15 março 2009

And the winner (loser) is...

Não tenho o hábito de falar dos problemas do Benfica em público. E quando digo falar, significa que não quero revelar a não-benfiquistas os eventuais problemas ou fraquezas que uma instituição desta grandeza possa ter porque, sendo o clube uma paixão, não devemos descurar a ideia de que estamos em relação de força com os nossos adversários, os quais tentam sempre explorar as fraquezas do seu inimigo.

Porque nós, benfiquistas, somos adeptos do único clube verdadeiramente democrático em Portugal, onde todos os associados e adeptos podem opinar, sem o receio de sofrerem retaliações físicas numa qualquer esquina mais recôndita, compreendo perfeitamente a vontade de alguns expressarem publicamente o que lhes vai na alma, como fez muito acertivamente o meu amigo Rui Gamboa.


Por isso, sem falar de apitos dourados, frutas diversas, quinhentinhos, viagens ao Brasil, conselhos familiares ou matrimoniais nos últimos 25 anos... esta época o fracasso desportivo do SLB, em termos futebolísticos, tem causas internas e externas. As internas ficam para mim e para os demais benfiquistas discutirmos, em privado. Das externas (publico apenas as relacionadas com as arbitragens, por serem as mais mediaticas), exemplifico algumas, com recomendação especial para o jogo Benfica-Nacional:


Rio Ave- Benfica http://www.youtube.com/watch?v=BndylvxrvYE


Benfica-Porto http://www.youtube.com/watch?v=e2UybXHt7kw


Benfica-Sporting http://www.youtube.com/watch?v=q74V9kos7b0


Leixões-Benfica http://www.youtube.com/watch?v=U4oz-Gx7cZc


Benfica-Naval http://www.youtube.com/watch?v=9QL49pA_PvI


Guimarães-Benfica http://www.youtube.com/watch?v=mCAw6l0DlrU


Benfica-Setúbal http://www.youtube.com/watch?=85Ea6fwLd54&feature=related


Benfica-Nacional (na sequência do qual se produziu a mais hilariante explicação que já ouvi sobre a anulação de um golo)
http://www.youtube.com/watch?v=CgK81duwhFw


Belenenses-Benfica (sem link) – nota do árbitro 2,1 (foram vários os erros: todos contra o SLB). Foi a nota mais baixa dada a um árbitro.


Porto-Benfica http://www.youtube.com/watch?v=NKlOubCeXLo&feature=related


Benfica-Guimarães (sem link) mas com a apreciação do insuspeito O Jogo:
Arbitragem
Erro com influência
O assistente [...] permitiu que Roberto marcasse em fora-de-jogo, erro com influência directa no resultado que afecta a nota [...].


Isto é tudo, ou seja, as causas são apenas algumas arbitragens infelizes? Claro que não, mas que é significativo lá isso é! São muitos pontos, é um primeiro lugar que, hoje, é uma miragem, são os muitos milhões da Liga dos Campeões que se foram e... agora é que chegamos às causas internas, só discutíveis entre benfiquistas. Concedo apenas uma: o simpático senhor Enrique Flores não pode publicamente (pelo menos neste país futebolístico) criticar os jogadores do SLB e esquecer-se dos seus próprios erros.


Soluções externas imediatas:


1 - A meio da semana finda, um amigo perguntou-me se já sabia quais eram os árbitros que iriam apitar os jogos dos 3 grandes no fim-de-semana. Respondi-lhe que não, mas que isso não importava pois iria dizer-lhos imediatamente. E não é que acertei nos três exactamente para os jogos que cada um deles iria apitar! Se suspeito deles? Claro que não. Mas verifico que os critérios de nomeação são previsivelmente monolíticos. Por isso, para defesa do SLB e dos próprios árbitros portugueses (alguns dos quais são mesmo bons, incluindo os que cometeram erros grosseiros, como demonstram lá fora), sou de opinião que todos os jogos do SLB deveriam ser apitados por árbitros estrangeiros, preferencialmente ingleses porque são mais imunes a pressões externas.


2 - A demissão do inefável senhor Laurentino por inoperância total nas funções em que está investido (obviamente nada tem a ver com o facto de o SLB não ganhar campeonatos, mas antes com o não exercício das competências do Estado delegadas na FPF e por inerência na Liga). Assobia para o lado, relativamente a algumas situações em tinha a obrigação de intervir, e intervém onde deveria abster-se de o fazer, como no caso de alegado doping do jogador Nuno Assis, onde secundou aquele funcionário de testes chamado "António", lembram-se?!



Nota: caso não consigam visualizar algumas das imagens é porque uma tal Sportinveste anda legitimamente a solicitar a respectiva remoção da blogosfera. Se o faz só em relação ao SLB não sei, mas que algumas imagens já não estão disponíveis lá isso é verdade.


6 comentários:

Anónimo disse...

