18 maio 2010

Portugal - Brasil

Partindo do princípio que ou Ricardo Costa, ou o Rolando (é-me igual) é que vão sair da Selecção, fiz este pequeno exercício de comparação entre os convocados do Brasil e de Portugal. As notas vão de 0 a 10 e são dadas segundo aquilo que acho que cada um desses jogadores vale actualmente. Evidentemente, está aberto a críticas.

- Julio César: 8.75 - Eduardo: 7.25
- Doni: 8.25 - Beto: 7.00
- Gomes: 8.25 - Daniel Fernandes: 7.00

- Maicon: 9.50 - Miguel: 8.25
- Daniel Alves: 9.50 - Paulo Ferreira: 7.75
- Michel Bastos: 8.75 - Duda: 7.50
- Gilberto: 8.50 - Fábio Coentrão: 8.75
- Lúcio: 8.75 - Ricardo Carvalho: 9.00
- Juan: 8.50 - Bruno Alves: 8.75
- Luisão: 9.00 - Rolando: 7.50
- Thiago Silva: 8.75 - José Castro: 7.75

- Gilberto Silva: 8.25 - Pepe: 8.75 (se o considerasse defesa dava 9.25)
- Felipe Mello: 8.75 - Miguel Veloso: 8.25
- Josué: 8.25 - Pedro Mendes: 8.25
- Kléberson: 8.00 - Raúl Meireles: 8.25
- Ramires: 8.75 - Tiago 8.50
- Elano: 8.50 - Deco: 9.00
- Kaká: 9.75 -Simão: 8.75
- Júlio Baptista: 8.75 - Nani: 8.75

- Nilmar: 8.50 - Cristiano Ronaldo: 10
- Luís Fabiano: 8.75 - Danny: 8.00
- Grafite: 8.25 - Liedson: 8.75
- Robinho: 8.75 - Hugo Almeida: 8.00

16 comentários:

socolari disse...

e os onzes desse jogo serão:

pt
eduardo
miguel
carvalho
alves
coentrão
pepe
tiago
deco
simão
ronaldo
liedson

br
julio cesar
maicon
luisao
lucio
gilberto
felipe mello
ramires
elano
kaka
robinho
luis fabiano

e a costa do marfim vai estar ja apurada, pelo que estas 2 equipes vao ter que jogar pelo 2º lugar.

José Gonçalves disse...

Caríssimo

Desconheço quais os teus critérios de comparação para a atribuição de notas, mas parece-me que há por aí sobrevalorizações de alguns jogadores, sobretudo portugueses. Se expuseres os critérios, poderá clarificar-se o assunto.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Os critérios são, como não podia deixar de ser, subjectivos. Aliás, a única forma objectiva que há para avaliar jogadores será através do valor de mercado que têm, pq de resto, é tudo subjectivo.

Jordão disse...

