15 maio 2014

(futebol) Maldição? Uma ova! (parte I)



Portugal 15 de Maio de 2014

Não é fácil assistir à 5ª derrota consecutiva de uma final europeia, das 8 que o Benfica leva de “enfiada”. Não é fácil de digerir este tipo de derrotas nas grandes penalidades, sabendo que é tão difícil chegar à final. Não é fácil perceber que dominamos a maior parte do jogo com uma equipa diminuída (por castigos e lesões) na sua valia global e não conseguimos marcar um único golo das várias oportunidades que se criaram. Não é fácil entender como foi possível existirem tantos erros de avaliação dos “não-sei-quantos-árbitros” e todos em desfavor do Benfica, algumas com possível implicação directa no resultado. Não é fácil...
Noite mal dormida mas ainda assim deu para por algumas ideias em ordem. E a primeira é que não existe qualquer maldição. A única maldição que me parece que não nos libertamos, é alguma arrogância e desconhecimento das leis do futebol. O resto é circunstancial e sem implicação nas 8 derrotas consecutivas.
Como já referi, vi 5 delas, ou melhor não vi a de ontem para não dar “azar” (gravei e vejo depois). E vi sempre asneiradas em quase todas essas finais, à excepção da derrota com o AC Milan por 1-0 (mesmo assim com um roubo de bola e um contra ataque rápido), uma das suas melhores equipas de sempre.
Nos jogos com o Anderlecht, fizemos uma exibição sóbria e inteligente na Bélgica mas o Diamantino falhou 1 golo de baliza aberta, dos que como se diz na gíria, “era impossível falhar”. No 2º jogo (a final da Taça UEFA era a duas mãos) jogamos à “Benfica”: empurramos os belgas para trás, estes agradeceram e marcaram um golo (por Lozano depois transferido para o Real Madrid) num contra ataque (o nosso meio campo era constituído por Shéu, Carlos Manuel, Stromberg, Chalana e Diamantino, dos quais só Shéu e Stromberg sabiam defender). Na final com o PSV perdida nas grandes penalidades por 6-5, os nossos jogadores Elzo e Pacheco andaram o jogo todo a perder as chuteiras porque se lembraram de estrear umas meias novas. Anedótico e embaraçoso. O PSV tinha eliminado o Real nas meias finais, era claramente favorito, e na final o Toni ensinou ao Mourinho com se deve defender, pois foi quase só isso que o Benfica fez, embora se aceite a opção dada a diferença de potencial das duas equipas. No ano passado com o Chelsea jogamos com dois avançados, Cardozo e Lima e não corrigimos o modelo quando conseguimos empatar 1-1. Este ano jogamos novamente com dois avançados desta vez Lima e Rodrigo, mesmo sabendo que a nossa equipa estava desfalcada. Os adversários jogam com um só e ganham-nos. Maldição? Uma ova...
Desde o episódio das chuteiras voadoras à ambição desmedida de ganhar por esmagamento dos adversários, o Benfica falha porque não tem organização (chuteiras voadoras) e porque sofre de arrogância crónica irresponsável (jogar com 2 avançados). Não há aqui qualquer maldição. Há sim falta de competência e respeito pelos adversários e pelo futebol!
É preciso contudo abrir um parêntesis para salientar que a presença em duas finais da Liga Europa consecutivas, é algo que nos deve deixar orgulhosos e com a certeza que contribuíram para afirmar o Benfica no panorama internacional. Mesmo não ganhando, o Benfica ganhou a estima e consideração de muitos clubes e agentes desportivos, quer no ano passado, quer este ano. E isso nunca poderá ser ignorado destes debates acerca dos pormenores que faltam para ganharmos as finais europeias! Porque se não o fizermos, pode dar-se o caso que para o ano em vez de estarmos a falar da Final, estejamos a falar da fase de grupos da Champions ou dos dezasseis avos de final da Liga Europa. Eu prefiro continuar a falar de finais perdidas do que falar das opções do treinador que nos deixou pelo caminho.
Não posso deixar de referir que, a somar às lacunas internas já mencionadas, é pouco inteligente não contextualizar a derrota com os 2 penaltys perdoados ao Sevilha, um no final da 1ª parte sobre Gaitan, com expulsão associada, e outro na 2ª parte, sobre Lima com 2º cartão amarelo e expulsão associada. Sugerir, como já ouvi, que esses erros não podem servir para desculpabilizar erros próprios, é uma forma ínvia de branquear o que se passou, pelos mesmos que não têm igual critério quando ouvem Mourinho ou Bruno de Carvalho escudarem-se nas arbitragens para esconderem os seus fracassos. Se para estes os erros podem ser utilizados na retórica pós jogo, para o Benfica têm de poder também!
Ora esta problemática da arbitragem enquadra noutro problema que já referi diversas vezes e que também pode ser associado ao número de derrotas nas finais europeias: o Benfica não tem, nem agora nem no passado, estratégia de comunicação social para condicionar “positivamente” os árbitros, cá e lá fora. Quando foi anunciado que tinha sido escolhido o tal árbitro que validou um golo fantasma no campeonato alemão, teria sido inteligente comentar a nomeação em tons suaves mas assertivos, “fazendo votos para que o árbitro não validasse nenhum golo que não entrasse na baliza”. Isto teria bastado para que o árbitro e sua equipa percebessem que estavam a ser fiscalizados. Seria suficiente para ele assinalar os dois penaltys referidos? Não sei, mas seria sem dúvida uma ajuda e posso comprovar com os resultados do campeonato português, que o discurso de Bruno de Carvalho surtiu efeitos no campo dos penaltys assinalados a favor do SCP.

