07 novembro 2010

O descalabro do Benfica

Apesar da acção directa dos senhores apitadores nos resultados dos jogos em que intervieram Benfica e Porto nas primeiras jornadas, desestabilizando o primeiro e acalmando o segundo, e que contribuiu decisivamente para que a diferença de pontos estivesse onde estava antes do jogo, apesar do trabalho de casa eficazmente efectuado junto da subserviente comunicação social (já eram campeões à quarta jornada!), houve outros factores, estes internos, e um dos quais ainda ainda hoje repetido, que contribuiram igualmente para ajudar àquele bodo, que, por isso, já começa a ser esbatido, até desaparecer na penumbra do esquecimento.

Hoje, depois do descalabro, mas não por causa dele, posso referir publicamente dois desses factores que já tinha partilhado com alguns consócios:

1 - Não compreendo a política de contratações do Benfica, cuja via errante foi devidamente detectada antes do fim da época de transferências;
2 - Não compreendo as tácticas actuais do Mestre da Táctica, afastando-se do rigor da época passada, e cainda na absoluta previsibilidade, a que se somam variações posicionais de jogadores ou o seu afastamento de jogos que qualquer treinador de bancada facilmente detecta e repudia.

Finalmente, por ter manifestado educadamente algum incómodo, compreendo perfeitamente por que quer o capitão Nuno Gomes abandonar o clube no final desta época.

Sobre o Benfica desta época está tudo dito. Pelo menos, publicamente. E já é demais.

45 comentários:

Anónimo disse...

pode ter razão nuns pontos mas noutros só mesmo os do apito podem dizer !

foi mais um apito azul a beneficiar sempre mas sempre os do ladrão e só ver certas imagens !

Anónimo disse...

Os gajos com o compadrio da psp partiram os vidros do autocarro, agrediram o guarda redes com bolas de golfe, deram cacetada nos jogadores do benfas e agora o quie vai a Liga fazer? Interditar o estádio? ah, ah, ah, essa era boa. nada como é costume

Anónimo disse...

Há algumas perguntas, no entanto, que me atrevo a pôr, e peço desculpa pela impertinência:

Já alguma vez se imaginou a viver em qualquer ponto da invicta...

Já se imaginou como habitante de uma cidade rodeado de inimigos, em todas as suas fronteiras, e que a devastação e total mesmo com a policia por perto que só prende quem lhe apetece e quer.

Anónimo disse...

Que mau perder. É mesmo melhor que não diga mais nada publicamente.
Pergunto aqueles que pedem interdição do estádio do dragão, qual foi a sanção aplicada ao benfica quando MATARAM um adepto em pleno estádio?

Anónimo disse...

Não é "destabilizando" mas sim "desestabilizando". Saudações.

Anónimo disse...

" subserviente comunicação social". Esta á para mim a melhor do dia.Só pode ser para atirar areia aos olhos!!! Então quando directores de um prestigiado jornal desportivo almoçam com dirigentes de benfica e depois no dia da Aseembleia geral já saem na sua edição diária com as conclusões que supostamente seriam decididas e faladas à noite, isto é o que? No meu caso nem jornal a Bola ou Record, é que papel higiénico só compro do melhor.

Anónimo disse...

Srº José Gonçalves e mérito para o FCP, nem um pouquinho? É que foram 5-0 homem !!!

Anónimo disse...

O melhor papel higiénico é o Jogo e o Pato e a Rtp e a Rtp-N e a sportv e o Jn e o Dn....

José Gonçalves disse...

Isto de escrever sem efectuar a respectiva revisão, conduz, por vezes, a pequenos "pecadilhos" linguísticos. Mea culpa. Tem, pois, razão o anónimo das 02:18 horas e, por isso, o erro está corrigido, tal como a introdução da palavra "jogos", sem a qual a frase perdia algum sentido.

Aos demais, serve a frase de Ortega y Gasset "Eu sou eu e a minha circunstância", o que vale dizer que não é o jogo "per si" que explica muita coisa. Um jogo está para lá dos 90 minutos. Antes e depois e só por ingenuidade, em Portugal, com tudo o que a História nos tem mostrado,deixariamos de pensar desta forma.

Tibério Dinis disse...

José Gonçalves,
não gosto de comentar futebol, porque nunca se chega a conclusões e na maior parte das vezes o amor ao clubes torna as discussões bastante distantes de fundos de verdade.

Gostaria apenas de fazer referência à forma como inicia o post, fala de arbitragem e do inicio da época. Ora, o inicio da época aconteceu com o jogo da Super Taça com uma arbitragem bastante favorável ao Benfica, uma equipa que entrou no primeiro jogo da época como a equipa favorita - para a Super Taça e para o Campeonato.

