14 março 2010

A mulher e a Lei da Paridade


"Concordo, sem nenhuma reserva, com lei da paridade, já que a promoção da igualdade exige, quase sempre, que coloquemos o carro à frente dos bois."

Ainda que de autor identificado*, estas frases poderiam ter sido escritas por um qualquer outro/outra que esta semana escreveu sobre o Dia da Mulher. A substância da escrita e o efeito pretendido seriam similares: falar da discriminação da mulher, ontem, hoje e amanhã... porque sim!

Sou, sem quaisquer reservas, contra a Lei da Paridade porque a igualdade não se impõe por decisão do Estado.

A Lei da Paridade é uma lei machista, feita para apenas para agradar ao politicamente correcto, apaziguando, apenas, consciências mais pesadas.

A Lei da Paridade, como lei machista que é, foi feita para manter a discriminação da mulher.

A Lei da Paridade, em simultâneo com outras leis pretensamente destinadas a tratar como igual aquilo que é desigual, é, actualmente, uma aberração na democracia portuguesa.

A Lei da Paridade é um insulto para as mulheres, na exacta medida em que as torna num número, tal e qual como no Gulag soviético ou em Aushwitz.

A Lei da Paridade, ao estabelecer quotas, discrimina homens e mulheres, afastando a excelência.

A excelência existe nos homens e mulheres. Nomear um ser absolutamente incompetente para um qualquer cargo, em função do género ou quaisquer outras características particulares, que não caibam nas competências adequadas às funções a exercer, não é tornar as pessoas iguais: é, no mínimo, condescendência ou, mais grave, o regresso à selecção natural e, obviamente, criminoso.

Uma mulher competente é uma mulher competente, não depende de quotas e muito menos de cotas. Sobretudo, não as aceita.

Aliás, quotas pagam-se nos clubes, desportivos ou privados, e são sempre em dinheiro.



* O autor das frases, Paulo Mendes, escreveu uma excelente peça, apesar das discordâncias a separar-nos, e nada tem a ver com as conclusões que retiro sobre a Lei da Paridade, até porque, sendo urbano, apenas quis realçar aspectos que, na opinião dele, ainda são discriminatórios.

3 comentários:

Tiago R. disse...

Tem toda a razão.
Foi exactamente por isso que o PCP foi o único partido que votou contra a lei da paridade (até porque no nosso grupo parlamentar há muito tempo que tínhamos mais de um terço de mulheres...)

Amigo do Serrote disse...

Ò Gonçalves

Agora foi apanhado. Ou você virou comunista ou o Tiago iniciou a sua conversão à democracia. Vamos esperar pelos próximos capitulos.

Santanete...de barba rija disse...

O Paulo Mendes que puxe a carroça da igualdade....de preferência em cabo verde.

Cosnta que nos òscares tb este ano se deu inicio a uma lei da paridade. Doutro modo a senhora que ganhou o óscar de melhor realizadora não tinha levado para casa a estatueta.

tb parece que a Academia Suéca vai impor uma lei da Paridade, porque já são muitos homens a ganhar os prémio Nóbel.

Tb na PSP vai começar a lei da Paridade, os polícias do sexo masculino já são muitos.

Nos portos portugueses tb serão exigidas mais mulheres na estiva, em nome da igualdade.

Vão mas é à merda os que defendem a lei da paridade. As mulheres que se imponham por mérito próprio.

Em nome da igualdade deixam de fora homens mais capazes para as funções que as mulheres, só por serem mulheres, vão ocupar.