16 junho 2014

O estudo do artigo sobre o estudo do Programa

Hoje li o Açoriano Oriental. Digo que li hoje, porque já é raro ler os jornais açorianos, simplesmente porque são uma perda de tempo. As “notícias”, na grande maioria, e salvo os bons trabalhos dos poucos jornalistas que ainda resistem, são cópias de comunicações oficiais, ou de textos da Lusa e os “artigos de opinião” são para consumo de quem os escreve, ou seja de uns para os outros. Suspeito que as pessoas também já só espreitam os jornais quando lhes dá jeito, como no café por exemplo. Os jornais nos Açores fazem lembrar aquelas lojas que fecharam porque as pessoas passaram a ir comprar directamente à fonte eliminando o intermediário. Só que essas lojas não tinham promédia.

Adiante.

Acabei, portanto, por folhear o jornal e li algumas das crónicas. Numa, de José Contente, entre vários mimos a Cavaco Silva, um recado para dentro, lá está, dizendo que o PS está a ser destruído por dentro, devido à ambição desmedida de António Costa. Nem vale a pena explicar, mas cá vai: Contente foi durante muitos anos o asa de Carlos César que é, como se sabe, um dos principais apoiantes de Costa. Sobre os artigos de opinião serem de uns para os outros, estamos conversados.

Depois, e num tom mais maçador, um artigo de Francisco César. Novamente o acusar os adversários políticos a propósito de tudo e de nada. Porém, no fim, o autor remete-nos para o Programa de Governo com que o PS venceu as eleições de 2012. E eu também acho que é importante recordar esse minimalista documento.

Por exemplo, o ponto 9 do Programa de Governo do PS de 2012 é relativo a investimento externo, área que "desinvestiu" tantos milhões do erário público regional interna e externamente.

Passo a citar:

“Objectivo: captação de investimento externo”.
“Medidas: identificação de potenciais investidores. Cativá-los ao investimento nos Açores”

Tem mais letras e palavras, porque um Programa de Governo tem que ter um número considerável de páginas, mas basicamente é isso.

Não sendo propriamente uma leitura agradável (porque um documento destes não tem que ganhar nenhum prémio literário), é, no entanto, uma leitura que se impõe.

Fica o agradecimento público ao autor por nos recordar o Programa de Governo do PS de 2012.

1 comentário:

Anónimo disse...

grande artigo! diz tudo sobre os politiqueiros e os "jornales" de cá e de lá. pobre região e pobre país. Parabéns Rui pelo regresso em boa forma. Chame agora o Gonçalves e voltem a fazer deste blog uma pedra no sapato do marasmoi regional. Olhe que o vosso artigo ~sobre o PSD causou mais mossa do que o silêncio do poder quis desprezar. Basta ver as listas e o programa de candidatura á concelhia de Ponta Delgada. Estranhas visões depois do que escreveram. Agora é tudo pelos militantes e com os militantes. Parecem rosas.

um velho militante