Como no jogo da Super Taça, o Porto venceu, mesmo sendo prejudicado. Porque se ontem houve um prejudicado, foi o FCPorto.

José Gonçalves disse...

Caro Tibério

Se formos por aí, vamos conspirar. O jogo da supertaça foi a preparação para o campeonato. Aquilo que se viu (entradas ríspidas, algumas a roçar a violência e, diga-se, mútuas)devidamente permitido pelo árbitro mais não foi do que o "deixa andar" e "vamos lá denunciar, até porque ganhamos", porque o que interessa é condicionar para o campeonato. Serve como teoria da conspiração? Serve perfeitamente, face ao que se passou nas vergonhosas apitadelas contra o Benfica e, em simultâneo e duplamente, os benefícios ao FCP. Penalties a favor do SLB não marcados foram sete! Penalties contra o FCP marcados erradamente a favor e/ou não marcados contra foram cinco! Isto já não é conspiração. É só pegar nos vídeos dos jogos.
Gosto da teoria das "abitragens favoráveis". Prejudicam sempre o SLB. Ontem não vi qualquer prejuízo contra o FCP. Assisti sim, à agressão do guarda-redes do SLB e ao apedrejamento do autocarro do Benfica. Aliás, como é costume por aquelas bandas.

Aproveito para responder a um anónimo que terá insinuado que não sei o que é ser de outro clube vivendo no Porto. Sei e muito bem. Já lá vivi. Conheço a mordaça que os não portistas têm de usar.

E, caro Tibério, se bem reparaste nada no meu post fala do jogo de ontem, apenas dos respectivos condicionalismos. O jogo jogado foi o que foi, incluindo dualidade de critérios.

Um abraço e, como costumas dizer, antes de tudo, Haja Saúde

Tibério Dinis disse...

José Gonçalves,

não vou alongar a discussão, pelos motivos que referi logo no inicio do primeiro comentário.

Espero sim, que os adeptos das bolas de golfe sejam identificados e julgados, assim como o Porto deve pagar uma indemnização. Mas no futebol que envolve milhões, são apenas algumas centenas os valores das indemnizações.

Quanto ao jogo em si não percebi e parece que ninguém percebe a abordagem de Jesus ao jogo. O 11 não faz sentido. As declarações de Jesus não ajudaram nada, falou em Hulk e mais Hulk, parece que montou a sua equipa para travar um jogador do Porto.

Não gostei da atitude do árbitro, abordava os jogadores de peito cheio e junto ao nariz, lembro-me de o ter feito ao Carlos Martins e ao Varela.

Mas pronto é futebol.

Um abraço

Cabeça de Touro disse...

Neste fim de semana o maior dragão do Mundo - o Hu Jintao - esteve em Portugal e deu sorte aos drãgoes do norte, carago!

José Gonçalves disse...

Caro Tibério

Quem for intelectualmente sério, discute sobre qualquer assunto, vinculando-se às opiniões que emitir, sem qualquer receio de se sentir diminuido ou perturbado pelo tema. Pretendo eu dizer com isto que o futebol deve ser encarado com o mesmo rigor e paixão que as demais coisas que fazemos na vida. Cito, a título de exemplo, a política. Quem estiver por mero interesse egoistico na mesma, veste qualquer camisola, desde que ambas lhe sirvam em determinado momento. Se nela estivermos por convicção, designadamente por afinidade ideológica com aqueles a quem nos aliamos, então a razão e a paixão cruzam-se e não vejo por que não se hão-de chegar a conclusões, ainda que a discussão seja racionalmente apaixonada ou apaixonadamente racional, como quiseres. Em qualquer matéria, os factos e as ideias estão lá.
Por isso, não subscrevo a tua frase e, no que ao futebol em particular respeita, já tenho abordado aqui o assunto, enfatisando determinados factos para demonstrar a realidade nua e crua. E, crê, chegam-se efectivamente a conclusões e a verdades. O problema é que há seres com responsabilidades que fingem que é melhor fingir que são cegos. O que será o caso de quem tutela o desporto em Portugal. Eis uma conclusão, dentro do tema, que contraria a tua frase.

Sempre a considerar-te

Anónimo disse...

óia, voltó o Tiberíades... qué que andas a fazê rapazim?

Jorge Mota disse...

É por este «varre pa debaixo do tapete» q vão continuar a ser derrotados e pontualmente esmagados como ontem.

Nao falo de um só jogo, falo do talento «per se»(ou da ausência dele!)!

Essas contas dos penalties dão para rir!!

Anónimo disse...

