13 maio 2008

V Cimeira UE-ALC


É já esta semana (16 e 17 de Maio) que tem lugar em Lima a V Cimeira EU-ALC. Os dois principais assuntos em discussão serão: Pobreza, Desigualdade e Exclusão e Desenvolvimento Sustentado, Ambiente, Alterações Climáticas e Energia.

Antes e depois da Cimeira terão lugar uma série de eventos paralelos que também se revestem de grande importância. No dia 15 de Maio terá lugar a Reunião de Ministros dos Negócios Estrangeiros - onde participará a Comissária Ferrero-Waldner - e onde se espera que o tópico da coordenação entre as duas regiões no combate ao tráfico de droga seja debatido. No dia 17 de Maio terão lugar uma série de mini-cimeiras entre a UE e os países/regiões com quem temos Acordos de Associação (assinados ou em fase de negociação), Chile, México, CARIFORUM, Amèrica Central, Mercosur e Comunidade Andina, onde a UE será representada ao mais alto nível, ou seja pelo Presidente Barroso.

Esperamos que todo este processo tenha uma cobertura digna na Comunicação Social portuguesa. Não é uma Cimeira organizada pela Presidência portuguesa e nem tem lugar em Lisboa, mas é uma região do mundo que muito diz a Portugal.

Aqui entre nós, vejam e leiam tudo o que puderem sobre a Cimeira, sobretudo tenham uma atenção especial ao discurso de abertura do Presidente Barroso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Carissimo, ainda pensei que fosses ao Perú. ;)

Depois te tanto trabalho de bastidores, ficas agora de férias....mas em Bruxelas!

Será coincidência o nosso PM estar de visita à Venezuela?

Aquele continente (América do Sul) tem muito para dar, e podem ali surgir muitos projectos piloto a vários niveis. Isto porque se podem apoiar financeiramente certos projectos, mas impondo certas exigências. (por exemplo na vertente das energias alternativas)
.....mas sem posturas paternalistas e, muito menos, imposições imperialistas. Sempre numa base de cooperaçõa.

O combate á pobreza e exclusão social deve merecer também um granbde empenho por parte da UE, pois criando condições de desenvolvimentp sustentado nesses países, evitamos essa scondições de exclusão, e favorecemos uma mudança social geracional, indispensável, também, para que tenhamos um Mundo mais limpo e seguro.

...bem sei que muito deste esforça depende da aceitação por parte dos lideres desses países. E aí, é necessário um cuidado acrescido, não vá Chavez contaminar todo este processo (com o seu Marxismo de algibeira), quer pela manutençaõ do seu império petrolifero, quer pelo receio de perder o protagonismo e influência na região, que tem vindo a alcançar.

O caminho é longo e torduoso.....mas merece o esforço.

Vamos lá ver, então, que sons e imagens nos trazem desta cimeira, os OCS.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Penso que o PM está na América Latina, como a maioria dos líderes europeus, aproveitando o facto de no final da semana haver a Cimeira, visitar o maior número de países possível, com empresários.

Os problemas que vão afligindo aquela região, jogam quase sempre a favor dos petrodolares do Chávez, que resolvem problemas no imediato, mas sem qq perspectiva de futuro.

Felizmente, não fui para Lima, a verdade é que estou na base da hierarquia, sou "usado", para fazer o trabalho duro, pelos que escrevem os discursos. Os que ficam, esperam uns dias de facilidades, mas os emails já começam a chegar com pedidos de todo género. Nada que não se faça.