18 maio 2009

Momentos Confrangedores de um Fim de Semana Longo

- Atribuição dos prémios para “melhor” actor/actriz nos Globos d’Ouro na SIC, numa imitação ridícula da fórmula Óscares deste ano.
- Globos d’Ouro.
- Filmagens das celebrações das equipes de futebol dentro dos respectivos balneários. Haverá necessidade?
- José Eduardo Bettencourt, candidato à presidência do Sporting: “Paulo Bento forever”?!?
- José Veiga, à saída do Tribunal (pois claro): "Posso voltar daqui a seis meses ou daqui a uns anos (ao Benfica)."

18 comentários:

Pedro Lopes disse...

Caro Rui,

naquilo que me diz respeito - enquanto Sportinguista -, prefiro a continuação de Paulo Bento e uma gestão de redução da dívida do clube, sem alardes e contratações loucas, a um cemitério de treinadores (como apelidou o novo jorna I), como tem sido o teu Benfica. ;)

Rui Rebelo Gamboa disse...

o confrangedor nessa situação foi mesmo o "forever" ... não há uma palavra em português que exprima o que ele quis dizer?

Já a permanencia do Paulo Bento, com tranquilidade, lá seguirão na luta pelo primeiro dos útlimos nas próximas épocas. Por mim, prefiro ficar em 3º mas com a certeza que no futuro teremos mais um grande plantel e com um grande treinador. E essa do cemitério é engraçada, veja-se o Jupp Heinckes está a treinar o Bayern, o Koeman saiu do Benfica para o Valencia, o F. Santos faz carreira na Grécia, o Erikson começou a carreira no Benfica e dps foi o que se viu, o Camacho saiu do Benfica para o Real, o Trapatoni saiu do Benfica para o Estugarda e o prórprio Mourinho que começou a carreira no Benfica, não nos esqueçamos disso.

Já os treinadores do Sporting: bem o Peseiro que tinha uma carreia promissora, estava no Real Madrid, veio para o Sporting e acabou para o futebol na Europa, o mesmo passou-se com o Inácio e Manel Fernandes que está no Leiria atrás do Santa Clara. O Boloni tb era um treinador em ascenção aquando da vinda para Portugal, hoje arrasta-se em clubes de 2ª na França. Já para não falar do Octávio que dps do Sporting, acabou mesmo.

Portanto, eu não falo tanto em cemitério de treinadores, falo mais em fossa de treinadores, referindo-me evidentemente ao quarto de banho da 2ª circular.

Maria Brandão disse...

confrangedor foi a Bárbara não saber o q fazer às pernas, qd usou o vestido nº 3 :)

Pedro Lopes disse...

Rui, o Mourinho começou no Leiria....que está atrás do Santa Clara, mas que se "arrisca" a subir à 1ª Liga.

E já que referes todos os outros que não serviam ao Benfica mas que, pelos vistos, fazem "carreira" em grandes clubes Europeus; qual a razão de não servirem nem conseguirem nada com o Benfica?

A tua "defesa" vai mais de encontro aos argumentos de que, todos esses que passaram por Alvalade, sairam por não terem, de facto, qualidade. Embora o Pesseiro nos tenha levado à final da Taça UEFA, enquanto vocês - que lá estarão no próximo ano -, não conseguiram passar da fase seguinte à de grupos. E esta, hei!!

Deixa estar que a Casa de Banho da segunda Circular pró ano vai estar entre os melhores da Europa, enquanto no outro extremo desta via, só se poderá assistir a joguinhos de futebol da 2ª categoria da Europa. :)

Bem, isso para não falar que o orçamento do Benfica é o mais elevado do futebol português, e nem assim conseguiram fazer melhor. Algo está mal. O que será?

Se calhar é o "orelhas".!? Por isso já há quem tenha saudades do Veiga.

Sérgio Santos disse...

Constrangedora foi a figura do Luís Figo quando usava uma peruca azul e preta no momento em que é entrevistado por causa da conquista do campeonato italiano.

Quase tão mau como as imagens do balneário :)

Rui Rebelo Gamboa disse...

Caro Pedro,

Todos os teus comentários são tão válidos como a afirmação de que o Mourinho começou no Leiria.

O Mourinho começou a carreira como treinador principal no Sport Lisboa e Benfica, na época de 2000/2001, após ter estado no Barcelona como interprete, só depois passou ao Leiria e só depois passou ao Porto e o resto, isso si, deve ser conhecido.

;)

O Sporting, com todo o respeito que me merece, (longe de mim e da maioria dos benfiquistas fazer cânticos contra o Sporting, ou qq outra equipe de cariz regional, sem esta estar a jogar) nunca estará ao nível do Benfica. Poderá haver situações pontuais, como estar na final da "2ª categoria da Europa" e perder, mas a realidade da magnitude dos clubes não se mede por aí.

E já agora, já nem falando das Taças dos Campeões Europeus e Finais, o Benfica esteve há bem pouco tempo nos quartos de final da 1ª divisão, contra o Barcelona que veio a ganhar a competição. Entre uma final perdida na 2ª categoria e uns quartos de final, a escolha é óbvia (nem que seja pelo dinheiro).

Pelo lado do Sporting, bastaré dizer que esta época foi a que foram mais longe na liga dos campeões: ou seja a única vez que passaram a fase de grupos ... e mais valia que não tivessem passado, dada a humilhação que fizeram passar todo o futebol português.

Desiste, meu caro, estás a travar uma luta perdida à partida :D

Pedro Lopes disse...

Caro Rui,

assumo de bom grado o erro que me atribuís relativamente ao início de carreira do Mourinho, mas quanto ao resto mentenho o que escrevi.

Tu bem sabes que o meu clubismo não é doentio - tu, não poderás dizer o mesmo... ;)

Por isso posso ser levado a esta gralha do Mourinho, pois os meus comentários - salvo raras excepções -, são feitos recorrendo à minha memória.

E, por falar em memória, o teu Benfica não deve continuar a viver das memórias do passado. :)

Quanto ao repto de "desistir" desta "luta perdida", aceito o teu pedido, pois a minha memória não está direccionada para tricas clubisticas.

Um grande abraço meu Amigo.....Benfiquista

Rui Rebelo Gamboa disse...

Penso que já tiveste aqui demonstrações que o meu benfiquismo não é nem de perto nem de longe "doentio".

Mas fica registado a admissão da "derrota". Tal como o teu Sporting, é o que dá meterem-se com os grandes :D :D :D

Kik disse...

Ser tão grande e ficar 4 anos seguidos em terceiro ainda por cima cheios de promessas (ou melhor cenouras...), percebo perfeitamente a tua revolta!

Ainda por cima para o ano correm o sério risco de perder o "argumento" que utilizam sempre que as coisas correm mal, o de ser o clube português com mais títulos.

Deixa lá estar o Paulo Bento tranquilo com a nossa formação.

Sobre a Champions correu tudo mal mas deves ter visto o baile que o Bayern Munique levou em Camp Nou...

Rui Rebelo Gamboa disse...

K, (a vantagem de não dar o nome é essa, pois parece que me conhece e eu não o conheço a SI)

Sinceramente, custa-se contrapor os seus elaboradíssimos argumentos, mas, se usar uma técnica matemática, chegará à conclusão que a sua útlima frase não abona em nada a favor da sua causa. Eu explico: ora, se o Sporting leva 12, sublinho 12, do Bayern que, por sua vez leva 5 do Barcelona, a conclusão a que se chega é que o Sporting está a 17 golos do Barcelona. Difícil? Então, fiquemos pelos jogos entre Sporting e Barcelona na fase de grupos, foram 5 em casa e 3 fora.

Como vê, não tem absolutamente ponta por onde se pegue esse argumento.

Frequentemente, ouvimos frases tipo "o lugar do Boavista é na 1ª divisão", ora bem o lugar do Benfica é a competir entre os maiores da Europa é aí que se sente bem, é aí que vai ganhar a Liverpool ou joga de frente contra o Barcelona ou contra o Man U, ou contra o Inter (mesmo quando internamente, nos empurram para baixo. Já o lugar do Sporting é na Taça Uefa, é aí que chega a finais e é aí que encontra equipes suas semelhantes. No resto, há momentos (que até podem se frequentes) da ordem natural estar trocada, por motivos variados. Mas não invalida que a ordem em Portugal seja: 1º Benfica e 2os ex-aqueos Sporting e Porto.

O resto é conversa.

Toupeira Real disse...

Como um dia escreveu o vosso companheiro José Gonçalves e cito:
"...o seu objectivo (do Sporting) em cada campeonato é apenas vencer o Benfica, mesmo que desçam de divisão. "

Toupeira Real disse...

“No FC Porto a incompetência prejudicou-me, na Alemanha encontrei o meu espaço”, respondeu o brasileiro Diego ao PÚBLICO, depois de ter brilhado na Alemanha e de se transferir por 25 milhões para a Juventus. Então onde andam os bajuladores do Presidente sempre infalível? E o clube não é o supra sumo da exemplar gestao e descoberta de jogadores?

CAVP disse...

Ahahahahahah

Destas discussões já gosto...

Só faltam os tremoços (a cerveja não pq não gosto)

Epá, caro Pedro, você parece-me bom rapaz por tudo o que opina neste espaço...mas essa sua aversão ao Benfas e doença lagartinhosa é que o "deita a perder"

Lá no fundo lá no fundo você até é benfiquista desde pequenino...admita...

Quanto ao resto...SLB SLB SLB GLORIOSOOOO SLB GLORIOSO SLBBBBBBB

E mai nada :)

Anónimo disse...

Com as pernas não sei mas com as mamas da Bárbara sei muito bem o que fazia, cara maninha...

Kik disse...

Boas Rui,

Realmente conheço bem estes teus fervores benfiquistas (*).

Se os teus cálculos matemáticos fossem assim tão simples o Benfica estava a lutar para não descer de divisão, senão vê;
Trofense vs Benfica 2-0
Benfica vs Trofense 2-2
1 ponto conquistado ao último classificado, invejável!!

Sabes bem que isso não funciona assim, outro exemplo, levamos mais golos do Bayern do que os 8 do Barcelona, que pode ser o próximo campeão europeu, o que queria dizer é que há dias assim, infelizmente. O teu "grande" benfica levou num só jogo 5 do Olimpiacos, como vês não me parece que tenhamos razões para estar satisfeitos, em todo o caso prefiro os milhõezinhos que fomos ganhando até lá...

Nota: Só não apresento o nome porque quando fiz isso foi às pressas e ainda não voltei lá para acertar a configuração, em todo o caso aqui fica;
Francisco Cunha

Para o ano é que é! EHEHE

Rui Rebelo Gamboa disse...

sacaninha!

Rui Rebelo Gamboa disse...

Meu Caro Amigo Francisco (K, neste meio),

Há pouco não tive tempo para fazer uma resposta condigna. Escrevi aquilo que me veio à cabeça assim que vi que eras tu (a verdade é que devia ter percebido, pelo 'k' e pelo sportinguismo atroz) :D

Penso que há uma diferença importante que deve ser realçada nesta discussão. Eu penso que consigo admitir os erros do Benfica, sem qq tipo de preocupação, porque não tenho nenhum tipo de resposabilidade no que se passa. Penso, por isso, que o meu benfiquismo não pode ser considerado "doentio". Assim seria, se eu vos dissesse que o Benfica deveria ter sido campeão este ano ou que foi a equipe que melhor futebol jogou toda a época. (na verdade, tivemos uma dose estranha de bolas nos ferros). Mas não o digo. O Benfica ficou, justamente, em 3º lugar.

Acho que a discussão que podemos ter é sobre a capacidade de futuro que as nossas equipes terão. Porque, verdade seja dita, os anos passam, e o Porto lá vai consolidando a sua superioridade, seja por que razões for.

E nesse sentido, penso que não restam dúvidas que o Benfica tem as melhores condições para combater no futuro contras as melhores equipes do mundo. Tal como antes disse, o lugar do Benfica é na Liga dos Campeões. A receita que o Benfica gera e a receita que o Benfica poderia gerar, dada a massa de adeptos que tem, faz-me crer nesse cenário. É ainda mais crível, se tivermos em conta que desde a já mítica época do Toni (foi 92, ou 93?) que o Benfica só ganhou o campeonato do Trap.

Ou seja, se o Benfica iniciar uma dinâmica de vitórias, como o porto conseguiu, terá muitas mais possibilidades de poder lutar de igual na Europa.

Já o Sporting, que é um clube simpático (eu gosto do Sporting, a sério), não tem essa hipótese, mesmo com uma dinâmica de vitórias como a que o Porto conseguiu.

Como melhor do que eu sabes, o Sporting tem que produzir jogadores e vende-los para seguir tendo um orçamento que o permita andar na frente (e mesmo assim, tem o orçamento mais baixo dos 3).

Trata-se aqui da real dimensão dos clubes. Tão somente isso. O porto, conseguiu nas ultimas épocas passar o Sporting e chegar aos calcanhares do benfica, por via dessa dinâmica (para a qual muito contribuiu o factor árbitros). Mas, como se viu, foram precisos quase vinte anos de vitórias para se chegar aí e nem assim, passa o Benfica, mesmo que passe em número de títulos, não passa em dimensão.

Portanto, eu acredito que o Sporting terá o futuro que a sua dimensão lhe permite, ou seja lutar pelo primeiro dos últimos e, de vez em quanto, pregar uma partida aos outros.

Já o Benfica, mesmo perdendo, mesmo ficando em 3º, 4º, 3 outra vez, tem sempre capacidade para lutar pelos título todos em que está envolvido.

Para que conste, eu torço, de verdade, para que o Sporting ganhe os seus jogos ... europeus. Senti, não tanto como tu, certamente, os jogos contra o Bayern.

Agora não tens hipótese, tens que estar sempre presente aqui. Nem que seja só para falar de futebol ... mas de turismo também e do resto que quiseres.

Um Abraço!

Kik disse...

Boas Rui,

Não me custa admitir que os clubes têm dimensões diferentes, contudo, isso controí-se ou perde-se com o passar dos anos. Vê por exemplo a evolução que o Man Utd teve nos últimos 20 e tal anos.

Sigo o vosso blog há bastante tempo mas ainda não tinha participado, é para continuar.

Abraço