Será que não consigo ler um artigo escrito por um benfiquista que dê o mérito ao FCP ? Então o SLB perdeu por 5 bujardas secas apenas por demérito? Talvez os verdadeiros culpados são os srs. Ricardos Costas que já não conseguem ajudar os seis milhões...

Anónimo disse...

os adeptos dos corruptos começam a movimentar-se

Jorge Mota disse...

No Domingo viu-se a «corrupção»!!

Esmagados/Cilindrados/Ridicularizados/Fuzilados/Arrasados!!

A nós Portistas,resta-nos aguardar por mais conquistas gloriosas a nível Mundial(como de resto tem acontecido amiúde),a vocês-ir garimpar para Angola!!

QUÃO GOLEADO SE PODE SER??!!

Anónimo disse...

Exigimos o Dr. Ricardo Costa já!!!!!!!!!!

Pica Miolos disse...

Dizem os comentadores que o Guimarães foi o único a roubar pontos aos 3 grandes. Enganam-se ao Benfica não foi o Guimarães foi o Olegário

eagle01 disse...

Muito bem. Parece que há anónimos que não entendem. Afinal tu falas de coisas que achas que estão mal neste Benfica, e logo te atacam com faltas de desportivismo, etc e tal. Falas - e bem - das arbitragens dos primeiros 4 jogos do campeonato, e logo te acusam de não quereres dar mérito a eles, os que beneficiaram desses erros por via indirecta e directa. Os adeptos do FCP, regra geral, seriam cómicos se tivessem graça. Mas pelo contrário, vão ditando as suas leis. Até nos jornais de Lisboa. Quem lê a BOLA fica enojado de tanto servilismo à causa azul e branca. À excepção da 1ª página, que funciona como "isco" para o otário comprar, nas interiores desde o grafismo, às cores, aos artigos de opinião, tudo tem de servir a causa azul e branca. O ano passado misturado com artigos que reconheciam a superior qualidade do futebol benfiquista, lá vinham pelo meio as "encomendas": as opiniões sobre túneis, as noticias dando conta do "castigo a Hulk" quando eles sabiam que Hulk esteve SUSPENSO PREVENTIVAMENTE, o que é bem diferente. Sobre arbitragens, como aliás desde há mais de 15 anos, só empolam os lances que interessam ao FCP. Os que interessam ao Benfica ou não são fotografados ou são rotulados de "duvidosos". E hoje supremo golpe na liberdade de opinião, vem o Quintela dizer que foi CENSURADO neste país que de Abril tem pouco. Porque aqui o Abril só funciona a favor do FCP. Quando a conversa não agrada a alguém do FCP, voltamos ao antes de Abril. Palhaçada de democracia.
Quanto ao jogo dizes bem, mas discordo das tuas conclusões. Perdemos, porque antes do jogo já saíamos que íamos perder, com aquela descoberta táctica que no fundo é uma repetição de Olimpiakos, SCP há 2 anos e Liverpool o ano passado. Perdemos por 5 porque o Luisão sofreu uma falta que não foi assinalada e no seguimento decidiu dar uma cotovelada ao Guarin (note-se que corrigido o erro, com recuo de Coentrão para a lateral e David Luiz para o meio, o FCP não criou oportunidades até à expulsão de Luisão). Agora não tapemos o sol com a peneira do desportivismo: o Benfica está a 10 pontos do FCP porque em 3 jogos os sr.ºs do apito nos roubaram 9 pontos. E se calhar, vendo bem, na Naval e em Vila do Conde ofereceram alguns ao FCP.
Termino com uma brincadeira dedicada aos teus amigos portistas. Nos dias seguintes li e ouvi que o FCP teve mais dificuldades com o Limianos do que com o Benfica. Pois bem,, o Mirandela ganhou 4-0 ao Limianos este fim de semana. Viva o Mirandela. Abraço Zé.

Jorge Mota disse...

«Perdemos por 5 porque o Luisão sofreu uma falta que não foi assinalada e no seguimento decidiu dar uma cotovelada ao Guarin»

AI Q EU NAO AGUENTO!!!!!!!WHAT??LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!ABSOLUTAMENTE RIDICULO!!

«vem o Quintela dizer que foi CENSURADO neste país que de Abril tem pouco»

SO DIZ MERDA TAMBEM..

«Perdemos, porque antes do jogo já saíamos que íamos perder»

AH OK!TA BEM ENTAO..

«"castigo a Hulk" quando eles sabiam que Hulk esteve SUSPENSO PREVENTIVAMENTE»

PREVENTIVAMENTE 6 MESES!!PATETICO!

