07 fevereiro 2011

A Remuneração Discriminatória

A remuneração compensatória para os funcionários públicos Açorianos, que ganham entre os 1500 e 2000 euros foi uma medida altamente injusta e irresponsável, que tem o cunho pessoal de Carlos César.

É uma quebra no compromisso de solidariedade nacional que regula a relação entre os Açores e o continente, que poderá ter efeitos negativos, no que toca as transferências do Orçamento de Estado para a Região no futuro.

Mas, essencialmente, a remuneração compensatória é um ultraje para a esmagadora maioria dos Açorianos, que só em sonhos, aufere entre 1500 e 2000 euros por mês. Carlos César alega que esta é uma questão de Autonomia. Que temos a capacidade de gerir os nossos meios como entendemos . Ainda bem que assim é, ainda bem que temos o poder para gerir o nosso dinheiro público. Mas a questão que se levanta então é porquê não atribuir essa verba a outros sectores que ganham muito menos? Se é verdade que os cortes salariais só começam a partir dos tais 1500 euros, não deixa de ser também verdade que os que ganham menos, ou seja a larguíssima maioria dos Açorianos, estão também com maiores dificuldades no começo deste ano de 2011, devido ao aumento de quase todos os bens de consumo, com os combustíveis logo à cabeça, com 3 aumentos só no mês de Janeiro. A leitura só pode ser uma: a remuneração compensatória vai direitinha para os quadros médios-altos da Administração do Governo regional, as chefias do Governo de César.

Confrontado com o descontentamento de toda a população açoriana, excepto claro as suas chefias que ganham os tais 1500 a 2000 euros, Carlos César tratou de minimizar os danos políticos, contra-atacando os seus adversários. E é aqui que se vê a verdadeira natureza do Presidente do Governo Regional. Porque, na verdade, a sua principal preocupação deveria ser a de tratar todos os Açorianos por igual. Deveria ser a de colocar todas as disputas partidárias de parte, em nome do superior interesse dos Açores. Mas não. Perante a discriminação que a remuneração compensatória implicou entre os Açorianos, César, em vez de tentar solucionar o problema, agravou-o, pois o seu principal objectivo foi atingir os seus adversários políticos. A veia trauliteira de César levou-lhe a melhor novamente.

Ao alargar a remuneração às Autarquias, com o requinte destas poderem escolher se a implementam ou não, o consórcio parlamentar encabeçado pelo PP, mas com o alto patrocínio do PS, está a tentar deixar os autarcas sociais-democratas numa posição desconfortável. Isto é admissível para o Partido que sustenta o Governo regional? Andar a brincar com os dinheiros públicos, a incentivar discriminações, apenas e só para atingir os seus adversários políticos? É uma atitude gravíssima, que diz muito do tipo de políticos que temos e que explica em muito o enorme buraco em que se encontra a Região. Políticos que têm como prioridade atingir os adversários políticos e não a defesa das suas populações, não nos servem.

Este truque político tem a mão escondida de Carlos César e mais não é que uma tentativa primária de dividir para reinar, porque incentiva claramente a discriminação negativa entre os Açorianos. E pior é que é tão simplista que nem terá o resultado político que se esperava. A Presidente da Câmara de Ponta Delgada e líder do PSD já veio dizer que a questão da escolha, por parte das autarquias, nem se coloca, porque depois de aprovadas e promulgadas, as leis são para se cumprir, concorde-se ou não com elas. O tempo e lugar para discordar já passou. Foi na Assembleia Legislativa Regional, onde o PSD, aliás, apresentou uma alternativa bem mais justa. Nada mais simples.

A questão prende-se agora com a capacidade financeira das autarquias Açorianas para implementarem a remuneração compensatória. Pois, a maioria das Câmaras dos Açores vivem com enorme garrote económico decretado, exactamente, pelo directório de César e Sócrates. Com 2012 a aproximar-se, a tendência será dos ataques políticos serem cada vez piores. O problema é que quem paga, em última análise, são sempre as pessoas.

Infelizmente.

16 comentários:

Estes andam desactualizados! disse...

A Berta Cabral disse que vai pagar.

EhEhEhEhEhEhEhEhEh!!!!

E esta, hei! disse...

Se Berta cabral não concorda com esta medida, e se pode escolher se paga ou não, porque escolheu pagar aos seus funcionários essa remuneração compensatória?

Estranho, não?

Anónimo disse...

Caro Anónimo da 00:15:

Optou por pagar, pois ela anda como uma louca à caça de votos!

Anónimo disse...

O texto explica tudo, de forma limpa e clara. O César dividiu os Açorianos todos nesta questão e ainda por cima está a usar a coisa para politica pequena. O importante para este tipo é deitar abaixo aquela pessoa. Aquilo faz-lhe um mal uma coisa terrível! Ao cesar e aos condeixos todos.

