18 agosto 2008

Portugal, Vanessa e os Olímpicos


Ao fim de uma semana e três dias de JO, Portugal lá conseguiu ganhar uma medalha, Vanessa Fernandes ficou em segundo na modalidade de Triatlo. Todos mostram-se extremamente contentes com esse resultado, o que não deixa de ser estranho uma vez que o normal para Vaenssa é vencer. A frase que mais ouvi hoje foi: "o segundo lugar já foi bom."

A actuação dos atletas portugueses tem sido um pouco mais do que lamentável, com classificações vergonhosas e, pior, desculpas ridículas. A razão para os maus resultados, segundo os próprios atletas, parece ser as fracas condições e os poucos apoios. A razão para as desculpas ridículas, ultrapassa-me

4 comentários:

Anónimo disse...

Rui
eu sou dos que acham que o 2º lugar até foi bom.
Digo-o porque vi a prova do principio ao fim. Não sei se viste, mas para quem nao viu tambem admito que saiba a pouco.
Seja como for é preciso nao esquecer que a Australia é uma potência no triatlo, modalidade com poucos anos em Portugal.
Tal como a Vanessa que so tem 22 anos.
Tenho esperança que ela ainda nos vai dar muitas medalhas.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Sim, também vi a prova toda.

O segundo lugar, para uma atleta como a Vanessa, acostumada a ganhar tudo, não serve e ela própria deveria, em meu entender, ter sido mais audaz nas declarações e expectativas que tinha antes da prova. Ela fez exactamente o que o Obikwelu devia ter feito, ou seja, não sendo um favorito, deveria ter sido mais cauteloso. A Vanessa deveria ter dito que ia para ganhar e colocar essa pressão em cima de si, poderia ter feito a diferença.

Fiat Lux disse...

Pois, mas com o Obikwelu foi o que se viu!?
A pressão que ele colocou (ou retirou) de cima de si, ao dizer que nao tinha medo de ninguem...deu em nada.
Aliás o Obikwelu portou-se muito mal ao dizer logo que ja nem ia aos 200 m.

Rui Rebelo Gamboa disse...

A diferença é que o Obikwelu não estava em condições para chegar às medalhas, nem tampouco à final, por isso deveria ter sido mais cauteloso nas suas declarações. A Vanessa, pelo contrário, estava em condições para ganhar e ela sim poderia e deveria ter posto essa pressão em cima de si. Erraram os dois, trocaram as declarações.

Aliás, não tenho bem a certeza, mas acho que ouvi alguém na TV (não foi a Vanessa) a dizer que ela não se deu bem com as condições da prova, não sei bem qual delas. Se foi assim, ela também entrou na onda das desculpas esfarrapadas.

A verdade é que a Vanessa foi-nos apresentada ao longo destes últimos tempos como a melhor atleta de triatlo do mundo, por isso nada menos que a medalha de ouro seria de esperar dela.