4 comentários:

Anónimo disse...

Na final de 1982 o árbitro gamou um golo limpo ao Filipovic, era o 2-1, a 2o e tal minutos do fim e não se sabe o que teria acontecido.
Concordo consigo quanto à falha de comunicação do Benfica sobre os árbitros pois foi o terceiro jogo consecutivo em que os árbitros das UEFA nos prejudicaram. E seria bom para a semana dar uma conferencia de imprensa onde pusessem a nu as declarações do senhor Platini sobre a perfeição dos 5 árbitros. Por exemplo cá EM PORTUGAL OS COMENTADORES DE MÃO DE UM CERTO CLUBE, ex arbitros, já vieram condenar a arbitragem alemã e com que iintenção? Branquear os arbitros portugueses. Assim para a proxima epoca já não haverá argumentos para "atacar" certas tendencias.
excelente texto.

Anónimo disse...

O Benfica jogou?
Se jogou!...
Então porque perdeu?
Não, não perdeu. O jogo deu empate.
O Benfica perdeu a Europa Cup nos penaltys, na trapaça de um guarda-redes, e na conivência nesse acto de um árbitro e quatro árbitros-auxiliares durante o jogo.

Veja o que dizem em Espanha e compare-os com os portugueses avençados.

Anónimo disse...

Caro Eagle 1
É pena que o Benfica tenha perdido seja qual for a razão do falhanço, mas pior ainda é fazer de Jesus um herói,quando aquele jogo era para ganhar qualquer que fossem as condições do mesmo...
É verdade que Jesus consegue passar pela critica como se fosse um intocável, qualquer adepto gosta de vencer principalmente quando no ano anterior não ganhou nada, mesmo tendo condições para ganhar tudo, mas caramba, não podemos passar do oito para o oitenta e pensar que esta época não há lugar a reparos, não obstante o esforço louvável que Jesus fez em se corrigir, dos principais erros do Ano anterior...
Se Jesus ficar tudo bem, mas tem que manter o mesmo ou maior controle sobre a sua arrogância natural,depois é impensável que se aumente os seus altos vencimentos, como aconteceu a seguir à vitória do primeiro Campeonato, se pelo contrário sair não é uma desgraça pois para além de permitir um encaixe financeiro para o Benfica, permite também novo ciclo com outro estilo e essencialmente esperemos, custos mais de acordo com o País e as condições económicas dos clubes Portugueses.
Seja como for o Benfica e Jesus estão de parabéns, mas que estas vitórias não sirvam para esconder problemas financeiros e organizativos do Benfica.
Açor

eagle01 disse...

Caros comentadores.. estamos todos de acordo. Houve ingenuidade do Benfica, como desde há anos para cá (se calhar desde sempre), houve atrevimento no modelo de jogo, um atrevimento que apenas gerou grandes penalidades não assinaladas, e houve um conjunto de árbitros que não premiaram o esforço e opções de jogo do Benfica.

A direcção do Benfica não tinha protestado formalmente a arbitragem de Turim (Juventus) levou a seguir com mais esta...

Imaginemos que fosse o FCP? Ou o SCP?