Amigo Rui tive a pensar porque é que juntaste as convocatórias de Portugal e Brasil. E cheguei à conclusão que assim ficas com a possibilidade de analisar três jogadores do benfica. Empatando assim com o FCP. Pois cada um faz as contas que quer. Bem sei que esse desinteresse pela selecção de todos nós advêm dai, só espero que não crucifiquem o Queiroz quando ele voltar. Se fosse o brasileiro que deu cabo do futuro da nossa equipa e que teve o apoio dos 6,1 milhões só porque deixou de fora o melhor guarda-redes da Europa de então as coisas seriam diferentes… Mas vamos ao que interessa:
Eduardo 7.25, só menos 1 ponto do que o Júlio César – o guarda-redes que arrisca-se a ganhar tudo este ano?! Tá bem tá?!
Paulo Ferreira – 7.75 essa é das minhas preferidas. Não te esqueças que estamos a falar do campeonato de mundo de futebol, não dos para-olimpicos e que jogadores de futebol de cadeiras de rodas ou de andarilhos não podem actuar. O mesmo se aplica ao Deco - 9.00??? Ramires 8.75??? ele é bom jogador mas está mais cansado de correr do que o Sócrates de mentir. Hugo Almeida 8.00 – estás a pensar nele como defesa central, não estás?! O Rolando que é tão certinho e muito bom central, no teu ponto de vista é o pior jogador português?! Vais dar-me razão quando ele sair do FCP e for para um clube a nadar em dinheiro. É sempre assim. O Deco não prestava no Porto, o Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, o Pepe, o Maniche, até o Mourinho. E depois o Rolando é só o titular no clube que, nos últimos 15 anos, só deu os melhores centrais do Mundo. Mas para ti até o José Castro é melhor do que ele.
Luisão 9 e Lúcio 8.75 acho que sim. O primeiro é mais lento do que o papa móbil a descer e o segundo é só, na actualidade o melhor central do Mundo.
O Fábio Coentrão está adoptado à posição – e só há muito pouco tempo, 8.75? melhor do que o Gilberto??? Uh não me parece. Raul Meireles, Simão, Tiago?! Uns estão a caminho da reforma, outros estão cansados e o outro nem a titular numa equipa que o FCP esmagou com 3 golitos em casa deles, é!
Com muita pena minha, mas essa selecção não vai muito longe. Só se a nuvem de cinzas voltar é que eles ficam mais tempo em África do Sul. Mas no entanto não deixo de apoiar o Queiroz, até porque ele não tem muito mais por onde escolher. O Scolari deixou-nos assim, com um grupo de trintões e sem futuro. Queiroz nisso é muito bom – formar jogadores e encontrar novos talentos – afinal ele é campeão do Mundo. E depois tenho esperanças que ele está a formar para depois o Mourinho moldar e assim sermos finalmente uma grande selecção.
Um abraço e que mesmo assim desejo que brindemos com muitos golos dos pupilos do Queiroz, até porque ele não está só – Maradona acho que fez uma convocatória muito pior.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Jordão, dá lá as tuas votações.

Cristiano Ronaldo disse...

Eu devia ter 12, e o coentrão devia ter 6, o Bruno Alves 9.5 porque ele deixou-me tatuado os pitoes na minha canela esquerda no ultimo jogo contra o Porto. Mas eu sei como Portugal vai Jogar:
Eduardo
Miguel
Bruno Alves
Ricarvalho
Pepe ou tiago
Depois temos:
Simão na esquerda
O nani na direita (com um penteado igual ao meu)
Deco a 10
Eu puxado ao centro sobre a esquerda e por vezes à direita
E o liedson na frente
O queirós já me disse que era assim

Rui Rebelo Gamboa disse...

Jordão, só uma coisa, o Lúcio o melhor central do mundo?!?!? Bem, e se o Luisão é lento, o Lúcio é super-lento.
E lá porque o Júlio César arrisca-se a ganhar tudo, tem que ter boa pontuação?!? Então, o Quaresma também se arrisca a ganhar tudo e se o for comparar ao Ronaldo, que não ganha nada este ano, não levaria mais que um 6.00.

E sobre o Rolando e as afirmações que fazes sobre o Ricardo Carvalho, Deco, etc. Estás novamente a clubitizar a questão, tal como fizeste com o julio césar, o Rolando é um jogadorzinho, vai sair para nadar em dinheiro?? Com asneiras como a que fez na final da taça, vai longe, vai.

Mas, agora a sério, Jordão, não querias dizer essa que o Lúcio é o melhor central da actualidade, pois não?

Dá lá as tuas votações. Tens que dar 10 ao Lúcio, não te esqueças.

Cristiano Ronaldo disse...

Esqueci-me de colocar o Duda na esquerda e o Coentrão na segunda parte para partir os rins ao pessoal

Jordão disse...

Eu ia ser muito injusto, por isso...

cá vai:


Considerando a escala de 0 a 10, em 5 é positivo, aqui tens a minha votação:

- Julio César: 9.0 - Eduardo: 7.25 – falta-lhe experiência mas faz defesas muito boas. Quando não vê filmes do Ricardo, antes dos jogos até faz uma boa partida.
- Doni: 7.25 - Beto: 7.00 – bom guarda redes mas falta-lhe ritmo e experiência
- Gomes: 7.25 - Daniel Fernandes: 5.00 – tem muito para dar mas ainda não provou nada

