26 junho 2015

(futebol) Surrealista...



Portugal 26 de Junho de 2015

A inacreditável saída de Jorge Jesus do Benfica, é o facto mais marcante dos últimos tempos ou anos da gestão Vieira, e apesar de não ter podido reflectir sobre este assunto, não podia deixar de registar a minha opinião, para memória futura.
Quem me costuma ler, sabe que por diversas vezes me tenho referido a Vieira como uma espécie de “rei nu” ou alguém que “faz de conta que é presidente” do Benfica. Palavras e comparações duras, mas que não surgem do nada, não surgem de uma qualquer embirração pessoal, não surgem em qualquer contexto de politica interna, mas tão-somente da necessidade de provocar o debate em torno do caminho que o Benfica tem seguido desde 2000 para cá. Um caminho sinuoso, sem estratégia que promova os interesses económicos e desportivos do Benfica, sem resultados desportivos que justifiquem os avultados investimentos económico-financeiros que têm sido feitos, sem vermos a luz ao fim do túnel, como repetidamente temos ouvido dizer a Vieira que entrou no Benfica através do Dr.º Vilarinho, que funcionou na plenitude como um cavalo de Tróia.
A dimensão da hipocrisia demonstrada por Vieira neste processo, até a mim me surpreendeu, eu que tantas vezes o tenho acusado de ser farsante, de ser uma pessoa que representa o papel, faz de conta que faz, mas não faz. O convite para ir treinar uma grande equipa francesa, via Qatar onde estaria um ano, com o avião a sair no dia seguinte, é de um calculismo tão cínico, tão hipócrita, que rebenta com tudo que pensava que era negativo no Benfica.
Vamos a factos. O Correio da Manhã noticiou em Janeiro (!) o interesse do Benfica em Rui Vitória. Vieira nunca reuniu com Jesus para discutir a renovação, com o argumento rotineiro, “depois de terminar o campeonato falamos”. A partir de 1 de Janeiro, Jesus era livre de se comprometer com quem quisesse, mas a aparente relação de amizade entre ele e Vieira, dava garantias que o Benfica seria sempre a sua 1ª opção. Em 21 de Maio, a BOLA online anunciava “embora o presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, ainda tenha uma reunião agendada com o treinador Jorge Jesus acerca da renovação do seu contrato, o máximo dirigente benfiquista já tem alternativas preparadas e uma delas é o técnico Rui Vitória do Vitória de Guimarães”. A 28 de Maio, no lançamento do jogo da Taça da Liga, Jesus disse que estava “apenas e só concentrado na final da Taça da Liga. O treinador do Benfica evitou falar do seu futuro e apontou baterias para a conquista de mais um troféu”. Em 3 de Junho o sitio Relvado transmitia a notícia “de acordo com a RTP, o clube da Luz só admite a saída do técnico de 60 anos para o estrangeiro, admitindo até facilitar a mudança, caso seja essa a vontade de Jesus, estando esse processo nas mãos do empresário Jorge Mendes. Porém o mesmo não se aplica ao território nacional, uma vez que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não o quer ver em Alvalade ou no Dragão. O líder encarnado tem consciência que não faz sentido deixar sair o treinador bicampeão para qualquer um dos rivais e o salário de quatro milhões não será impedimento para a renovação de contrato”.
Conjugando tudo isto resulta claro que a renovação com Jesus não era prioridade e que o salário de 4 milhões não era problema para a renovação, se as outras ofertas fossem nacionais. Qual era então a estratégia da SAD e do Sr.º Vieira, para o treinador que nos dois últimos anos, ganhou 6 títulos nacionais, incluindo um bicampeonato, e levou o Benfica a mais uma final europeia? Simples: NENHUMA! Ele devia sair, ir treinar para França via Qatar, o assunto estava nas mãos de Jorge Mendes (sempre este) e a questão da manutenção do salário só se aplicava caso ele quisesse treinar em Portugal.
A opção de Vieira traduziu-se numa enormíssima falta de respeito pelo treinador e pelo homem, e numa enormíssima falta de respeito por todos aqueles que acreditam que Vieira está a gerir o futebol a pensar no sucesso desportivo.
Quanto ao treinador teve azar e pela primeira vez teve alguém que lhe fez frente. Doravante, qualquer resultado desportivo de Jesus será sempre comparado com o Benfica de Vieira e Rui Vitória. Quanto aos adeptos, esses são mais fáceis de “enrolar”, já que a máquina de propaganda, não deixa nada ao acaso tendo conseguido transformar a vítima em ré! Ou seja, quem traiu as expectativas de Jesus e dos benfiquistas, Vieira, passou por traído, quem foi traído porque contava com um reconhecimento pelas últimas vitórias, passou por traidor (Judas).
Como isto se faz? Simples. Nos primeiros 4/5 dias após a consumação da passagem de Jesus para o SCP, só ouvimos e lemos gente a falar do ponto de vista de Vieira. Ao fim de 4/5 dias, é quando lemos e ouvimos a versão das gentes ligadas a Jesus. Mas já vão tarde porque a opinião dos adeptos já estava formada a favor de Vieira. A comunicação social é o 4º poder e não é por acaso. Porque razão Vieira tem tratamento VIP para os “mídia” e os outros não? Também é simples de responder: Vieira é o rosto de uma estratégia alheia ao Benfica, com muita gente que está a parasitar os nossos interesses e que tem muita influência nos mídia: Jorge Mendes e Joaquim Oliveira!
Posto isto, e quando ouço que Vieira recebeu os deputados e no seu discurso, escrito por alguém que ainda não tivemos o prazer de conhecer, disse que “é preciso ser grato”, concluo que a sua hipocrisia rebentou com a escala.
14 épocas, 4 campeonatos, 3 deles com o treinador a quem se abre a porta para sair do clube, 200 milhões de divida bancária, 200 milhões de juros pagos, são estes os “títulos” de Vieira e quem o acompanha. O objectivo não é, nunca foi, ganhar no futebol. São outros interesses que estão a enriquecer muita gente, dentro e fora do Benfica.

