23 abril 2013

Chamem o pirómano, diz ele



         Sim, amigos: por espantoso que possa parecer ao espectador desprevenido, as putativas cabecinhas pensadoras das coortes gárrulas do PS continuam a exercitar a tal lógica do absurdo (passe o oximoro), aqui mencionada ainda há pouco, a propósito do mítico, mas não menos real, eterno retorno, ultimamente confirmado pela história recente do Portugal contemporâneo (cf. 08.04.13).
         Desta feita encarregou-se do sofisticado (nos dois sentidos do termo) exercício Carlos César, ci-devant presidente dos Açores. Para este fino estratego do PS, a saída «disto» está em o PS formar governo de salvação nacional com partidos que assumam compromissos com a tróica (cf. i de ontem, 22.04.13).
         Ou seja: depois de um governo de perdição nacional conduzido pelo PS durante uma boa dúzia dos últimos anos, deve seguir-se um governo de salvação nacional conduzido pelo PS, decerto durante uma boa dúzia dos anos próximos.
         Da bondade do raciocínio, da justeza da conclusão, e das mais que prováveis consequências da sua aplicação, julgará facilmente quem ainda saiba fazer contas de somar, ou não precise que lhe digam de que lado se barra o pão.   
         Que farei quando tudo arde? – perguntava o bom Sá.
         Nada mais fácil de responder, segundo César: chama-se o pirómano.
         Mas ave, César, os que vão pagar saúdam-te!
        

22 comentários:

Anónimo disse...

Grande Luiz! E quer este homem ser presidente desta republica das bananas. Tenho a certeza de que assim está no bom caminho. Já agora podia ter dito como conseguiu nao falar da dívida da Saudaçor, esse paradigma da boa governação regional.

Anónimo disse...

Caro Luiz
Certamente, ou faltou-lhe assunto em temas literários, (onde era quiçá, mais interessante)ou infelizmente, enfeitiçou-se pela politica, sem que para isso tenha especial inclinação.
Mas numa coisa tem razão, não será, trocar a fidelidade canina do Governo à troca, por uma fidelidade do PS, que poderá acrescentar alguma coisa boa, ao futuro dos Portugueses.
Só mudando de politicas, e rasgando o memorando se poderá acrescentar alguma esperança ao Povo Português.
É interessante que o autor deste post, omita completamente a realidade da situação económica e politica do País, para se concentrar em opiniões, desacertadas, mas mesmo assim legitimas, sobre as prováveis saídas desta situação desastrosa em que nos conduziu dois anos de um governo completamente irreal.
Ao menos que disse-se algo sobre a incorporação de Berta Cabral no Governo que ainda há pouco era sujeito a todas as criticas por parte da ex. Presidente da câmara de Ponta Delgada.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

O grande erro - «rectius»: o grande sofisma - é precisamente esse: imputar a situação desastrosa realmente originada por 12 anos de governo socialista a dois anos de governo que forceja por remediar essa situação e assentar enfim na realidade, - realidade com que a vida política portuguesa não se tinha avistado há décadas, e só agora começa a vislumbrar. Um susto!
Salve.
LM


Anónimo disse...