«Os adeptos do FCP, regra geral, seriam cómicos se tivessem graça»

PELO MENOS NAO PAPO PUDIM DE RENNIE COMO O CAVALHEIRO

«Até nos jornais de Lisboa. Quem lê a BOLA fica enojado de tanto servilismo à causa azul e branca»

O SR PRECISA URGENTEMENTE DE SER INTERNADO NO JULIO DE MATOS

«Até nos jornais de Lisboa»

PARA CLUBE REGIONAL NAO ESTAMOS NADA MAL

«o Mirandela ganhou 4-0 ao Limianos este fim de semana. Viva o Mirandela»

POIS E..MAS VOCES COMERAM CINCO!!EU CONTO:UM DOIS TRES QUATRO CINCO!!LOGO MIRANDELA GANHAVA VOS 1-0!!KAKAKAKAKA

Cave um buraco bem fundo e esconda se la dentro meu bom amigo!!

5 L B

Anónimo disse...

SÓ POSSO ESTAR A LER COMENTÁRIOS DE IMBECIS, IDIOTAS OU DOENTES COM TRISSOMIA XI...QUE EXISTE! BANDO DE MACACOS MIMADOS. 5 PÁ BILHA, GRUNHOS!

Diana Maia disse...

Já todos sabemos que apesar de escondido por detrás de retóricas gastas e tentativas falhadas de ironia barata, é impossível exigir alguma clareza ao nosso autor da "crónica".
Acho que deve ser bom e até algo relaxante para os benfiquistas arranjarem alguns "factores" ou "limitações" para explicar o que vem acontecendo nesta época de ressaca do grande título da época transacta. Eu posso começar por apontar um dos mais visíveis problemas deste Benfica, a fanfarronice e a crença de que as camisolas e os símbolos ganham jogos. Também há que saber que o prestígio é algo que se conquista, mas que convém fazer algo para o manter...
Podemos falar de "casos" de "pontos roubados" de bla bla bla ... mas esse bla bla bla existe para ambos os lados e se fossemos olhar para a época passada não haveriam muitos factos a corroborar as "queixinhas" e a postura de mesquinhez que o grande benfica decidiu tomar este ano. Não venham agora com conversas de violência e vandalismo como se elas fossem exclusivas dos jogos no Dragão, ou já se esqueceram que a claque do benfica assassinou um adepto do clube adversário em frente à sua família? Que a camioneta do FCP já foi apedrejada violentamente e partida um sem fim de vezes em Lisboa? Deixem-se de cinismos e hipocrisias se faz favor que só vos fica mal e ainda vos dá mais ar de ridículo!
Aqui até sugerem que o Porto domina os media e o governo do nosso país, mas não foram os dirigentes do FCP que foram com um rancho de jornalistas ao Ministério da Administração Interna fazer cenas tristes, pedindo que o governo mobilizasse recursos para levar duas dúzias de palhaços de Lisboa ao Porto e de volta! Estamos em crise idiotas, se eu fosse ministro mandava-vos a vocês pagarem do vosso bolso, que o dinheiro dos contribuintes não é para pagar as alarvidades e manias de grandeza do clube da águia! Eu com certeza que me sinto enojada de ter pago por isso infelizmente!!!!
O que eu peço é que se deixem de tretas, compreendo a azia e a frustração por pensarem estar perto do início de um ciclo de vitórias mas ainda não foi desta. É preciso muito mais do que um presidente arrogante e um treinador fanfarrão. É preciso estrutura e estabilidade e confiança e humildade.
Infelizmente o “banho de bola” que levaram no domingo não lhes serviu para ganhar consciência e demonstrar alguma humildade, apenas para exaltar ainda mais a azia e a desculpa esfarrapada do costume e que já mete nojo … com todas as letras N-O-J-O.
A única humildade que eu senti foi a do discurso dos jogadores e do treinador da equipa vencedora. Assim fica bem explícito o estado das coisas … e mais não preciso de dizer, que já disse muito e no entanto podia dizer muito mais.

ragédia da Ponte das Barcas disse...

pois, pois XTINA e Mota, nós sabemos como actuam os mandantes do Porto. O teu arrozoado e o do Mota fazem parte da mesma cassete do Moreira e do escritor Tavares que o silêncio conivente do fruticultor anima.
Eu sei o que lá passei domingo.

Diana Maia disse...

Calculo que não tenha sido nem pior nem melhor que algumas das cenas que descrevi.
Se quiser faça como eu, para evitar confusões vou ao restaurante e vejo o jogo calmamente enquanto como e aproveito para celebrar livremente a "banhada" de futebol que o meu clube deu ao benfica. Quem não gostar que meta rolhas, como se diz no norte carago ;)

Anónimo disse...

LOL TANTA DOR DE CORNO!!

