01 agosto 2007

Fred Thompson, o novo Reagan?

Ronald Reagan deixou grandes saudades entre os norte-americanos, não apenas do lado republicano, mas na maioria da população. Para tal terá contribuído a sua capacidade de comunicação, que lhe valeu inclusivamente o título de ‘O Grande Comunicador’. Aliás, Reagan era um comunicador tão assertivo que, numa ocasião, deixou o então Primeiro Ministro israelita Yitzhak Shamir com uma lágrima no olho, ao contar como a sua experiência no fim da II Guerra Mundial, quando libertou um campo de concentração. Veio a saber-se que Reagan passou todo o tempo da Grande Guerra em Hollywood...

Desde que Reagan deixou a presidência que os americanos – principalmente os republicanos - procuram um candidato que se assemelhe ao homem que tornou os EUA na única super-potência do mundo. E desta vez não é diferente, de entre os candidatos há um, que por já ter sido um actor de algum relevo em Hollywood, assume o papel do novo Reagan, seu nome é Fred Thompson. Mas receio que as semelhanças com o Reagan se fiquem pela representação, é que pelo que vi de Thompson, parece ter algumas incoerências no discurso, no entanto, e como a história recente comprova, isso não tem muita importância. Nas mais recentes sondagens Thompson surge com 27% das preferências entre os candidatos republicanos, atrás apenas de Giuliani com 28%.

Já agora, se pelo nome não vão lá, talvez este vídeo ajude.

2 comentários:

Pedro Lopes disse...

Realmente eu não ía lá pelo nome, mas bastaram as primeiras imagens para reconhecer o personagem.

Se até o Terminator chegou a Senador de uma Estado, no caso a Califórnia, a avaliar pelas sondagens (talvez encomendadas), podemos ter, novamente, "ficção" na Casa Brnaca.

E Reagam representava bem o papel de presidente dos EUA....

Rui Rebelo Gamboa disse...

E como se vê neste vídeo, ele até está bem habituado a fazer papéis de político, inclusivê de presidente, por isso já sabe quase tudo. Alías, chegou a fazer um papel de político corrupto. Está pronto, o homem!