21 agosto 2013

Um coração benfiquista na Luz

Domingo há um Benfica-Gil Vicente. Fui adquirir os bilhetes de sócio para a minha descendência (eu, por ter lugar cativo/Red Pass, já paguei toda a época) e perguntei, em tom desinteressado, se até ao momento a afluência era muita. Respondeu-me o vendedor que "estava meia fraca, comparando com o ano passado", aventando que "enquanto não corrermos com o Jesus, os sócios não vão vir aos jogos.". Olá!, pensei, já andamos com recados?! Resolvi ser  populista e respondi-lhe que o problema do treinador não era para ser colocado agora. Tinha sido resolvido em Maio. Se pensasse melhor, veria que todas as responsabilidades do que está a suceder com o clube deveriam ser depositadas na figura do senhor Luis Filipe Vieira, presidente do mesmo, o qual de futebol jogado pouco ou nada percebe e de gestão desportiva, ao fim de onze anos, ainda menos. O que fui dizer! Olhou de soslaio e balbuciou um "pois" de quem sabe que está a falar com um daqueles 17% que não reverenciam sua excelência. "Pois", disse-lhe eu, rematando genericamente que quem apoia figuras do "sistema" para cargos importantes no futebol português, permitindo que outro clube domine dentro e fora das regras o mesmo, quem quimericamente promete títulos atrás de títulos no início de cada época sem perceber o "sistema", quem não sabe em absoluto gerir a aquisição e venda de jogadores, quem não percebe a necessidade de um director desportivo a sério para gerir o futebol (O Veiga?! Sim, pode ser!), quem compra/vende/readquire/vende/recompra/revende jogadores sem nexo ou critério (quantos temos? Cem?), quem não percebe o que se passa na arbitragem, quem não percebe o que se passa na comunicação social, quem não percebe que a assessoria de imprensa do clube é anedótica,  quem acha que uma qualquer "casota" numa recôndita travessa de um qualquer obscuro lugarejo vale mais do que um sócio, pois a perpetuação no cargo é-lhe cara, quem não dá a cara nos maus momentos, quem não assume as suas responsabilidades, não tem perfil para presidente do "nosso Benfica". Por isso, deixem o Jorge Jesus em paz, mesmo na sua teimosia,  pois ele é reflexo do vieirismo. Calei-me e esperei a reacção. Tornou a olhar de soslaio e, com mais um "pois", desejou a vitória no jogo. "É isso que os benfiquistas querem!", garanti-lhe, andando para a saída da loja, enquanto virava a cabeça para trás. Continuava a olhar de soslaio. Óptimo, pensei para os meus populistas botões, na esperança de que fizesse chegar o descontentamento ao "chefe". Claro que não o fará, mas espero que tenha deixado de alimentar o fogo durante algum tempo. Já não seria mau! 
      

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro José Gonçalves
Não podíamos estar mais de acordo, é óbvio que o Vieira é o responsável máximo, não só por todas as questões que anunciaste(já agora por ter, também, bloqueado a eleição no Benfica aos seus interesses...)como pela continuidade de Jesus, que necessariamente revelava não ter condições para continuar, mas sobretudo por ter feito um contrato ao sabor dos interesses do Jesus(espantosamente não diminui os proventos a quem falha em três finais)como não acautela os interesses do Benfica na mais que provável rescisão do contrato, tendo que pagar 8 Milhões de euros...
Mas Vieira sobretudo tem que justificar os negócios dentro do Benfica, sobretudo na entrada e saída de jogadores...
Mas interessante é também a supervivência da Imprensa a jesus que arranja todas as desculpas para os seus falhanços, esquecendo-se que ele antes do Benfica nada ganhou e com o Benfica(apesar dos meios volumosos postos ao seu dispor)pouco mais ganhou...
Quanto aos trabalhadores do Benfica, infelizmente é natural a subserviência em relação ao patrão, sobretudo em tempo de crise e num caso em que Vieira é um controlador anti democrático, e vingativo.
Que os Benfiquistas quebrem os bloqueios e vejam as verdades que não são só, "responsabilidade (ou tão pouco) das maldades de Pinto da Costa ou do Porto.
Viva o Benfica.
Açor

Anónimo disse...

INCRIVEL! Segundo o RECO o Proença foi à Luz para ensinar aos jogadores do Benfica as novas leis, o que deve quer diz<er que este ano vou expulsar-vos e marcar penaltis contra voces mais facilmente. O Conselho de Arbitragem nao tem vergonha e goza com o Benfica. O Filipe Vieira acha bem, come e cala. Alguem duvida que se fosse o Pinto do Apito as coisas jamais se passavam assim?