Caro LM
Vamos aos factos,entre os governos (ditos)socialistas, ficou por mencionar, os governos de(do Carreirista) Durão Barroso, e de Santana Lopes, terá sido uma oportuna distracção?
Você fala em 12 anos de governo Socialista, mas não sabendo as contas que faz(também revela não ser bom em números)não se devia esquecer do Pai de toda(má) a despesa Publica, precisamente Cavaco Silva, também não é muito assertivo na história politica...
Depois, a sua versão do miraculoso milagre de Passos, Gaspar e Portas, é digno de filme, mas de 5ª. categoria.
Qual a realidade que assenta este governo?
Do desemprego histórico de mais de um milhão de desempregados, o do maior êxodo(ordenado pelo Governo)de jovens licenciados(onde faltam os ridículos e incompetentes boys das jotas)para a emigração por falta de politicas de emprego?
Ou do aumento da divida e do falhanço de todas as previsões económicas por parte do governo?
Se Cavaco foi o iniciante da politica de destruição do tecido produtivo,Passos e Gaspar, foram os coveiros de toda a nossa economia.
O mais incompreensível é que depois duma austeridade contraproducente e asfixiante, todos os índices económicos estão piores que os anteriores à crise.
Conhece algum susto maior do que aquele com que se confrontam todos os dias os Portugueses?
Dedique-se à cultura(pelo menos nisso é contrario à politica de destruição deste governo) e deixe de opinar em assuntos políticos o económicos, pois apesar da legitimidade, não tem jeito nenhum.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Caro LM
O erro não é só do governo PSD/CDS, o erro é igualmente da Troika que já o admitiu, do Durão Barroso(que igual, já admitiu, variadas vezes) o Falhanço destas politicas de austeridade baseadas em folhas a , quatro, retiradas dum programa de computador viciado e já reconhecido o erro, é de todos,(PS incluído) dos que são autores a Troika e dos que são mensageiros e lacaios da Troika, os Passos e Gaspares do nosso descontentamento.
Se não tem inteligência, conhecimento ou não se posiciona do lado da verdade, é lá consigo, mas não tem desculpa de não ver os sinais do que acontece, dia a dia ao pé de si, desemprego, fome e suicídios de quem não aguenta este asfixiamento,o facto de ser do PSD ou de direita não o desculpa por tanta distracção, pois são demasiados os Sociais Democratas que já apontarão o desastre destas politicas.
Se for necessário o desastre total para ver a luz, certamente a verá, porque este dia, infelizmente, se aproxima rapidamente, e aí quem sabe se não será um dos da caverna (cegos pela escuridão)que verão a luz.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Caro LM (e a quem é fanático pelo Passos)
Para estes arautos da falta de dinheiro em Portugal, eu contraponho com a subscrição publica das obrigações do Benfica, terem superado
a oferta, o que significa que a procura de dinheiro pelo Governo podia ser satisfeita(pelo menos em parte) pela oferta de obrigações em condições vantajosas e num apelo nacional, contra a austeridade e a desgraça deste governo e da Troika.
Existe é muita demagogia, fanatismo
e intenção de aproveitar a austeridade, para vender o Pais ao pataco e diminuir o custo do trabalho e do Estado Social em prol dos Abutres da finança, e do alto Capital, quer ele seja Chinês ou Angolano, pois a "tanga" contra o colectivismo e o Estado só funciona, quando o Estado defende o Povo e não quando ele seja dos outrora apelidados "perigosos Comunistas"(agora amigos do peito) pela laia deste Governo.
Pactuar com a mentira deste governo, não é distracção é desonestidade intelectual.
Saudações
Açor

Anónimo disse...


Onde se prova que nunca jamais ninguém convencerá quem quer que seja do que quer que seja. Vencer até pode; convencer – nunca.
Onde nem os factos – incluídas 3 bancarrotas socialistas em 30 e tal anos, ou seja: estatisticamente, uma por década – o fazem, nem bastam a «fazer a folha» ao socialismo e aos socialistas, não é um apontamento ou milhentas discussões que o farão.
A doença, de tão crónica e entranhada, passou a endemia. Só com drásticos se extirpará.
Lá virão (na mais optimista das prtevisões).
*
Em paz e às moscas.
LM

Anónimo disse...

