22 agosto 2009

Sporting, uma má fase


Assumo-me claramente como benfiquista. Quase consequentemente, desejo sempre que os nossos rivais não ganhem (nos jogos domésticos). É assim que as coisas são, todos os fins de semana, as equipes que jogam contra o Sporting e Porto ganham mais 6 milhões de adeptos e as equipes que jogam contra o Benfica ganham os outros 4 milhões.

Hoje, no entanto, não pude deixar de puxar pelo Sporting. Sem qualquer ponta de ironia digo que este Sporting é confrangedor, não fossem alguns jogadores e seria uma equipe vulgar do campeonato português. Confesso que é com alguma tristeza que constato esse facto. É com tristeza que vemos que a direcção não reforça o plantel, que vemos que o treinador é conflituoso e um péssimo gestor de recursos humanos. É com grande tristeza que vemos ano após ano os jogadores sempre sobre brasas, desalentados e desorientados em campo. Os segundos lugares conseguidos nos anos passados não reflectem, de modo algum, aquilo que se passa em campo. Estou certo que, mesmo ficando em terceiro, os benfiquistas estiveram mais felizes no passado que os sportinguistas.

Nem tudo é mau, no entanto. O Sporting tem um valor seguríssimo no centro da defesa (Carriço), tem reconhecidos valores no meio campo (Veloso, Moutinho, Vukcevic) e tem um dos melhores avançados a jogar em Portugal (Liedson). Além disso, tem jovens como Djaló e valores seguros como Matias e Izmailov. O Sporting ainda vai bem a tempo de mudar as coisas para esta época. Para tal deve aproveitar o facto da janela das transferências ainda estar aberta e fazer uma ou duas boas contratações. Mas, acima de tudo, o Sporing precisa mudar de treinador. Os exemplos de conflitos com jogadores são mais que muitos, demasiados para serem justificados com a etiqueta "treinador disciplinador". Além desse terrível facto, Paulo Bento é também um mau treinador tácticamente e não sabe moralizar os jogadores. Exemplo dessas duas circunstâncias foi a substituição de Matias Hernandéz. Por um lado, cortou por completo a construção de jogo a meio campo e por outro lado cortou o processo de moralização de um jogador que fez um excelente jogo contra Fiorentina e que estava a fazer um bom jogo contra o Braga. Retirando-o de campo, quando a equipe estava a perder, foi dar um sinal de desconfiança.

Recordo-me de há uns anos, o Benfica ter passado por uma fase idêntica, a fase em que a antiga Luz estava sempre vazia, a fase dos Michael Thomas e dos Graeme Souness. Por isso, espero que o Sporting esteja a passar só uma má fase. Para bem do futebolo português e para bem da saudável rivalidade que temos.

PS: O FCPorto devia descer de divisão e o Pinto da Costa devia ir para a prisão.

10 comentários:

Lempicka disse...

Um bom benfiquesta não mete a fojce em ceara alheira.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Mas um bom cidadão interessa-se e opina sobre aquilo que achar conveniente.

Há benfiquismo e há outra coisa qualquer. Eu sou benfiquista.

Anónimo disse...

É por isso que o benfica é o que é.
Com adeptos destes não podia ser diferente. Mas, que poder de análise! e que síntese! enfim, um tratado de isenção e bom gosto. É o retrato de um doente.Só faltou dizer que o benfica deveria jogar o campeonato apenas com as equipas a quem consegue ganhar e, já agora, que não saibam jogar à defesa.

João Cunha disse...

Enfim, o Benfica está com a estrelinha de campeão...

Jordão disse...

A frase do PS e do “FCPorto devia descer de divisão e o Pinto da Costa devia ir para a prisão” até compreendo porque isso ver os outros a ganhar tudo e mais alguma, em Portugal, na Europa e no Mundo deve ser fo**** pa Caraças mas agora essa do: “Estou certo que, mesmo ficando em terceiro, os benfiquistas estiveram mais felizes no passado que os sportinguistas” é que, por mais que tente não consigo entender. Será por terem ganho uma taçazinha, ainda por cima com penalti comprado, taça essa que o FCP não quis ganhar?

E com que dinheiro é que o Sporting podia-se reforçar? O dinheiro nos cor-de-rosa deve ser fêmea!

Kik disse...

E o espectáculo ainda agora começou, mesmo com os milhões todos ontem foi uma autêntica tristeza, contra dez estiveram à beira do KO por duas vezes mas lá conseguiram ganhar, estrelinha de campeão?? Estamos cá para ver os próximos jogos e no final um post aqui no máquina com foto do grisalho "vencedor".

Aconselho análise aos resultados do "bom" Braga de JJ quando jogou contra equipas que defenderam muito.

Kik disse...

Daqui a uns dias temos foto do "grisalho vencedor" e um pote de bananas... atrás da bola.

Aproxima-se Janeiro e quiça mais um gasto absurdo de milhões!

Enterrem isso de uma vez eheh

Pedro Lopes disse...

É isso Kik,

nós vamos passar a fase de grupos da Taça Europa, já o benfica creio que não bastará o jesus, será preciso apelar a Deus. ;)

A procissão ainda vai no adro.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Jordão, a felicidade não se mede com taças ganhas. Nem me lembrei dessa conquista, se queres que diga a verdade. Qualquer pessoa, que queria analisar esta questão de forma minimamente séria, tem que confirmar que o Pinto da Costa devia ir preso e o Porto descer de divisão.

Amigos Sportinguistas, para quê tanta amargura contra o Benfica? O Sporting está mal, muito mal, e isso é triste, muito triste. Ponto.

Vamos a ver se a saída do Gordemback vai dar para trazer algum jogador de jeito... Mas, como disse, o problema reside no problemático Paulo Bento, no Ideiafix, para usar as palavras de um sportinguista doente ;)

Rui Rebelo Gamboa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.