4 comentários:

eagle01 disse...

Um pequeno breve primeiro comentário para sublinhar a semelhança de processos com a ideia que Maxi está a trair o Benfica, processo onde mais uma vez aparecem sempre as noticias do lado do Benfica em primeiro lugar, e lá para o final, quando Maxi tiver decidido e caso saia, aparecerão as noticias do seu lado. Só que aí já será tarde, porque a opinião dos adeptos já está formulada, com base nas primeiras noticias publicadas, vindas do lado do Benfica. E Maxi será mais um "traidor".

E bastava recordar uma frase de Maxi para percebermos que mais uma vez a "estrutura" está a falhar. Ele disse há muito tempo que queria ver a sua situação resolvida antes de ir para a Copa América! O que fez a "estrutura"? Nada, deixou-o ir sem discutirem uma proposta razoável para ambas as partes. O resultado desta total incompetência, ou se calhar programada decisão mas virando as culpas para Maxi, é que Maxi terá de procurar quem o queira. Tal como fez, ou teve de fazer, Jesus...

Anónimo disse...

este é um blog humoristico nao é? Ou os pacientes do Julios de MAtos já podem ter blogs?

Anónimo disse...

Se alguém é cínico e hipócrita és tu, Vale Azevedista!
O empresário do Maxi, mais conhecido no seu país por ser mafioso, NUNCA quis reunir com a direção do clube para tratar da renovação. Para haver diálogo são preciso DUAS pessoas, no mínimo!

Em relação ao JJ quem andou a enganar quem?