Caro LM
Tem razão numa coisa, quando o fanatismo é doença, não existe cura possível, você é o exemplo vivo disso, não léu os contra argumentos com medo de reconhecer validade nos mesmos, fixa-se nuns factos sem tirar as devidas conclusões dos mesmos, e depois fecha os olhos e os ouvidos e alegremente vai rezando as ladainhas que o reconfortam.
Em primeiro lugar, não sou do PS e pelos arquivos disponíveis no ilhas e maquina de lavar, tenho uma justificada prosa que indica que esta minha critica foi efectiva e baseada na realidade e não em fanatismo ou "partidarite" bacoca...
Não encontro uma critica sua, tão viva como a que agora tece, terá as suas justificações que agora respeito, mas não encontro razões para disparar em todas as direcções, sem consubstanciar as suas acusações.
"...Só com drásticos se estripará..." esta é uma linguagem identificada com radicalismo, fundamentalismo e passível de ser usada, por qualquer "terrorista", mas não por alguém que analisa a realidade de forma adequada.
A forma usada não é justificada, nem justificável,sobre esta anacrónica austeridade, até o actual mentor(Cavaco Silva)do Governo PSD/CDS, o critica...
Só uma pergunta como é que uma pessoa(julgo que é o autor do Post)com um certo nível literário, pensa e se expressa tão mal nos comentários, será uma deturpação do fanatismo partidário?
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Exactamente: Cavaco Silva disse no 25 do 4 próximo pregresso - e por uma vez sem os ambages do costume (sim, é o segundo mandato...) - o que para já há que dizer.
Mas «isto» não vai lá com dizeres de «sophisters, economists, and calculators», como em boa hora lhes chamou Burke, e muito menos com comentadores de blogues ou comentadores de comentadores de blogues e de caixas de comentários de blogues. Nem da rádio, tv e disco.
Mais: como diria o cínico Gonçalves, seria bom que nem trocássemos nenhuma ideia sobre o assunto.
Termino com um desabafo da minha boa Ilda, já nossa conhecida: contas de merceeiro e dona de casa, dois passos à frente e um atrás, e não maiores que as pernas, e sobretudo o humilde e raso - e raro entre os escóis/escolhos lusíadas, coitados - senso comum.
Em suma, e em português moderno e hodierno, que toda a gente entende: «back to work.»
LM

Anónimo disse...

Deixem lá o Açor em paz, não há pachorra para o aturar. Acho inútil discutir, o tipo não atinge o nível mínimo, limita-se a repetir os mesmos argumentos e não reconhece os factos mais elementares; ainda por cima, é chato, escreve muito, e mal, para mim um pecado capital. Insiste na falácia da equidade, segundo a qual um tipo tem de criticar igualmente Deus e o diabo, o governo e a oposição, uma avaria mental muito em voga entre os notáveis do PSD, os que estão na prateleira, obviamente. Acho isso péssimo, um tipo tem de escolher um campo e apoiar os seus e estar do seu lado da barricada, como dizia a falecida M.ª José Nogueira Pinto. Este governo tem muitos pecados, mas principalmente de omissão, de não estar a aproveitar a crise para fazer uma boa limpeza no Estado socialista e irracional sob o qual vivemos. O governo pode e deve ser criticado, mas exactamente pelas razões contrárias às apontadas pelo Açor. Se algum tem, é o duvidoso mérito de estar completamente errado, pobre alma.
--- Leitora atenta. E parabéns pelo blogue.

Retrato de Ricardina disse...

Aquela de «Ave, Cesar, os que vão matar saúdam-te» é de mestre. Se
o contorcionista Marocas se tivesse lembrado, já não ia desta para a história sem uma FRASE!

Anónimo disse...

Sim sr, um blogue às direitas! Assim dá gosto. Celso Raposo

Anónimo disse...

Haja esperança, Leitora atenta e Celso, haja esperança.
Como dizia aquele clássico da política: pode-se enganar toda a gente durante algum tempo, alguma gente durante todo o tempo, mas não toda a gente durante todo o tempo.

Anónimo disse...

Caros intelectuais da treta
São uma sumidade, tanta inteligência que sufocam na sabedoria que vós substitui a transpiração, é um diluvio de tanto saber, com o único defeito de ser para consumo da tribo, direitista, bacoca e distraída...
Se querem ser quadrados que sejam, agora não digam dos outros o que vêm reflectidos no seu espelho, ainda não li nenhuma ideia vossa sobre a realidade económico e social do País, nem nos méritos ou demérito deste governo.
O governo esta a escangalhar-se, mas vossas sumidades só vêm méritos neste Governo como na Europa,o próprio CDS, só ainda não provocou uma crise politica porque não sabe como descalçar a bota, mas estejam descansados que é no seio do PSD que virá o golpe a este governo.
Façam coro, figas, façam promessas de joelhos à volta do Campo São Francisco, mas de nada vós valerá, este governo é mau de mais, para ter "apoio divino".
Sejam felizes, que felizmente, ainda existem pessoas no blogue para quem vale a pena escrever, por isso mantenham-se no silencio que sempre estiveram e façam vénias e salamaleques ao governo que mesmo com todo o esforço serão sempre uns tristes lacaios sem esperança de intervirem seja onde for.
Açor

Anónimo disse...

