os outros mas faço saber que escrevi longos comentários(mais no ilhas, do que neste blog)sobre os malefícios de Sócrates e duma coisa tenho a certeza é que não só fui muito mais veemente nas criticas do que o PSD, como escrevi e as razões e a forma de tentar sair do buraco em que estávamos e estamos, muitas das minhas ideias apesar de terem sido democraticamente desvalorizadas estão na ordem do dia, como seja a necessidade de exercer uma acção diplomática forte no seio da comunidade e em concerto com os Países receptivos a esta unidade na acção, com vista a alterar as politicas da Comunidade tanto ideológicas como orgânicas.
Por outro lado apontei para a necessidade de haver um levantamento cívico Nacional no sentido de unir o Povo na resolução e responsabilização criminal dos responsáveis.
Muito mais disse e em quase todas as propostas a realidade veio a dar-me razão.
Eu não posso aceitar agora e antes que o passado sirva, não só para nada fazer sobre a responsabilidade dos autores da crise(é ver o branqueamento que existe não só com Sócrates, mas com todos os implicados do PBN.(porque será?)Como sirva para fazer uma politica que é mais do mesmo(realmente a politica de Passos é semelhante a Sócrates com a diferença de existir menos dinheiro agora).
Você sabe que eu sei que está descontente, mas não pode ou não quer, dizer o mesmo que diz, Ferreira Leite, nem tantos PSD...
Eu disse que o PSD era o mais prejudicado com esta politica de Passos Coelho, a realidade está a dar-me razão, como muito daquilo que disse, e que você considera, "desconversar"..
Sinceramente considero que o único responsável pela reabilitação do PS é a politica de Passos Coelho, dos Relvas, Gasparzinhos e Borges
do nosso descontentamento.
é um fenómeno um governo com tamanha sorte de factores favoráveis os desbaratar por incompetência e obstinada cegueira politica.
Eu sei que não é fácil a posição que se encontra, mas também é verdade que fartei-me(salvo a imodéstia) de lhe apontar para alguns factos que fizeram outros(igualmente fervorosos PSD)antecipar-se ao tsunami que atingiu o PSD...
Saudações

Anónimo disse...

Caro José Goncalves
Uma leitura mais atenta ao seu post e eu vejo uma forma inteligente de mandar recados ao seu Partido...
"...Podemos enganar uma parte do Povo todo o tempo, mas não enganar todo o povo todo os tempo..." não é um recado sublimado para as hostes do Governo PSD/CDS?
Sobre as Torres gémeas, penso que é digno lembra-se das vitimas e do mais ignóbil acto de violência gratuita.
Não sei se levantou algum laivo de conspiração quando escreve "...fria implosão..." até eu fico baralhado com a eficácia do atentado e negligencia da inteligência Americana, mas não sigo pelos caminhos da auto mutilação, por mais estranho que tudo seja.
Que as mentes vivas, glorifiquem as vitimas e ajudem a América a se libertar dos seus dogmas e espíritos bélicos.
Saudações

Anónimo disse...

A "implosão" não foi minha. Foi do autor da crónica. Escolhi a palavra fria por contraponto ao primeiro 11/09. Por isso, não há nenhuma ponta de qualquer teoria da conspiração sobre essa matéria.

JG

Anónimo disse...

Caro JG
É pena não ter aí uma teoria da conspiração, sempre animava o seu blog, assim só nós os dois a "botar escrita" é uma chatice...
`uma verdade para lhe dizer: "Você tem tido muita paciência, para me aturar..." mas como vê se não sou eu a animar as coisas, são outros a saberem dos números de telefone por intermédio do blog...
Já agora para animar a "loja", o que pensa das manifestações de sábado?
Saudações e já agora se se servissem cálices de verdelho da serreta éra tal o congestionamento na maquina de lavar que lhe faltava sabão para tanta barrela...