25 março 2008

Parte da Explicação do Fenómeno Obama



Hoje em dia, os candidatos gastam milhões nas campanhas eleitorais. Mas Obama, sem investir um tostão, conseguiu um vídeo que é o sonho de todos os Cunha e Vaz do Mundo. Se Obama chegar à Casa Branca, terá um dívida para com este tipo dos Black Eyed Peas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Esse "pagamento" de favores de quem chegar à Casa Branca é um factor importantissímo. Acredito que mrs.Clinton teria dívidas excessivas a pagar, favores de muitos anos, não só dela, mas do marido. Acredito que Obama terá uma liberdade muito maior. Além disso, os favores que deve, por ex, a Oprah Winfrey, serão com certeza cobrados sob a forma de penas mais pesadas para crimes sexuais (em especial contra crianças) e apoio para zonas socialmente desfavorecidas. Quanto a Will.I.Am, também não me parece que se vá alinhar por lobis económicos ou petrolíferos.
Cristina

Claudio Almeida disse...

Obama e Clinton nunca chegarão à Casa Branca. O Povo Americana nunca votaria numa mulher ou num negro! infelizmente ainda existe muito racismo e a complexidade da discriminação da mulher.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Cláudio,

Aquilo que, por exemplo, este vídeo está a conseguir é fazer com que um enorme número de eleitores, que tradicionalmente não votam e estão na abstenção, vão às urnas votar Obama. E Hillary tem a máquina eleitoral Clinton toda a seu dispor e não se pode subestimar isso. Não sei quem ganha, mas certo é que será outra vez um resultado muito próximo.

Cristina,

Sem dúvida que este Will I Am não vai alinhar nesse jogo, tanto é que Obama não pagou nada por este vídeo, porque se tivesse recorrido a uma agência ou algo assim, teria pago um balúrdio.

Quem chega a Presidente dos EUA já tem muitos favores a pagar, não há outra forma. O sistema funciona assim, é preciso reunir o apoio do maior número de grupos e de influências. O Bush, por exemplo, teve por trás de si, além de outros, o lobbi do petroleo, por isso é facilmente explicável a sua desastrosa presidência.