NAO VALEM NADA EH SO CHORADEIRA CHORA O RUI COSTA O JESUS OS ADPETOS E O VIEIRA!! LOOOOOOOOOOOOOL

FRAQUINHOS FRAQUINHOS

COITADINHOS SAO UMAS VITIMAS!! EH SO BABA E RANHO!!

Tragédia da Ponte das Barcas disse...

Xtina e Mota
Num percebo estes morcoes. Beem aqui insultar o pessoal pur falarem du Benfica. Azeiteiros, o homem criticou os lampioes e boçês beem flar da bit5ória. são mesmo burros e azeiteiros, bimbos!

Diana Maia disse...

Juro que gostaria de entender este último post, mas como nem sequer está escrito em português mas apesar disso conseguem perceber-se alguns insultos, acho que vou preferir ignora-lo que é o que merece...

Johnny disse...

Boa Noite a todos!!! Ora aqui está um BENFIQUISTA que não tem problemas nenhuns em reconhecer que a equipa do Futebol Corruptos do Porto este ano está em melhor forma que o meu SLB...
Quanto ao jogo em si.. sim o Porto foi mais forte... sim o Porto foi um justo vencedor, mas tambem não deixa de ser verdade que o Benfica se pos a jeito... e o Eagle01 tem toda a razao na analise que faz do jogo POS EXPULSAO DO LUISAO...
Quanto as arbitragens aos jogos do Benfica estou de total acordo com a analise de JOSE GONCALVES, e acho RIDICULO virem para aqui individuos falar do Ricardo Costa quando este se limitou a aplicar UMA LEI QUE FOI PROPOSTA PELO FCP e aceite por todos os clubes MENOS PELO BENFICA!!! LOLOLOL... - Nao Ok, eu admito é uma boa forma de evitar falar em FERNANDOS GOMES!!!
Mais nao digo...

Pica Miolos disse...

Boa Johnny

Os morcões nem percebem a língua que falam. Ainda se fosse fruta em frigorificos nas casas de alterne...

Diana Maia disse...

Caro "Pica miolos"

Eu, tal como todos os habitantes deste país falo Português!

Logo parace-me lógico não entender patavina do post da "tragédia das Barcas". Sugiro-lhe umas aulas com o "professor Ricardo" sobre a nobre arte da escrita correcta, pois é a única que entendo bem.
Quanto ao resto é tudo a mesmo já gasta e poeirenta "conversa de café" ... os benfiquistas entre eles falam mal do clube, queimam cartões e fazem trinta por uma linha, mas depois para o show-off gostam de andar sempre com as mesma conversas.
Depreendo que foi "a fruta nas casas de alterne" que deu ao FCPorto dois títulos de campeão mundial (ah pois vocês nem sabem o que isso é...).
Enxerguem-se ... e já agora parabéns, bela exibição frente a uma Naval atrevida e sem medos ;)

Pica Miolos disse...

XTina

A tragédia da Ponte das Barcas foi uma absoluta calamidade para a cidade e para o nosso país. Serve-lhe de exemplo, ainda que triste, para provar que a dita cidade vive historicamente numa falácia. Não é Invicta. Pelo contrário foi fácil e rapidamente arrasada pelos franceses. Nesse aspecto, o clube espelha a falácia. Ele próprio é uma falácia, incluindo a rábula da fundação. Custa ler isto? Paciência, mas é para perceberem que há portugueses que não caiem no engodo de dirigentes de qualquer coisa, apenas porque são dirigentes. E vocês endeusam uma criatura pouco recomendável e, mais importante, não precisavam disso. Querem grangear respeito? Dêem-se a essa tarefa hercúlea e vamos ver quantos corajosos resistem as hordas de hunos.

E para que conste não foram campeões mundiais. Ganharam a Taça Toyota. O Mundial de clubes, esse sim verdadeiro, começou a disputar-se no século XXI e vai para aí na 3 ou 4ª edição.
Essa atoarda é como se eu dissesse que o Benfica foi várias vezes campeão ibérico porque ganhou a Taça Coca-Cola ao Barcelona e ao Real Madrid, na década de 90. Ou ainda melhor, se não souber, o Benfica ganhou a Taça Latina em 1950. Na altura era o correspondente à Taça dos Campeões Europeus. Logo, o Benfica tem 3 Taças dos Campeões, certo?

De fruta, todos conhecemos as hiistória que são mais do que evidentes para merecerem mais do que a lembrança.
Saudações da verdade desportiva

Diana Maia disse...

