28 abril 2010

Esta é uma semana para ver o que vale um secretário de Estado do Desporto

Desportivamente, a semana começou bem para o Benfica: foi campeão europeu de futsal. Não vi o secretário de Estado do Desporto, no Pavilhão Atlântico, vá lá saber-se porquê (talvez distracção minha). Também não fez falta, mas gostaria de saber o que faria se o clube português fosse o do seu vizinho de fim-de-semana, no Gerês.

A mesma Federação à qual foi bem retirado o estatuto de utilidade pública (tardiamente, face à vergonhosa inacção aquando do Apito Dourado), perante a vitória europeia do Benfica, agiu tal e qual como em 1962 (a tal altura em que o Benfica, segundo os ignorantes, era favorecido por Salazar): obrigou a equipa que prestigia o país a jogar, sem descanso.

Para quem não se lembra, o Benfica foi, pela primeira vez, campeão europeu de futebol a 31 de Maio de 1961 e a Federação (benfiquista, claro!) marcou o jogo da Taça de Portugal, contra o Setúbal, para o dia 01 de Junho. Foi, assim, na época, com Salazar, esse grande benfiquista!!!, no poder, impedido o Glorioso de poder vencer todos os troféus em disputa.

Agora, o mesmo Benfica, campeão europeu de futsal, foi obrigado a jogar contra o Alpendorada, menos de 48 horas, após tal feito. Objectivo cumprido! Mas, aqui, ainda vamos a tempo de, apenas, com dedicação, suor e lágrimas, no pavilhão, impedirmos a noite do segredo.

Ao que parece, para a acéfala FPF, prestígio para o país não o traz quem ganha troféus apenas e só porque foram superiores aos adversários nos recintos desportivos. Dentro do campo, literalmente. Bajulação merecem outros…

O que pensa o secretário de Estado do Desporto de tudo isto? Naturalmente nada, porque ele não tem que se intrometer nos problemas do desporto. Ainda se fosse para apoiar o António…

No próximo domingo, o Benfica poderá ser campeão nacional de futebol, na cidade do Porto, onde assumir o benfiquismo é um acto de coragem. Em 2005, os benfiquistas do Porto foram perseguidos e agredidos por energúmenos, facilmente identificáveis pelas imagens e pelos cachecóis que empunhavam. A razão para serem agredidos?! Eram do Benfica e, num pais que se diz livre e democrático, queriam festejar em todas as ruas da cidade, Avenida dos Aliados, incluída, pois, pensavam eles (e eu) que também ela faria parte de Portugal. Pensávamos, porque nos esquecemos dos tais energúmenos e da complacência das autoridades policiais que, em vez de umas bordoadas, daquelas antigas, à moda de Fafe, sobre os ditos, decidiram pactuar tacitamente, em nome da prevenção e segurança (invocam sempre a segurança e a prevenção, nestes casos) com a ilegalidade.

O que fez o secretário de Estado do Desporto, na altura? Pois, exactamente, nada.

O que fará agora o secretário de Estado do Desporto junto do ministro da Administração Interna, para impedir que, novamente, os benfiquistas sejam incomodados pelos energúmenos, como já está a acontecer?! Presumo que o mesmo de sempre: nada. Ou melhor, lá estarão os diligentes agentes policiais na passiva atitude de segurança e prevenção a proteger os energúmenos dos pacíficos cidadãos em festa. Não seria melhor reservar o espaço para um comício de Elisa Ferreira, com distribuição gratuita de uma boa tripalhada? Sempre era uma desculpa, praticava-se a caridade e matava-se a fome a muita gente.

E já agora, já se interrogou o secretário de Estado do Desporto sobre o horário dos jogos para domingo? A quem aproveita tão tardia hora? Eis um segredo tão bem guardado como o negócio PT-TVI, embora tenha cá mais umas ideias não publicáveis.

Em suma, no pasa nada!

UAU!!! Já me esquecia!… Passa, passa, então!, relevante e prestigiante é a equipa do senhor Queiroz estar em terceiro lugar naquele ranking onde, paradoxalmente, a equipa que não joga vai subindo na classificação. UAU!!! UAU!!!

Já consideraram não jogar na África do Sul? Com sorte, eram campeões.

2 comentários:

Homem do Norte disse...

Parece que a PSP disse no telejornal que haverá protecção policial para os festejos « na Boavista e outros locais» sem falarem na avenida dos aliados.

Anónimo disse...

BENFICA é MERDA!!!