- Maicon: 9.50 - Miguel: 6.25 – se não houver bares e discos na zona, ele até é capaz de jogar bem
- Daniel Alves: 9.50 - Paulo Ferreira: 3.00 - só falta-lhe o andarilho
- Michel Bastos: 7.00 - Duda: 3.00 – do pior que já vi jogar
- Gilberto: 8.00 - Fábio Coentrão: 5.00 – falta experiência, na posição e como jogador – falta-lhe jogos internacionais – o mundial não é o campeonato português
- Lúcio: 9.50 - Ricardo Carvalho: 9.00 – já não tem muito velocidade mas o posicionamento permite-lhe fazer aqueles cortes impecáveis
- Juan: 6.50 - Bruno Alves: 8.00 – muito bom central, vamos lá ver se a chama que faltou em alguns jogos este ano volta no mundial
- Luisão: 8.00 - Rolando: 7.00 – tem muito para dar e joga pela certa
- Thiago Silva: 6.50 - José Castro: 5.00 - fraquinho

- Gilberto Silva: 7.50 - Pepe: 5.00 - está lesionado, é impossível jogar, de imediato como já jogou
- Felipe Mello: 7.50 - Miguel Veloso: 5.00 – não fez uma tão boa época como dizem por aí.
- Josué: 6.25 - Pedro Mendes: 5.00 – fim de carreira
- Kléberson: 6.00 - Raúl Meireles: 4.50 – está cansado
- Ramires: 6.50 - Tiago 4.50 – não jogou a época inteira
- Elano: 7.50 - Deco: 7.50 – fim de carreira, quase que não corre, mas a magia está lá
- Kaká: 9.00 -Simão: 6.00 – fim de carreira e não jogou nada a época toda mas ainda tem algo para dar.
- Júlio Baptista: 6.50 - Nani: 7.00 – se jogar para o colectivo, porque senão nem 5.00 levava
- Nilmar: 6.50 - Cristiano Ronaldo: 9.75 – se ele fizer 50% daquilo que faz no Real Madrid eu já fico contente
- Luís Fabiano: 7.00 - Danny: 7.00 – bom jogador, uma das boas surpresas
- Grafite: 6.50 - Liedson: 7.00 – está em baixo de forma mas ainda assim deixa muito em campo
- Robinho: 8.00 - Hugo Almeida: 4.50 - a diferença entre ele e o Postiga é a altura.

Jordão disse...

O Lúcio se não é o melhor está no top 3. Ele até pode não ter a velocidade de muitos mas a seu posicionamento é de mestre. Um pouco com o Ricardo Carvalho mas mais duro, dai os 0.50 a mais. O Lúcio joga num campeonato onde impera a táctica, tem milhares de minutos a defender contra os melhores avançados do Mundo – em Itália e no resto da Europa, o Luisão tem experiência de quê? Jogando em Portugal? O Liedson que é um avançado mediano faz o que quer com ele. Quer dizer em Portugal não faz pois o Luisão pode partir-lhe uma perna e no máximo leva amarelo. O David Luiz é muito melhor do que ele. Mas muito melhor. O Luisão é um jogador mediano, para ser simpático. Mas é a tal coisa, o seleccionador gosta dele.

Lá por o Rolando fazer uma asneira num jogo de final de época sem pica nenhuma, não presta?! Daqui a uns anos agente fala.

O Júlio César arrisca-se a ganhar tudo mas participando activamente. E de que maneira. Aquela defesa no jogo contra o Barca é do outro mundo, assim de repente, ao mesmo nível só a do Quim a um remate do Miguel Veloso e a do Baia num jogo da selecção contra a Áustria. O Quaresma a única coisa que fez foi aquecer o banco, enquanto tentava impingir algo a 5 eeros aos colegas.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Pois, mas a verdade é que disseste que o julio cesar deveria ter mais pq arriscava-se a ganhar tudo. Agora é activamente. Está bem. O Butt também arrisca-se a ganhar tudo e não é melhor guarda redes hoje do que era quando estava no Benfica, ou seja o facto de se arriscarem a ganharem tudo não vale nada.

Em relação às tuas pontuações, lá está o Paulo Ferreira jogou alguma coisa na equipe vencedora da taça e campeonato inglês. Na tua óptica isso tem que valer de alguma coisa. 3???

