29 agosto 2009

Ralis de Asfalto em ... São Miguel


Na ilha de São Miguel há uma tradição de ralis de terra, que contrasta com a tradição de ralis de asfalto na ilha Terceira. Porém, qualquer amante das corridas motorizadas que percorra as estradas que unem as freguesias da ilha verde, seja pela costa Norte, seja pela costa Sul, não deixa de se perguntar porque razão não se realiza um evento (dos três por ano que a ilha de São Miguel recebe) no piso de asfalto.

As razões não podem passar pelos custos, pois como sabemos todas (ou quase todas) as principais equipas correm na Terceira, tendo as suas viaturas, portanto, preparadas para competir em ambos os pisos. A questão da tradição também não parece muito plausível, pois não se pretende acabar com os ralis de terra em São Miguel, muito menos se pretende que o SATA passe a ser em asfalto.

Sendo certo que os ralis em terra são mais espectaculares, porque o piso é escorregadio e leva os carros a entrarem nos bailados de balanço e contra-balanço de que tanto gostamos, a verdade é que os ralis em asfalto também têm a sua dose de atractividade, pela condução limpa de seguir as melhores trajectórias ao milímetro, que se exige aos pilotos.

Viaje-se da Ribeira Grande para Nordeste, da Vila Franca do Campo para as Furnas, da Relva às Sete Cidades (e tantos outros percursos) e confirma-se que temos mais do que boas condições para termos uma excelente prova em asfalto.

Se não for possível, pode-se sempre realizar umas rampas, como antigamente…

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo totalmente.

Trata-se de um rally diferente, de todos os pontos de vista (quer na preparação das máquinas, condução e de quem vê), e julgo que teria sucesso uma prova de asfalto, até porque, além das boas possibilidades para escolha de troços, como diz, os "aficionados" da modalidade raramente (ou mesmo nunca) têm oportunidade de assistir a uma prova do género.

Nuno Libório

Anónimo disse...

Até que enfim se lê algum post com tarelo na blogoesfera!

Antigamente os senhores do GDC, quando confrontados com a ideia de se organizar um rally em asfalto, defendiam-se com a falta de material por parte dos pilotos micaelenses para piso de asfalto. Hoje em dia esta questão já não se coloca, uma vez que já são muitos a irem à terceira e a Stª Maria. Passados estes anos todos o argumento agora é a falta de estradas em terra em São Miguel e ao transferir um dos dois rallys "pequenos" para asfalto seria, na visão deles, dar o braço a torcer a quem diz que o Sata caminha a passos largos para o asfalto mais dia menos dia. Nada mais utópico e que só pode vir da cabeça de quem se diz apaixonado por rallys mas na verdade masturba-se à conta do Ronaldo e do Pauleta.

O caro autor deste post comete uma falha grave ao referir várias zonas da ilha como palco para especiais em asfalto mas esquece-se da melhor de todas: a zona da Povoação e toda a sua bacia leiteira. Lá encontra variadíssimas estradas de acesso a pastagens com piso e traçado espectacular para a realização de um rally.

Agora os mais bairristas poderão comparar a possibilidade de rallys em asfalto em São Miguel às touradas recentemente realizadas por aqui!

Kik disse...

Excelente ideia!

Até podiam começar com um open a exemplo do que acontece no continente, depois é esperar pela receptividade dos pilotos e do público mas a acontecer penso que vai ter uma grande adesão.

Anónimo disse...

Puta que pariu!
Apenas três comentários pingados...
Se fosse para falar do ronaldo...