Pica miolos ...
Acho triste estar a colocar em causa situações históricas que são irrevogáveis e em nada têm que ver com clubismos como o que levianamente demonstra nesta intervenção. O Futebol Clube do Porto nasceu em 1897, por mais que custe a muitos ter o FCP como clube grande com maior antiguidade. O facto de ter mudado de nome e de gestão após um período de inactividade não é motivo para estar a falsear uma data de fundação e génese.
E não me custa nada ler barbaridades, pois é apanágio de aziados e habituados a desculpas já gastas que escrevem o mesmo discurso vezes sem conta...
By the way, a Taça Toyota, que teima em desvalorizar comparando com taças da Coca-cola e afins, era apenas acessível ao CAMPEÃO EUROPEU e ao CAMPEÃO DA LIBERTADORES (que como sabe é a Champions da América Latina) ... logo parece-me que para ter acesso a esta “vulgaríssima taça” é preciso fazer alguma coisita mais do que embandeirar em arco e mandar "labercas", falando em bom português.
Comparar a taça latina com a champions é no mínimo ridículo, quanto mais não seja pela distância de quase 50 anos que separam as competições. Mas se quiser acreditar que essa taça, mais 2 taças dos campeões europeus fazem 3 títulos equivalentes, força, caia nessa "falácia". Ainda juntando o facto de que se formos a comparar à champions, a taça dos campeões europeus é uma competição quase às 3 tabelas e muito menos exigente devido à diferença de qualidade bem mais esbatida nas competições modernas (bem expresso em alguns resultados).
Senão vejamos: em 60/61 o Benfica disputou 5 jogos até atingir a final com o Barcelona; em 61/62 o Benfica disputou 4 jogos (!!!) apenas para atingir o almejado troféu jogando na final com o Real Madrid. Essa era a Taça dos Campeões Europeus, apenas em 1992 começou a competição como hoje a conhecemos, a Champions League.
O FCPorto, umas boas décadas mais tarde, em 86/87 e ainda no formato de taça dos campeões europeus disputou 5 jogos até à heróica final de Viena com o golo de calcanhar de Madjer, até hoje considerado um dos mais corajosos tentos para uma final de tamanha importância. Já (muito) mais recentemente, em 2004, o FCPorto foi campeão europeu derrotando adversários como Manchester United, Lyon, Deportivo de la Corunha e defrontou na final o Mónaco, que apesar de muita gente ter desdenhado por parecer um adversário inferior, derrotou Chelsea e (espantem-se e recordem-se!) o Real Madrid.

Diana Maia disse...

E meu caro Pica Miolos, pode ir ver em qualquer registo de palmarés existente, que nenhuma entidade credível lhe inclui a "fantástica" e já há muito extinta Taça Latina como título Europeu de referência ou sequer acumulável às taças dos campeões europeus.
E já agora, a Taça Toyota é o mesmo que a Taça Intercontinental e a correspondente à Taça mundial de clubes que surge após 2004, ano em que o FCPorto conquistou a última edição da Intercontinental. Pode ver estas informações no seguinte link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Intercontinental
E quanto à “fabulástica” Taça Latina, foi disputada em 2 jogos (nem 3 tabelas foram) por isso parece-me no mínimo ridicularizar uma competição como é a champions ao compara-la com uma taça quase comemorativa dos primórdios do futebol mundial, aliás foi considerada uma pré-história das competições da UEFA.
Não quero com isto tirar nenhum mérito à vitória que em muito deve ter orgulhado o futebol luso na época, mas por favor, daqui a bocado vocês para justificarem a vossa glória têm de recuar ao tempo do D. Afonso Henriques...
Venham falar da fruta vezes sem conta e venham armar-se em santos e inimputáveis. Enquanto isso o Porto vai vencendo e convencendo, em todas as frentes.
Aconselho o blog "BestOFFutebol" e o artigo "O Desnorte da Manada" (http://www.bestoffutebol.com/2010/09/o-desnorte-da-manada.html), pode lá ver e rever a santidade quase papal do seu presidente e das suas claques. Não esqueçamos que LFV também entrou para o caldeirão do "Apito Dourado" num processo apelidado de "Apito Vermelho" ... por isso falem daquilo que realmente sabem e não se esqueçam dos vossos telhados de vidro, ou de cristal acrescentaria.
Deve ser tremendamente difícil de engolir o facto de há já mais de 2 décadas o vosso domínio ter sido reduzido a cinzas, mas há que ter fair-play e saber perder. Vejo que o banho de humildade da semana passada não serviu de muito. Tenho dito.

P.S. Parabéns pela brilhante vitória sobre a Naval e também pelo golo do Nuno Gomes, totalmente merecido.

Casa de Alterne disse...

Carago, os gajos bibem numa cidade que nao é inbicta? Nom sabia...

Anónimo disse...