Depois há aí umas pontuações que eu não compeendo. Então o Felipe Mello foi votado o pior jogador de itália e merece-te 7.50? quando o ramires tem 6.50? E o Robinho achas que vale 8? Bem, eu dei-lhe 8, mas não dei 4 a ninguém, portanto esse teu 8 vale muito mais. O Robinho que não se aguenta nos campeontos com andamento, só sabe jogar no Brasil, ali sim, parados?? Dizes para o Coentrão que o campeonato portugues não é o mundial, e entao que dizer do brasileirão?!?

A diferença entre o hugo almeida e o postiga é a altura?? E o zero golos do postiga no tal campeonato portugues da porcaria contra os 7 do hugo almeida na alemanha?? Além disso, o hugo almeida tem caracteristicas unicas em portugal, o postiga, esse sim, daria no maximo 6.

E só em relação ao Lucio e ao Luisao. O Lucio não está, de todo, nos 3 melhores centrais do mundo. Bem, desde logo e para não irmos muito longe, o David Luiz, o Bruno Alves, o Ricardo Carvalho e o Pepe (a central) são melhores. Depois, há o Terry, háo Piqué, o Vidic, o DeMichelis, etc. O Lúcio está na linha de tantos outros centrais que há, é um bom central, como o Luisão, têm caracteristicas mt semelhantes.

Mas, isto foi como disse, a única forma objectiva que há para avaliar jogadores é o valor de mercado. Tirando isso, é tudo mt subjectivo.

Então e das 5 ao Pedro Mendes pq tá em fim de carreira??? E o Gilberto Silva??? E Kleberson??? O Pedro mendes tem 31 anos, o gilberto 33.

Jordão disse...

O Butt é melhor guarda redes hoje do que era quando estava no Benfica. O Robinho, Ronaldinho e outros inhos são jogadores explosivos, o Mundial é o palco preferido deles. Não jogam um cara… mas depois de um momento para o outro resolvem jogos com grandes jogadas.
O Hugo Almeida marcou sete golos, ou a bola bateu nele 7 vezes antes de entrar na baliza? Ainda assim 7 golos é uma boa marca, considerando uma época inteira…
O Quaresma já recebeu o mesmo prémio do que Felipe Mello e não perdeu as capacidades! Estão é um pouco escondidas.

A diferença entre Gilberto Silva, Kleberson e o Pedro Mendes é que os dois primeiros jogam na selecção que nunca falhou uma face final dos Mundiais, uma tal que já foi campeão 5 vezes.
Quanto ao Lúcio vou escrever algo que vai acabas com as discussões todas sobre esse assunto de todos – ele é o preferido do melhor treinador do Mundo. E contra fatos não há argumentos. Não há comparação entre a carreira do Luisão e do Lúcio. O Luisão é um bom central, em Portugal. O mesmo aconteceu muitas vezes ao Benfica – o Marcelo era um bom avançado – no Torriense, não no Benfica! Só mais um argumento. Lúcio comandou a muralha defensiva (curioso que ninguém chamou de autocarro) que aguentou o melhor ataque do mundo e agora sábado vai jogar a final do melhor campeonato do mundo – a Liga dos Campeões.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Eu, por acaso, chamei autocarro ao que o inter fez contra o barça.

Vamos por partes:

- O Butt é melhor gr hoje do que era há 2 anos?!? Como? Como é que isso é possível??? Quer dizer, ele já era um dos melhores gr's alemães antes de vir para o Benfica, só não jogava na selecção alemã, porque havia, nós sabemos quem, e que diabo, ele nos anos que esteve no Benfica ficou mau, antes era bom e dps voltou a ser bom. Tá certo.

- Pois, os mundiais são efectivamente os palcos preferidos dos robinhos e ronaldinhos, daí que o ronaldinho não tenha sido convocado. Faz todo o sentido, claro. A sério agora, o robinho faz-me lembrar o dominguez, faz que faz, mas não faz. É bom jogador, atenção, mas dares o valor que lhe deste dando a outros 4 e 3. Não faz mt sentido, hás-de convir.

