28 março 2012

O Novo Hospital de Angra - A 8ª Maravilha do Mundo

Foi inaugurado o novo Hospital de Angra do Heroísmo. A nova unidade estende-se por uns impressionantes 50 mil metros quadrados, tem 240 camas e 46 gabinetes que permitirão realizar mais de 130 mil consultas por ano. O Hospital, que foi construído através duma parceria público-privada, estava inicialmente orçado em 65 milhões de euros, mas a verdade é que vai custar muito mais. O Presidente do Governo, Carlos César, disse na inauguração, que o custo final seria afinal de 139 milhões de euros. Mas o Tribunal de Contas diz que o Hospital vai custar nada mais nada menos que 378 milhões de euros. É uma derrapagem muito grande, uma derrapagem de mais de 580%.

Mas estamos a falar dum Hospital, uma valência que é essencial para qualquer sociedade. Certamente, Angra precisava dum Hospital novo, não sei, acredito que sim. A questão que se coloca aqui é se havia necessidade de um hospital destas dimensões. A resposta a esta questão deve ser dada de acordo com o momento em que vivemos. O momento de crise profunda em que os cidadãos andam a pagar, com os seus impostos, os exageros, desmandos e equívocos que foram cometidos por anteriores governos, que sempre se preocuparam mais em fazer obra para poderem aparecer na televisão a cortarem a fitinha da inauguração. Neste contexto, a resposta a esta questão é não. Não, não havia necessidade, nem sequer tínhamos capacidade financeira para fazer um hospital desta dimensão e com este custo. São 378 milhões de euros que devem ser somados aos 1.2 mil milhões de euros que custaram as SCUT e a tantas outras dívidas que este governo nos deixa e que vamos ter que pagar nos próximos 30 anos.

E isto não se trata apenas de uma opinião pessoal. O Tribunal de Contas, essa entidade equidistante que chumbou, por exemplo, o concurso das mini-bus em Ponta Delgada, chumbou também a intenção do governo regional fazer um centro de radioterapia nos Açores, dizendo simplesmente que não temos dinheiro para isso. Mesmo assim, o secretário da Saúde garantiu que vai avançar com o centro em Ponta Delgada e, pior ainda, o novo hospital de angra está também preparado para ter um centro de radioterapia. Ou seja, o Tribunal de Contas diz que não temos sequer dinheiro para um centro de radioterapia, mas ainda assim o governo, naquela ânsia eleitoralista de agradar a todos, micaelenses e terceirenses neste caso, diz que vai fazer dois duma vez. Uma irresponsabilidade. Mais uma para depois termos que pagar com juros e com os nossos impostos.

O novo Hospital de Angra tem condições de excelência, disse a directora clínica, acrescentando depois que só faltam agora os profissionais. Isto diz tudo. Gastaram-se centenas de milhões de euros apenas para se ter um edifício gigantesco e agora não temos como o equipar porque não temos meios para isso. É perfeitamente inacreditável como já toda a gente percebeu que não temos dinheiro para este tipo de megalomania, que depois serão todas pagas com muito esforço no futuro por todos nós, e o governo socialista insiste em as fazer! É o pesadelo José Sócrates revisitado aqui nos Açores.

Confrontado com a questão de se fazer uma obra desta dimensão num quadro de enorme endividamento do sector e em que os hospitais da região estão todos em falência técnica, vem o Secretário Regional da Saúde afiançar-nos que tudo vai correr bem a partir de agora porque o governo vai passar a gastar menos nos custos hospitalares. Como é possível acreditarmos nisso, se este novo hospital é muito maior e tem muito mais valências e equipamentos que o anterior? Isto é matemática simples, um hospital muito maior, exige também gastos muito maiores.

O problema deste governo socialista nos Açores e de outros, como o de Sócrates no continente, é que governa para as aparências e tendo apenas como objectivo a reeleição. Por isso não são verdadeiros e não governam de acordo com as reais necessidades das pessoas, mas sim para alimentar sonhos e vender ilusões. E se isso funcionou durante anos, agora, que o momento de se pagar chegou, as pessoas perceberam que são precisos outros actores e outras soluções. No continente, por exemplo, e apesar de todas as medidas impopulares, Passos Coelho está com a popularidade em alta, porque já se percebeu que está a seguir um caminho de responsabilidade. Aqui nos Açores, a tendência é também a mesma: uma mudança para a responsabilidade.

7 comentários:

Bandeira Açores disse...

Muito bem, o Rui tem toda a razão os Terceirenses não precisavam de um hospital novo que custasse o que este vai custar. Os Terceirenses precisavam de um hospital novo feito com um orçamento que não derrapasse.
Afinal de contas somos todos nós que vamos pagar o hospital.
Obras com derrapagens financeiras já hábito por estas bandas, mas infelizmente a comunicação social anda a dormir e nem se dá ao trabalho de investigar estas coisas.

Anónimo disse...

César ficará na História dos Açores como o governante açoriano que mais desenvolveu esta terra.

Se muitos não se desenvolveram é porque não quiseram.

Quiseram mandriar, apanhar subsídios e ver futebol.

Carlos César fez obra.

Se V. Exª. não quiser publicar o comentário está no seu direito, pois o blogue é seu.

Anónimo disse...

O quie se faz em S. Miguel, custe o que custar, é sempre bom para certa gente. O que se faz na Terceira, são sempre despesas a mais.

Se o hospital de Angra é grande, servindo metade do arquipélago, o que dizer do de Ponta Delgada, que serve S. Miguel e Santa Maria?
É pequeno ou grande também?

Anónimo disse...

Por que será que as portas do mar não são consideradas uma megalomania mas um hospital para tratar as doenças dos açorianos do Corvo, Flores, Faial, Pico, S.Jorge, Graciosa e Terceira ? Que dizer da quantidade de betão para nada que foi enterrado na baia de Ponta Delgada? Que dizer para os mais de 80% dos lugares da marina vazios?

Anónimo disse...

Bairrismos à parte, o novo hospital de Angra do Heroísmo é de facto a 8ª Maravilha dos Açores (já o visitei e conheço os outros hospitais da região) e certamente uma das da Europa. Parabéns a todos os açorianos por esta magnífica obra!

Anónimo disse...

E já agora com uma conta de electridade de 80mil por mês. A Eda agradece...

Anónimo disse...

Tudo bem,mas ter instalações de luxo, sem ter dinheiro para equipamentos, manutenção dos aparelhos mais sofisticados ou dinheirompara a manutenção normal do dia a dia é casmurrice e mania das grandezas que nos vai sair bem cara. hoje confirmei, numa reunião com colegas no HDES de PDL o caos que se vive em Angra. Clao César e os seus meninos assobiam pro lado e continuarão a bolsar auto-elogios no jornal oficial ou oficioso.