Cara leitora atenta
Se não tem pachorra para me aturar porque me(amavelmente) respondeu?
Talvez não entenda uma ideia simples,todas as pessoas têm o direito de ter ideias e de as expor(desde que não ofendem a esfera de liberdade dos outros)esta é uma ideia mínima de democracia.
Talvez não se dê conta, mas não só, ofende a memoria de Maria José Nogueira Pinto(o seu Marido com as ideias dela, ataca este governo e as suas politicas, como ela estou certo, faria o mesmo, e nunca foi "Maria vai com as outras")como manifesta uma ideia completamente segui-dista de carneirada, não se enganou com a politica? É que o futebol é que é irracional e de seguir em manada sem questionar.
O que é que a equidade tem a ver com criticar Deus e o diabo?
Que estado Socialista é este que fala?
E já agora será os negócios com a China e Angola que estão a limpar o Estado Socialista?
Será o Investimento na Banca que limpa o "Socialismo"?
Com a devida vénia, julgo que não entende nada de politica e se calhar queria era integrar uma Tuna ou uma claque de futebol, mas a primeira "manada" que viu, foi a jota, laranjinha, ainda por cima, já não chegou a tempo dum lugar como politica profissional, os lugares já estão ocupados e as listas estão cheias.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Retrato de Ricardina disse...
Intelectuais? Deus me livre e guarde! Intelectual é você, Açor. Puro-sangue.

Leitora Atenta disse...

Leitora Atenta

Açor

já integrei a tuna no tempo certo e com distinção. E distinção, noutro nível, é o que você não sabe fazer, não compreendendo sequer o alcance do "socialismo da nação". Citando o Retrato de Ricarina, intelectual é você, mas pelas piores razões: é pseudo, o que é pior do que ser ignorante.

Anónimo disse...

Caro Retrato da Ricardinha
Peço perdão se o inclui, na tribo dos intelectuais, de facto, o verdadeiro intelectual é o L.M., será que os outros só fazem coro?
Na politica dizem sempre amém, faz-me lembrar as assembleias que há sempre alguém pronto a obedecer à ordem( em levantar a mão para o voto)do cacique, não vão os seguidores, se esquecer de votar de acordo com os chefes partidários...
Eu sou um livre pensador, tão ignorante como os demais, mas conhecedor da minha ignorância, muitas vezes me surpreendo com as certezas de outros, convencidos que tudo sabem e que as suas certezas,(ou as de outros, assumidas como suas) não são passiveis de contraditório.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

18 comentários! É o que dá criticar César, Carlos, não Júlio.

Anónimo disse...

Cara Leitora atenta
Não duvido que tenha integrado a tuna com distinção, como não duvido que não entenda nada de politica o que não percebo é que não queira(ou não saiba) aprender nada da politica estando atenta à realidade e aos comentários que ditos.
Mas interessante é você não entender nada e querer disparar em considerandos sobre os outros num disparar de conceitos gerais e abstractos, sem qualquer enquadramento prático ou teórico, e sem o necessário desenvolvimento explicativo que conceitos deste teor exigem, peço desculpa se não entende estes conceitos, se for o caso tenho todo o gosto em usar termos mais apropriados ao entendimento.
Não sou nem tenho qualquer complexo contra os intelectuais eles incluem a sociedade como qualquer outra categoria social ou profissional.
Terei todo o gosto que me ensine este seu "Socialismo da Nação"...
Seria bom que estes comentários fossem exemplo duma profícua e generosa participação no Maquina de lavar, quer fosse para criticar ou aplaudir seja quem for.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Raro se topará com um exemplar mais politicamente correcto do que este passarinho. Mas está bem: já que o não é no português, seja-o ao menos na política. Cada um corrige-se no que pode.
--- Leitora atenta. E incorrecta.

Anónimo disse...

Cara Leitora atenta
Mas você corrigiu alguma coisa?
Não se nota nada!
Se quiser ser correcta no Português, se calhar terá de ficar pela assinatura do seu pseudónimo.
Mas que fique conhecedora que a forma é como uma boa cicatriz, nada nos diz, da natureza ou estado da doença e operação que lhe deu origem.
Saudações
Açor