28 agosto 2007

O outro lado de Kim Deal


No meu último post elogiei a banda The Breeders, por isso é apenas normal que lhes dedique uma playlist, tal e qual fiz com outras bandas.

The Breeders é a banda que a baixista dos Pixies criou, à margem do grupo de Black Francis. Essencialmente, as Breeders (o artigo definido é feminino porque esta banda é composta por mulheres, na sua maioria) espelham aquilo que Kim Deal queria fazer nos Pixies, mas que não podia. Na verdade, as Breeders começaram nos finais dos anos '70, quando Kim Deal e a sua irmã gémea Kelly Deal tocavam em bares no Ohio. Mas foi com a ascensão dos Pixies, que Kim revitalizou a banda, trazendo Tanya Donnely das Throwing Muses e através da editora 4AD. Há apenas 3 álbuns de originais, cada um melhor que o outro: Pod (1990), Last Splash (1993) e Title TK (2002), havendo, porém, outros EP's e um disco gravado ao vivo. Espera-se um novo álbum de originais em 2007.

5 comentários:

Anónimo disse...

Com que então as Breeders vão lançar um novo álbum.
Boa noticia.

Também falas aqui de outra banda (essencialmente) feminina, e creio que também com duas irmãs, as Throwing Muses, que também marcou a nossa juventude com um bom som.
São tantas, felizmente.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Sim, no site delas no Myspace (está aí a ligação) diz que sim.

Dizes que a Kristin Hersh e Tanya Donnely são irmãs? Não sabia.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Há muitos criticos que dizem que o último disco, o Title TK não é tão bom quanto os anteriores. Mas a comparação que fazem é sempre com o mega-hit Cannonball, por isso é que não gostam deste som que n~eo é tão comercial. Na playlist está a 1ª faixa deste último disco (está como breederstrack1), por mim é óptimo, tão bom como os outros, diferente nalguns aspectos, mas muito bom na mesma. Numa palavra: obrigatório!

Anónimo disse...

Sim, Rui, tenho quase a certeza que são meias-irmãs.

Vou dar um espreitadela.

Rui Rebelo Gamboa disse...

É verdade, sim senhor. Para conferir aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Tanya_Donelly

Se é que podemos confiar na Wikipédia ;) penso que neste caso não há problemas.