- Essa então do Gilberto silva e do kleberson é genial. Então, se isso é assim como dizes, temos que depreender que todas as avaliações que fizeste aos brasileiros levaram, à partida um bónus talvez duns 2 valores. Apenas pq já foram campeões 5 vezes. Fantástico. Trocado por miudos é assim: o gilberto silva lá no panathinaikos valerá 5, mas pq tá na selecção vale 7.5, é isso? Pelo contrário, o Pedro Mendes vale só os 5 que lhe deste, não tem bónus. Isso significa, portanto e seguindo a tua lógica, que o kaka só vale na realidade 7.0 e está então ao nível do Danny de Portugal. Admite lá, Jordão, essa argumentação não faz grande sentido.

- E o Lúcio. Dizes que é o preferido do Mourinho?? Deixa-me cá ver... da mesma maneira que o Ibrahimivic também era o avançado preferido dele??? Que isto fique claro, o Inter não tem os jogadores que o Mourinho quer! Isso é certinho. Aliás, basta ver que o Sneijder, apesar de ser um excelente jogador, que teria, na minha opinião lugar no real madrid, tá emprestado. E nós sabemos o que isso significa, não sabemos? Significa restos. Não, o Lúcio é um central normal, ao nível, sim, do Luisão. O Inter está na segunda linha dos clubes europeus, atrás daqueles qeu têm mesmo todos os que querem. E sim, mesmo apesar de se arriscar a ganhar tudo. Estou certo que nem o costinha, nem o maniche, nem mesmo o deco, ou o alenitchev, ou o derlei eram os melhores do mundo nas suas posições na +epoca, mas eram as escolhas do melhor treinador do mundo. Era o que havia e muito fez ele. Da mesma foram, agora no Inter é o que há e muito faz ele.
Agora, dou de barato que não há comparação entre a carreira do Luisão e a do Lúcio. Mas isso vale o que vale. O que não faltam são jogadores que nunca ganharam títulos e que são de longe melhores que outros que os ganharam. Mas, té certo, ao menos já passou do melhor do mundo, para um dos 3 melhores, agora é só o tipo que joga pró mourinho.

- so para acabar, em relação ao hugo almeida, longe de mim querer defende-lo e dizer que é bom jogador. Mas, também há limites, comparar o hugo amleida ao postiga?!?! É que 7 golos, mesmo sendo poucos (e bem, ele tb jogou pouco e marcou alguns bons golos), sempre é melhor que ... ZERO!!! E, lá está, nem se compara jogar no sporting com jogar no bremen.

Jordão disse...

Estou a gostar, sim senhor!
- O Butt é melhor guarda redes hoje do que era há 3 anos, ou seja quando estava no Benfica porque ele agora joga mais regularmente (2745, só na Bundasliga) e num clube que está na final da Champions, fruto também da sua forma. Tudo bem que o Butt já tem 35 anos, quando estava no Benfica tinha 33 mas isso não quer dizer nada e depois os guarda-redes atingem o pico da carreira mais tarde do que os restantes jogadores.

- o Ronaldinho não foi convocado pela mesmo razão do Quim – opções – e o Queiroz não tem que justificar nada – ele é que cria a sua equipa e que assume as responsabilidades, de outra forma referendava-se a questão, enviávamos os escolhidos para África do Sul e depois se corre-se bem ficávamos todos felizes, senão ficávamos todos caladinhos pois a culpa seria nossa. Mas isso não invalida aquilo que eu disse. Nos mundiais não há espaço para muitas tácticas. Ou jogam como sempre jogam – ai está o segredo da Alemanha ou Itália, por exemplo, ou então têm desequilibradores – que por vezes não passam de uns brinca na areia mas que de um momento para o outro fazem grandes jogadas e fazem com que se ganhe jogos. Deixa-me adivinhar: se aquilo que o boletim publicitário do Benfica, a.k.a. a Bola escreveu há tempos - Ronaldinho vinha pro Benfica acontecesse, aí o Ronaldinho já valia 7 ou 8?!


- “Essa então do Gilberto silva e do kleberson é genial. Então, se isso é assim como dizes, temos que depreender que todas as avaliações que fizeste aos brasileiros levaram, à partida um bónus talvez duns 2 valores.” Claro – nisso não há duvidas. Jogar numa selecção que é 5 vezes campeã do Mundo só pode dar nisso. Vamos lá ver uma coisa, isso de ser 5 vezes campeão significa muito mais do que 5 taças. Significa que nos últimos anos, para não dizer desde sempre, o Brasil dominou o futebol mundial. Um país de 200 milhões onde 90% já nasce com um bola nos pés, chegar à selecção só pode significar que se é muito bom. Claro que há excepção – Luisão por exemplo. Mas aí entra a tal variável – opções do treinador. As escolinhas e academias não valem nada ao pé da rua – lá é que nascem os verdadeiros craques – Messi, Ronaldo e as selecções brasileiras nasceram todos lá. Depois amadurecem nas academias mas o importante, o genuíno já está lá.