O FCP foi ganhou a liga dos campeões com mérito, eles para alem de uma Boa Equipa tinham aquele que é hoje o Melhor Treinador do mundo.... Independentemente dessas conquistas pelas quais ate fiquei orgulhoso enquanto Português... convém no entanto que não tenhamos memória curta, nesses 2 anos (UEFA/CHAMPIONS), para alem da boa equipa do Porto, Sporting e Benfica eram praticamente inexistentes... Outro factor que quero salientar é que ate nesses anos do Super Porto (como alguns dizem) houve N casos Dourados no campeonato português (por ex: a camisola que Mourinho rasgou ao Rui Jorge (SCP)e também cenas de 'Pancadaria' nos acessos aos Balneários(Túneis como vos dizeis)). Por mais que tenteis defender FCP (e argumentar com UEFA Champions, tuneis Etc), nada vai apagar a CORRUPCAO QUE PARA LA EXISTIU E AINDA EXISTE (Queixas-vos do RICARDO COSTA, mas conseguistes fazer com que ele saísse colocando la FERNANDO GOMES - os resultados já estão a vista).
Mais, nesse ano o FCP também beneficiou de o Manchester United ter sido o único grande adversário que vos surgiu pela frente....
Mas se já estais a pensar em contra-argumentar aquilo que estou a dizer, então falemos de um passado mais recente... O Jesualdo Ferreira Campeão 4 vezes pelo Porto foi para Espanha e a 5/6 jornada foi despedido... QuiQue flores pegou na equipa do Atlético de Madrid (a Meio da época passada) que estava em despromoção e levou-a a ganhar a Uefa, foi a final da taça de Espanha e ainda a recuperou na liga... Disse uma vez o Jesualdo: ''No Porto qualquer um ganha''.... e Olha que é vem verdade (Que é feito das mega estrelas Quaresma, Anderson,) (Estou para me rir quando sair o HULK)....

Anónimo disse...

E até o poderso Manchester foi roubado. Aliás é por isso que o Ferguson diz que o FCP compra títulos no supermercado. Ele sabe como doiem...

Diana Maia disse...

Este último post é absolutamente e inacreditavelmente aziado. Gostava de saber porque Benfica e Sporting era "inexistentes" nas épocas de ouro do FCP com Mourinho. Gostava também de saber porque "Mou" é hoje o melhor do Mundo. Deve ser por ter sido despedido após ter ganho um jogo ao FCP quando treinava o Benfica. Decerto que em nada tem a ver com o facto de ter fulminado a concorrência e ter ganho a nível nacional e internacional.
O Manchester foi o único adversário de peso? Deportivo que me recorde estava ao rubro em Espanha, Lyon era a mesma equipa forte em França e o Mónaco (se não estou em erro) foi campeão francês...tudo equipas que não prestam para nada.

Aposto que se vai rir imenso e até chorar de alegria quando o FCPorto vender o Hulk por 3 ou 4x mais o preço que o comprou e com isso encher os cofres do clube!!!
E já para não falar do "estranho" fenómeno de que jogadores que no Benfica e Sporting não rendem nada e no FCP relançam carreiras ... nem dou exemplos se não estávamos aqui a noite toda. E também se verifica o contrário, jogadores que saem do FCP e vão para outras equipas onde não rendem nem metade do seu valor...

Aconselho também ao senhor ou senhora Anónimo a consulta do blog "BestOFFutebol" ... pode ser que lhe abra um bocadinho os horizontes...

Anónimo disse...

Sr Gonçalves, para uma equipa arrogante e prepotente como nos habituamos a ver no rosto do adepto lampião, custa levar 5 sêcas, ainda por cima, não jogando nada, ainda por cima com o investimento que fizeram... vá lá que já não lhe chamam dream team, pois isso fez rir muita gente durante muito tempo.
os da fruta é qeu fazem bem, enchem o papo e ficam a arrotar...
Savrega

Pica Miolos disse...

Xtina

A sua cegueira é tanta que até desconhece a história e as estórias da bola.
O que tem Mourinho a ver com isto? Começou no SLB e foi despedido depois de ganhar à vossa filial da 2ª Circular
A ignorância é tanta que consegue nem saber os clubes eliminados pelo F. Corruptos . Cresça e apareça com factos correctos porque teorias temos todos nós, incluindo sobre ESCUTAS

XTina disse...

Sr. Pica miolos

Só o aconselho a ler o blog que tenho andado aqui a anunciar (BestOfFutebol - o desnorte da manada).
Pode muito bem continuar com o discurso sobre cegueira, quando aqui o principal cego é o senhor e os benfiquistas cheios de mania e convencidos que a "História" antiga dá títulos em vez do trabalho e da humildade.