“O compromisso do JJ com o Sporting, não foi ontem! Foi em 17 de Dezembro de 2014, num jantar na Malveira com o BC. O Vieira teve conhecimento do caso a 13 de Janeiro e não baixou o nível soube manter e até nas derrotas com Rio Ave, Paços de Ferreira, o jogo da treta em Alvalade e na Luz com o Porto, no final de cada jogo quem fez a palestra foi o Vieira e o Rui Costa, o sr. JJ foi pura e simplesmente "calado" ou seja não falou aos jogadores, depois do próprio jogo de Guimarães no Marquês quis colar-se ao Vieira na passadeira e o Vieira sempre a atrasar o passo e não permitiu que a equipa técnica acompanhasse o JJ, e mesmo esses só souberam do compromisso do JJ com SCP no final do jogo de Guimarães.”
(N.R. Uma empregada de um restaurante do norte testemunhou na BTV que viu JJ a jantar com Bruno de Carvalho em Janeiro deste ano no mesmo dia em que o Benfica perdeu em Paços de Ferreira. Quando o jornalista lhe perguntou como é que sabia, ela respondeu, “Porque fui eu que os servi!”).

“Confesso que me enganei relativamente ao JJ, já que me foi garantido que o LFV tinha conseguido dar-lhe a volta para ele não cumprir o acordo com o SCP em dezembro (já se percebe agora as fitas com o Marco Silva que começaram por essa altura, não é?). A verdade é que os números que o SCP pôs em cima da mesa são pornográficos (podem chegar ao 8 milhões de euros com prémios). Para além disso, há a garantia da construção de uma grande equipa (fala-se em cerca de 200 milhões de euros para investir em jogadores nos próximos 2 anos). Portanto, o homem foi-se...”

eagle01 disse...

Não vou responder ao cómico do Júlio de Matos, mas apenas ao 2º anónimo. Longa versão cheia de nada. Jesus janta com quem quiser, desde que no dia seguinte vá treinar o Benfica. E ganhe. Foi o que melhor fez nestes 6 anos e em particular nestes dois últimos anos.

A versão aqui colocada só pode ter saído da Direcção do Benfica, pelos detalhes que evidencia. É o desespero total. Fala-se de Dezembro, fala-se do contrato que não se conhece, fala-se de jantares e traições. Vieira também janta na mesa de Pinto da Costa quando há reuniões da Liga. Vieira até confessou há tempos em Tribunal, no processo que o opunha a Antero Henriques, que o Sr.º Antero "não era ninguém quando eu era o homem de confiança de Pinto da Costa".

Não é diz que disse, é na 1ª pessoa! Então como ficamos?

Vieira chamou Jesus para falar do contrato no dia 1 de Junho! E o que lhe disse foi, o que vem no Expresso e mais tarde, muito mais tarde, no RECORD: vais treinar em França, mas em principio tens de ir 1 ano para o Qatar. Ganhas 6 milhões, é o contrato da tua vida! Amanhã tens uma viagem de avião com o Jorge Mendes onde vais tratar de tudo.

Ainda de acordo com esta versão, muito mais credível do que estas colocadas em blogues ou alguma imprensa desportiva, em particular na dominada por Oliveira, Vieira só se chegou à frente quando percebeu que Jesus não tinha aparecido no aeroporto. Depois disseram-lhe que o SCP tinha feito uma boa proposta.

E mesmo que não o tivesse feito (fala-se em 4,3 milhões caso ganhe o campeonato, ao contrário do Benfica, em que eram 4 milhões sem objectivos), o simples facto de ter sido convidado a sair, depois de ganhar um bicampeonato, era motivo suficiente para se comprometer com qualquer outra equipa. Rival de preferência. Pela falta de consideração.

Quanto á adoração por VCieira, um homem que em 14 anos ganhou 4 campeonatos e enterrou o clube/SAD em dividas bancárias terríveis com as suas negociatas com o Mendes, já que sabes tanto explica aí como foi esse negócio de Vieira ter vendido a Obriverca falida à Somague antes do Benfica dar a construção do estádio a esta empresa? Fala aí de como ele empolou os resultados da Hiperpneus até a vender, e depois falir a empresa que a comprou? Fala aí da falência ao Alverca SAD onde ele era sócio do Oliveira. Depois podemos falar das aldrabices que têm sido estes 14 anos de Vilarinho/Vieira, porque tenho muitos exemplos para dar...