- “O Inter está na segunda linha dos clubes europeus, atrás daqueles qeu têm mesmo todos os que querem” Sendo assim quem está nessa primeira linha? O Real Madrid e… o Real Madrid. Ninguém tem os jogadores todos que quer. Por diferentes razões: pressões de empresários, politica, publicidade… o dinheiro não é tudo. Mas por acaso o Mourinho tem quase todos o que quer – a diferença que ele não gosta muito de estrelas. Aliás, o futebol não gosta muito de estrelas – porque um conjunto de estrelas não forma uma equipa – como o Real Madrid já provou ao mundo, por duas vezes.
O Inter faz parte dessa primeira linha do futebol Europeu. Faz parte porque é um eterno candidato nos dois melhores campeonatos do Mundo – italiano e Champions.

O Costinha, o Maniche, o Deco, eram dos melhores do mundo nas suas posições na época mas isso eu não tenho a menor duvida – por aquilo que ganharam mas sobretudo por aquilo que jogavam – não te esqueças que foram eles (e não só) que levaram Portugal à final do Europeu. O Alenitchev e o Derlei nem tanto, mas os outros sim. E a prova está nos contratos que eles conseguiram depois.

Jordão disse...

O Lúcio não é um central normal, ao nível, do Luisão. O Luisão se tivesse ao mesmo nível do Lúcio não estava no Benfica. Essa é a realidade. Quem é bom não fica em Portugal – passa por Portugal. O Lucho ganhava no FCP 120.000€por mês, era o jogador mais bem pago do plantel, sabes quanto é que ele está a ganhar agora no Marseille? Mais de 300.000. Ele não escolheu ir para lá porque o campeonato francês é melhor do que o português, porque não o é, nem muito menos porque o Marseille é melhor do que o FCP, aí então é que não há qualquer duvida, aliás tanto o FCP como o Benfica são melhores do que qualquer equipa de França. Nem o Lyon nos seus tempos áureos. E para provar isso temos a história recente e menos recente. Quem tem valor tem mercado. Não são as cláusulas de rescisão que prendem os jogadores. Vê o que aconteceu ao Sporting – não deixou sair ninguém e agora aquilo é só casos e mais casos de indisciplina e afins. Nem é o “amor” ao clube. Jogadores como o grande Jorge Costa já não há. Ele disse que preferia ter partido uma perna do que ter ido para o Charlton. O Octávio Machado é que devida ter partido as duas pernas e muitos mais ossos. Até o Simão Sabrosa que era estrela no Benfica vendeu-se para ir para um clube mediano. E que só ganhou a liga Europa porque algum clube espanhol tinha que ganhar alguma coisa este ano na Europa.
E sim, continuo na minha: o Lúcio se não é o melhor central é dos melhores 3 na actualidade. Não me importava nada de ficar com ele no FCP, apesar dos seus 32 anos.

- O Postiga já marcou grandes golos, lembro-me por exemplo do penalti no europeu. Mas ele, o Hugo Almeida e o Nuno Gomes são todos uvas do mesmo cacho. Eternas promessas. Sempre com eternas desculpas. Um avançado tem que marcar golos – com o cu, com a mão, com a cabeça, não interessa. O que conta é empurrar a bola para lá da linha de baliza. O Jardel nisso é o expoente máximo. Esse trio maravilha português nunca aprendeu isso. Depois vêm as desculpas. Ainda não encontraram a posição ou o treinador não os põe a jogar onde eles querem. Não interessa. Se fossem bons não estavam no sítio onde estão.


Mas estou a gostar. Manda mais! Mas isso melhor com uns tremoços, combinados com uns amendoins e uma boémias. Mas estás à vontade.

Anónimo disse...

Vai ser uma cabazada de criar bixo.