06 junho 2006

A 'direita' em Portugal

Será seguro dizer que, em Portugal, as chamadas classes mais eruditas, que se identificam com os valores da ‘direita’, têm receio de o demonstrar?

Portugal é um país que virou à ‘esquerda’ no 25 de Abril e não fosse o 25 de Novembro, teria caído no comunismo. O próprio Henry Kissinger disse, na altura que Portugal seria uma espécie de Cuba, na Europa e que serviria de vacina para os outros países do Sul da Europa, nomeadamente Espanha e talvez Itália.

A Constituição portuguesa cai para a ‘esquerda’, o que dificulta, desde logo, a ‘direita’. Até aos dias de hoje, parece que ainda não houve um distanciamento suficiente do 25 de Abril e do peso que tem actualmente em quase todos os sectores da política, que permita que se critique abertamente a ‘esquerda’. Porque para se criticar a ‘esquerda’ é preciso ir buscar os valores da ‘direita’ e esses ainda estão muito ligados ainda ao salazarismo.

Para piorar a situação há o movimento de ‘extrema-direita’ que se está a desenvolver por toda a Europa e por Portugal também. E acho que é seguro dizer que aquilo que move a ‘extrema-direita’, não é o que move a ‘direita’. Para quem viu a reportagem que a RTP-1 apresentou, hoje dia 6 de Junho, sobre o P.N.R. e a extrema-direita em geral, em Portugal e na Europa, percebe que a sua grande motivação continua a ser aquela que Hitler proclama no Mein Kampf, ou seja a superioridade da raça branca (já não deve ser ariana), sobre as demais e, neste sentido, a evacuação daquelas da Europa.

É fácil perceber porque razão há uma grande relutância em relação à ‘direita’ em Portugal. A ligação fácil é sempre feita ao salazarismo, à extrema-direita, porque interessa à ‘esquerda’, que, no fundo, manda em Portugal.


Spiritualized - Do It All Again

6 comentários:

Anónimo disse...

"Será seguro dizer que, em Portugal, as chamadas classes mais eruditas, que se identificam com os valores da ‘direita’, têm receio de o demonstrar?"

Eis uma pergunta brilhante, sim senhor!

Anónimo disse...

So por curiosidade, quem são os distintos membros desta classe erudita?? Saramago?

Rui Rebelo Gamboa disse...

Meu caro Ezequiel, tem mais nessa pergunta do que isso.


Hey man, don´t be a stranger. já não vinhas cá há montes de tempo.

Anónimo disse...

Sim, acredito que sim. Apenas gostaria que me dissesses o que é, thats all. Estou curioso. Não conheço os eruditos da direita portugesa. (O Vasco P Valente?? O ???) Não vivo em Portugal desde os 17 anos, dont forget it!

Anónimo disse...

No worries mate. Eu ando sempre por aí. Às vezes não me apetece escrever, thats all!

Melhores cumprimentos,

Rui Rebelo Gamboa disse...

Agora não posso tratar desse assunto, pois exige disponibilidade e eu não tenho. Mas vou, tá descançado!