A lei depois de promulgada é para implementar, mais nada. Voces queriam era que não se implementasse em PDL para depois andarem aí a dizer que se fez discriminação.

E que tal o cesar e o socrates pagarem o que devem aos municipes dos Açores?

Anónimo disse...

o estes andam desactualizados é estupido como uma porta, é sempre o mesmo e é sempre burro como sempre, mesmo xuxa...

O Hosni Mubarack já aumentou os seus funcionários!Estes melros querem que os açorianos passem fome! disse...

Até o ditador egípcio Hosni Mubarack, aumentou hoje os funcionários públicos e reformados.

Por que é que estes «cavaquinhos» desafinados não querem ao menos que César combata a roubalheira que estão a fazer aos funcionários públicos do Continente?

Cocó, ranheta e facada, escrevem posts com o objectivo de tramar a patroa!Tenham tino! disse...

Estas cabecinhas brilhantes e pensadoras, o que gostariam, era daquela ideia peregrina do gnomo do Marques Mendes, que preconizava que o dinheiro do OGE ficasse em Lisboa!

Para quê?

Para comprar novas passadeiras vermelhas para os palácios de S. Bento e de Belém?

Ou para comprar novos cavalos para a guarda d'honra?

Hosni César disse...

fica patrãzim quiride a gente samos o que samos, poque tu é que pusiste a gente nestes lugás a ganhá c'ma bestas que samos. a gente sabim que se te fores imboia depous desses anes todes, a gente vé mas é levá corda nos sapates. pos issso a gente defande te ate morre

cales césa, cales césa!!

A César o que é de César! disse...

Aguenta César, estes cavaquinhos só dizem asneira.

Se a Berta lê isto manda-os comer cavacos e jaquinzinhos com vinho Casal da Eira!

Anónimo disse...

Cales Césa Cales Césa!!

PPD angustiado e que não está nada contente com os actuais talibans da Drª Berta disse...

Se o PSD não fôr buscar o mais depressa possível o Manuel Arruda ou o Costa Neves, provavelmente o CDS vai ter um grupo parlamentar maior nas próximas eleições regionais de 2012.

Anónimo disse...

beta, beta, beta, vê no que te metes.

Anónimo disse...

Ó palhaços, onde é que a remuneração compensatória discrimina ou prejudica alguém?

Digam-me só (SÒ UM!) exemplo de alguém que vai ficar prejudicado?

E já agora digam-me um só exemplo de quem vai ficar beneficiado com os cortes salariais assinados por Sócrates e Passos Coelho?

Digam-me seus palhaços!

Alex disse...

Ao autor do post pergunto:
- Já não há um salário mínimo regional?
- Que leque salarial abrange?
- Considera o autor do post que esta medida divide os açorianos? (entre os que trabalham para administração central e na regional)
- Se sim, onde é que andou este tempo todo?

Anónimo disse...

parêm de pagar 3 mil e 500 euros a deputados com menos de 35 anos JÁ

parêm de pagar 3 mil e 500 euros a deputados com menos de 35 anos JÁ


parêm de pagar 3 mil e 500 euros a deputados com menos de 35 anos JÁ

Anónimo disse...

Eu, presidente do governo, tenho uns milhões de euros para queimar.
A população que eu devia defender e proteger, está a ficar com cada vez menos dinheiro, devido aos aumentos nos produtos de consumo. AUmentos de IVA decretados pelo governo socrates e aumentos nas gasolinas decretados pelo césar.
A quem eu posso dar esses milhoes que tenho para queimar?
Eu tenho autonomia aqui nos Açores. Não preciso seguir nada do Orçamento do Estado.
A quem eu vou dar este dinheiro? A quem???
Hummm. Bem, essa malta toda que ganha entre 500 e 700 euros por mes não precisa. Claro que so pode ser quem ganha entre 1500 e 2000.

Agora vou fazer ainda pior, vou dividir ainda mais os Açorianos. Como se ja nao bastasse eu dividir os açorianos ao dar o dinheiro aos que ganham mais, vou agora dividir ainda mais os açorianos ao fazer a palhaçada da lei ser facultativa.

Por exemplo, as autarquias estao tesas, pq eu e o meu amigo socrates lixamos las todas. Eu ate acredito que todas vão querer implementar, mas simplesmente nao vao poder pq nao têm dinheiro pq o meu amigo socrates fica-lhes com o dinheiro.

Agora, se umas, que são mais bem geridas, como Ponta Delgada, até são capazes de dar a remuneração, e outras como a Povoação, não conseguem? Vamos a ver. Duas pessoas que têm a mesma função: uma na camara de pdl outra na camara da povoação. Moram lado a lado, ali talvez na vila franca, e uma passa ganhar mais do que a outra. Só pq eu quis ser parvo e atacar os adversários políticos!

Como alguem disse, quem paga realmente sao sempre as pessoas.

O tipo dos palhaços percebeu agora?