Sr. José Gonçalves,
Eu se fosse a si não tinha tanta a certeza do que diz ser um clube democrático. Ora, vejamos:
"Assembleia-Geral do Benfica marcada por ambiente exaltado e insultos a Vieira", in o Público de 30/10/2007.
Este é um dos muitos exemplos, que a minha memória não me permite lembrar, mas que também, se bem me lembro vários sócios ilustres foram proibidos de falar em AG's. É isto democracia?
Bem, quanto às soluções externas, devia dizer isso ao seu Presidente, pois não fui eu que no inicio de uma época desportiva disse que já tinha conseguido uma grande vitória que foi ter conseguido vingar os nomes para o conselho de arbitragem. Mentira?
Isso da mania da perseguição... Sr. José Gonçalves, sabe o que é Sportinveste? É a empresa responsável pelo site mobile "Benfica Mobile". E esta, hein? Acrescento que o FCP não é parte interessada na empresa, nem como accionista nem como cliente. Estamos entendidos?
Saudações

Rui Rebelo Gamboa disse...

Só consegui ver um par das ligações que puseste, parece que a sportinveste está mesmo a trabalhar bem.

No entanto, recordo-me bem dos casos em cada um dos jogos.

Geralmente, escrevo pouco sobre futebol e menos ainda sobre o Benfica. Quando o faço, é naqueles momentos imediatamente após os jogos, enquanto não estou com o total domínio das minhas capacidades intelectuais. Porque se espero, vejo que há mais e, sinceramente, não gosto nem quero elaborar sobre esse resto.

Caro Voto Branco,
Uma coisa é certa, a pintacostice foi a pior coisa que aconteceu ao futebol em Portugal. Os indícios, suspeitas e casos provados seriam mais que suficientes, para que, num país de verdade, o sistema pintacostice fosse definitivamente irradiado. Ao contrário da etiqueta do postal do Zé Gonçalves, o Porto é que já devia estar na II Divisão a fazer companhia ao Boavista.

Ninguém, no seu perfeito juízo e de boa-vontade, poderá dizer que não há aldrabice no futebol em Portugal.

Cheira tão mal que o melhor mesmo é não lhe tocar.

Anónimo disse...

Voto Branco, você acaba de dar um tiro no pé. Quando fala de assembleias gerais do SLB exaltadas e com insultos ao Presidente(pode falar no plural, porque no SLB acontece muito)só está a reforçar a ideia da democraticidade do SLB. Todos podem dizer aquilo que pensam ainda que alguns o façam mal educadamente. Exactamente ao contrário do seu clube, onde quem se atreve a tentar falar é logo rodeado de uns capangas prontos para lhe dar nas "fuças" (adoro estes termos nortenhos), não é senhor Pinto de Magalhães(coitado)? Como bem sabe aquilo de assembleia geral tem só o nome, é mais do tipo Chavez ou Fidela decidirem "democraticamente " em nome do povo.
Quanto aos árbitros, o autor do post falou em nomeções previsivelemnte monolíticas. Todos sabemos qu o senhor Pereira está ultrapassado pelo Sistema.
O autor também referiu que a Sportinveste agiu legitimamente ao mandar retirar alguns vídeos. no entanto, para ser criteriosamente imparcial, deveria mandar retirá-los a todos. Desta vez, Voto Branco, não o apoio na sua luta. Você entrou no SISTEMA. É, digamos assim, um VOTO NULO.

Anónimo disse...

Perguntas ao Sr. Rui e ao Sr. José:

Sr.Rui, por acaso os nomes Moretto, José Fonte e Estorial dizem-lhe alguma coisa?

Sr. José, quem é que permitiu a interferência de uma ditadura para que o um jogador vosso fosse para o estrangeiro comer camarões em vez de tremoços?

Sr. José, as eleições no FCP são forjadas ou impostas? Ou não se lembra que Manuel da Conceição Afonso teve mais de trinta anos à frente do SLB?

Sr.Rui, os título conquistados pelo SLB durante a ditadura foram todos "honestos" também? Felizmente que tenho o meu pai que me conta...

Sr. Rui, dê-me um caso julgado e transitado em julgado em que o Sr. Pinto da Costa foi condenado? Ou quer que também lhe lembre o conteúdo de alguns pneus de camião do Sr. LFV... pois já que falamos em suspeições!

Sr.José, afinal de contas quem é que assinou um contrato de exclusividade com a Sportinveste, se não está satisfeito pergunte ao LFV.Quanto ao FCP nada assinou com essa empresa, como tal não está sujeito às imposições deles. Certo?

Sr. José, a questão das viagens não é exactamente como conta, e olhe que sei do que estou a falar (e muito bem). Mas dou-lhe uma dica, a funcionária que emitiu as facturas foi demitida por justa causa e condenada em processo crime no qual também foi condenada.

Saudações.

Anónimo disse...

Para o ano o Benfica gasta mais uns quantos milhões "bem gastos" e quando perceberem que não vão ser campeões outra vez atiram a culpa aos árbitros. Todos têm razões de queixa! O que acho lamentável é tentar branquear a exibição do Benfica contra o Guimarães, então uma equipa que pode passar para primeiro joga daquela triste maneira ??? Ainda por cima estando empatados o treinador tira um avançado para por outro.... em casa "cheia"!!!! Moral da história, a culpa foi do fiscal de linha (nem é fora de jogo).

Anónimo disse...

Eh pá, a tempereratura por aqui está elevada.

Deve ser da febre..... :)