04 junho 2008

Index Liberdade Económica


O 2008 Index of Economic Freedom foi criado pelo Wall Street Journal e pela Heritage Foundation, para medir e escalonar a liberdade económica dos países do Mundo. O ponto de partida é a tese de Adam Smith (1723-1790) que diz "quando as Instituições protegem a liberdade dos indivíduos, maior prosperidade resultará para todos". Usando fontes estatísticas como o Banco Mundial, ou o FMI, o Index mede 10 diferentes níveis de liberdade económica em cada país, para depois atingir a lista final dos países mais livres economicamente.

No top 10 encontramos países como Irlanda, Austrália, EUA, Reino Unido, Chile ou Canadá. No fundo da tabela estão a Coreia do Norte, Cuba, Zimbabué e Líbia. Portugal está em 53º/157.

Mas em relação a Portugal há mais alguns dados que devem ser realçados. Em relação à dimensão do Estado, Portugal está muito longe da média, ou seja a máquina estatal portuguesa é enorme e o Estado está muito envolvido nas actividades económicas. Mas Portugal também está longe da média em termos de liberdade fiscal e liberdade laboral. No entanto, em termos de corrupção e direitos de propriedade, Portugal está acima da média.

Sem comentários: