07 agosto 2009

Por Falar em Coisas Tristes


Para desanuviar de tanta asneira que faz a Altanticoline (vide desembarque em Santa Maria e abandono de passageiros na Praia), vamos falar de assuntos giros. O Sporting.

Sinceramente, não compreendo o que se passa nas cabeças daqueles dirigentes de Alvalade. Não compreendo porque razão ainda não anteviram que o plantel, da maneira que está, não vai dar para mais do que lutar pelo 3º lugar. O João Gobern disse que dá 51% de hipóteses ao Porto para ganhar o Campeonato, 49% ao Benfica, isto porque o Porto tem a vantagem de ser campeão e 0% ao Sporting. Por muito que me custe, tenho de concordar com as hipóteses do Sporting. Mesmo os melhores jogadores do plantel, Polga, Moutinho e Liedson, são jogadores normais comparando com os do Benfica e Porto. Era preciso contratar jogadores, mas apenas conseguiram o empréstimo do Hernandez e do Caicedo, que sendo bons jogadores, não servem, nem de perto nem de longe, às necessidades leoninas.

Acima de tudo, o problema reside na abordagem de contenção que o Sporting tem vindo a ter. Para o normal adepto é bom saber que o clube não gasta mais do que pode, mas o que lhe interessa é ver a equipe a jogar futebol e lutar pelos títulos. Depois há a questão treinador. Acho muito bem que se dê estabilidade e que não se ande a trocar de 6 em 6 meses. Mas o que se passa com Paulo Bento já ultrapassou todos os limites razoáveis. Ele não serve, é conflituoso com os jogadores e limitado tacticamente. O Sporting deveria ter trocado de treinador esta época e ido buscar 4 ou 5 reforços a sério.

E isto tudo desemboca, como é claro, no relvado. A eliminatória contra o Twente foi calamitosa. Passaram, ainda bem, mas para qualquer sportinguista que se preze deve ter sido uma tortura ver aqueles jogos e constatar como um clube da grandeza do Sporting tem de sofrer para passar por um clubezeco de 2ª da Holanda (diria que o Twente corresponde ao Marítimo em Portugal, ou seja não é daqueles que surge logo atrás dos grandes).

Segue-se a Fiorentina, que também não sendo ainda um clube da dimensão de um Sporting, tem claramente um poderio superior ao Twente. Adivinham-se tempos difíceis para os lados de Alvalade. Tal como no ano passado, o melhor, se calhar, era nem ter passado a eliminatória, pois cheira-me a humilhação à la Bayern. Sinceramente, espero que não, porque eu gosto do Sporting ... é um clube simpático.

5 comentários:

Kik disse...

E a festa continua...

Para mim e apesar de concordar com algumas das coisas que escreves parece-me mais um ataque do VÍRUS "grisalho vencedor" do que qualquer tipo de simpatia. Este ano, além dos péssimos jogos do Sporting contra o Twente, tenho assistido a uma outra coisa extraordinária, adeptos do Benfica a festejar golos de pré-época como se tivessem ganho o campeonato...em Alvalade ou no Dragão e na última jornada, hilariante.

Acho que vocês andam muito ansiosos, é falta de prudência partir do princípio que os que estão muito bem e muito mal agora estejam nestas mesmas posições no final, são mais de 9 meses de competição... a ver vamos, nós apesar de insatisfeitos, quem não ficaria, continuamos calmos.

Que venham os próximos!

Ah, é verdade, a foto até está simpática, "que paciência ver tanta festa em Agosto".

Rui Lucas disse...

Caro Rui, embora concorde com grande parte daquilo que escreves, acho que o teu post resulta da actividade preferida dos benfiquistas: cantar de galo.

O Benfica faz umas contratações sonantes e algumas exibições positivas e os adeptos já cantam vitória.

Na época passada também gastaram milhões a contratar "craques" e o resultado foi o que se viu.

A tua arrogância benfiquista fica bem patente quando escreves que Polga, Moutinho e Liedson "são jogadores normais comparando com os do Benfica e Porto"!

Enfim, daqui a alguns meses essa sobranceria desaparace.


Abraço,

Rui Rebelo Gamboa disse...

Meus caros, o assunto era o Sporting, o Benfica virá à baila, mais tarde ou mais cedo. Talvez já amanhã, quando mandarmos às urtigas os milaneses.

Rui, a questão não são as contratações que, efectivamente, acontecem todos os anos no Benfica. A questão é planeamento e este ano nota-se claramente que, a partir da entrada do JJ, as contratações não foram feitas para encher o olho, ao contrário da prática corrente passada, foram para colmatar falhas graves no plantel. A prova é que os jogadores que foram contratados antes do JJ irão sair. Sim, penso que o Benfica está muito forte este ano, ao contrário do que pensava na mesma altura no ano passado e, sim, estou muito confiante, mas acreditem não tem nada a ver com este post. Foi duro, até para mim, ver aqueles lamentáveis jogos contra o Twente. Como disse, nem a Fiorentina tem o estatuto do Sporting, mas a jogar daquela forma, vai ser um passeio italiano... Infelizmente, deverá ser isso que vai acontecer, tal como estive a "puxar" pelos simpáticos pacenses, também vou estar a "puxar" pelo Sporting.

Abraços

Unknown disse...

Rui, espero que mais uma vez não fiquem à nossa frente.

Estrunfe disse...

O leão tem uma característica que remonta à idade média. (Bons tempos)

A saber; primeiro deixa que as leoas façam a caçada, e depois aparece para comer.

Será preciso traduzir para o futebolês?