Talvez tenha sido por isso que hoje o Benfica tristemente perdeu por 3 a 0 com o Hapoel de Telavive, uma equipa a anos luz da qualidade lusitana.
Que desculpa pode dar à manada senhor pica miolos? é que aqui o argumentos "escutas", "corrupção", "fruta", "Pinto da Costa" já não se aplicam.... então? como vai ser?

Cresçam e apareçam todos vocês os que se continuam a remeter para o comportamento de manada cega e permanentemente aziada e descontente com as vitórias dos outros!

Anónimo disse...

Cara Xtina...
lamento julga-la mas parece-me que voce é uma pessoa cegamente fanática pelo seu Porto e como tal... não adianta, normalmente o cego é aquele que não quer ver...
No futebol tal como actualmente em todo o país nao existem anjinhos, e o Benfica não é excepcao, no entanto ignorar o aquilo que o FCP foi e é (apesar de menos), é pura e simplesmente dar um ''tiro na cabeca''... Quanto ao tao Aclamado site que divulga, deixe-me dizer-lhe que talvez fosse melhor procurar um pouco mais, o conteudo antibenfiquista desse site é tao ou mais engracado que o proprio Jose castelo Branco e eu poder-lhe-ia indicar 1s 20 Blogs, onde a RETÓRICA não é elevada a esse ponto de mediocridade....
O mais engracado disto tudo é o PORTO:(atraves SITES (afirmando-se imparciais), COLUNISTAS de Jornais, Directores de estacões (TVI, e SPORTTV as mais flagrantes) e ate na radio veja-se bem (coitado do benfiquista que tem de ouvir um relato na TSF) fazerem tudo mas tudo para passar a imagem que o problema do BENFICA é o PRESIDENTE, ele sim o verdadeiro e maior corrupto... etc etc... Sendo eu um dos socios que votou contra LUIS FILIPE VIEIRA nas ultimas eleicoes... digo-lhe que é ironico todas estas manobras, quando toda a gente sabe que LFV era o maior aprendiz do Pinto da costa) Mas que lol tao grande...

Diana Maia (XTina) disse...

Caro Anónimo, uma vez que não se identifica:

Lamento que me julgue, pois está redondamente enganado de fanática tenho pouco, porque quem ganha milhares de euros ao final do mês são os jogadores e dirigentes e não eu...
Na esperança de que tenha lido com a mínima atenção o meu post, em nenhuma altura "ignoro" o que quer que seja, até porque não posso deliberar ou ter opinião formada sobre situações não provadas e factos inconsistentes. Já sei que vai falar-me das tão malogradas escutas, mas isso eu deixo para as autoridades competentes avaliarem uma vez que nem eu nem ninguém externo ao processo sabe dos reais contornos e dimensão de todo o processo.
Só lhe devo dizer que o que me chateia é a lenga lenga de sempre ... as desculpas de sempre... o desmerecimento de sempre. Só na Europa e no Mundo é que o Futebol Clube do Porto é respeitado e é reconhecido pelo seu sucesso e pela sua qualidade, porque cá dentro existem sempre detractores que por mais evidentes, esmagadoras e irrefutáveis que sejam as vitórias, estão sempre prontos para debitar falsos moralismos e a tecer os mesmo comentários deprimentes.
Enquanto o Benfica não assumir que terá de encontrar uma resolução interna para fazer o clube voltar às glórias de tempos muito idos, continuará a lutar contra moinhos de vento, qual D. Quixote melancólico e nostálgico,culpando tudo e todos pelas suas desventuras ...

Quanto ao site que "aclamei" devo sugerir-lhe uma leitura mais aproximada e profunda, uma vez que este blog tem espaços de opinião salutares e democráticos onde pessoas de todos os clubes podem deixar a sua opinião e trocar pontos de vista. Aliás recentemente iniciaram uma coluna escrita por um benfiquista. Mas depreendo que não goste de ler blogs em que os autores ainda se preocupem em apresentar factos ao invés de "vomitarem" asneiras e facciosismos gratuitamente e sem sequer admitirem qualquer intervenção contrária!

Para quem fala de retórica medíocre e até de José Castelo Branco, devo dizer-lhe que o nível desse blog está anos-luz acima (Luz, ironia!) de blogs anti tripas e afins, onde apenas me surgem uma ou duas palavras para os descrever ... nojentos e medíocres, tal é o nível de baixeza e de falta de democracia. E acredite que nem um comentário meu entra num desses seus queridos blogs, são logo censurados ou nem sequer aceites, não vá a manada cega ficar confusa se ler outras opiniões diferentes!

Saia da manada e dê uma segunda oportunidade ao BestOfFutebol que é capaz de encontrar por lá coisas interessantes e ligadas ao seu clube.
Bem haja!