03 julho 2012

Diz que foi uma espécie de Congresso, diz que foi para imitar.



Diz que o Partido Socialista dos Açores realizou este fim de semana uma espécie de Congresso. Parecia de facto um Congresso, tinha a mesma duração que geralmente os Congressos têm, tinha o mesmo aparato e teve até mais cobertura televisiva que, por exemplo, o Congresso que o PSD Açores fez em Abril. Tinha tudo para parecer um Congresso, só que não foi um Congresso, foi uma Convenção.

E qual é a diferença? Os Congressos são feitos para que, em primeiro lugar, as pessoas que vão dirigir os Partidos sejam eleitas democraticamente pelos seus pares, para que se possa dar voz aos militantes e finalmente para se possam votar os princípios e estratégias que o Partido vai seguir. Ora, nada disso foi feito na Convenção do PS. Não foram escolhidos os líderes, nem os candidatos, porque isso já tinha sido feito à porta fechada pelo directório que manda no PS. Não foram ouvidos os militantes, porque quem falou foram apenas alguns iluminados escolhidos a dedo também pelo directório que manda no PS. E não foram votadas estratégias. Mas aqui há um ligeira diferença, as estratégias não foram votadas não foi porque o directório já as decidiu. Não. As estratégias não foram votadas porque está cada vez mais claro e evidente que a estratégia do PS e da candidatura de Vasco Cordeiro é imitar desenvergonhadamente as propostas que o PSD e a Dra. Berta Cabral têm vindo a apresentar nos últimos meses.

Vamos a exemplos. Bem, desde logo esta espécie de Congresso. Foi, evidentemente, para imitar o verdadeiro Congresso que o PSD fez há um par de meses atrás e para ter a mesma cobertura televisiva. E em relação a propostas concretas sobre como dirigir o futuro dos Açores? São tantos os casos que o difícil é mesmo escolher.

Em Fevereiro passado, a Dra. Berta disse que, caso ganhe as eleições, iria ter um governo mais pequeno e mais articulado, apostado na eficiência e para acabar com os avultados gastos que este enorme governo do PS faz. Ora, no encerramento da espécie de Congresso do PS deste fim de semana, Vasco Cordeiro prometeu exactamente o mesmo: ter um governo mais pequeno. Esquecendo-se, porém, que foi parte integrante do enorme e gastador governo que agora critica.

No ínicio de Março, Berta Cabral dizia que é necessário garantir um forte apoio à exportação e apostar nos bens transaccionáveis de modo criar riqueza nos Açores. No final de Maio, Vasco Cordeiro disse o mesmo, só que deu-lhe um slogan giro, à moda de Sócrates, prometeu uma “Via Verde” para as exportações. Novamente, Vasco esquece-se que foi Secretário da Economia e que poderia ter feito isso. Fica, outra vez, claro que não o fez porque não sabia. Foi preciso esperar para o PSD dizer como se pode fazer.

Há ainda o caso da RTP/Açores, em que há mais de um ano que o PSD diz que a única solução viável para termos um bom serviço de tv e rádio nos Açores é acabar com o financiamento integral por parte de Lisboa, e ter uma sociedade anónima com financiamento nacional, regional e de outras entidades. Teimosamente o PS sempre rejeitou qualquer solução que não fosse Lisboa a pagar a RTP-Açores, mas há poucas semanas, Vasco Cordeiro apresentou uma solução praticamente plagiada da do PSD-Açores.

E depois temos os casos já muito conhecidos e muito falados preços das passagens aéreas e do transporte marítimo inter-ilhas de carga e passageiros. Berta Cabral já disse que ia baixar os preços das passagens aéreas e como e já disse que, com um governo do PSD, iremos ter novo modelo de transporte marítimo. Aqui, a posição de Vasco Cordeiro é deveras complicada, porque a Secretaria da Economia, que ele ocupou nos últimos anos, tutela directamente essas áreas e como se sabe, foi com ele que o preço das passagens subiu em flecha para valores nunca vistos e foi com ele que tivemos os fiascos da construção do Atlântida e da necessidade de termos que alugar anualmente e por valores altíssimos, um navio para fazer o transporte inter-ilhas no Verão. Sobre estas áreas, Vasco Cordeiro não pode prometer muito, pois sabe que foi o responsável directo da actual situação.

Enfim, os exemplos são muitos e seguidos de propostas que o PS plagia e copia do PSD e vão continuar de certeza. Porque, o PSD tem uma estratégia global já bem definida e estas propostas concretas irão surgindo naturalmente porque decorrem dum trabalho que já está feito. Pelo contrário, o PS não tem estratégia. Aliás, os resultados destes 16 anos de governação demonstram-no bem, com o desemprego e as dificuldades que todos sentimos na pele. Por isso é que Vasco Cordeiro se vê obrigado a copiar as propostas do PSD.

E depois, naquilo que é o cúmulo do caricato, o PS faz uma espécie de Convenção em que não se pode decidir nada e em que o líder do Partido é César, mas o candidato é Vasco Cordeiro. É demasiada confusão e muita desorientação. Pelo contrário, Berta Cabral vai fazendo o seu caminho, líder eleita democraticamente do seu Partido e seguindo a sua estratégia, como sempre nos habituou. A escolha entre Berta Cabral e Vasco Cordeiro vai ficando cada vez mais fácil, tanto pelo mérito da primeira, como pelo demérito do segundo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui Gamboa
É interessante que eu que não sou PS nem PSD, encontre tanta similitude, entre estes partidos no que concerne ao seu texto...
Vendo os congressos, as convenções e todas as realizações sociais destes partidos, o que vemos?
Realizações completamente estéreis de novidade de participação e de mensagem.
Se começarmos por analisar a vida partidária do dia a dia, vemos que não existe estudo, não encontramos num e noutro partido, mas principalmente no PSD(o que até é normal, por ser oposição e lhe faltar entusiasmo)ninguém falar a não ser os poucos dirigentes de topo, nos Açores, praticamente, Berta Cabral...
Mas este deserto não é só próprio dos Açores, é especialmente visível em Portugal, onde os militantes(com excepção dos do Governo, ou comentadores)não existem e são os seus próprios militantes que o dizem e exigem o partido ter identidade e vida própria independentemente do Governo.
Os congressos do PSD tanto o do Açores como o de Portugal, foram exemplo claro disso, nas Campanhã eleitorais os candidatos não têm vida própria e até os discursos recebem centralmente.
Os planos de governação são amplamente acusados de plágio por um ou outro dos dois partidos.
Os programas eleitorais não são substancialmente diferentes, mas mesmo assim nunca são os programas sufragados que são executados.
São feitas promessas que sabem que regionalmente não podem cumprir sem o apoio de Lisboa e em geral este apoio é impossível perante a austeridade de Passos Coelho.
Que intenção real pode ter Berta Cabral para a RTPA quando o (Falsário doutor Relvas) quer acabar com a RTP?
Em vez de se de-gladiarem para conseguirem com mentiras e intrujice o voto dos Açorianos deviam levantar com esforço, organização e verdade, um partido feito a medida dos Açorianos.

Anónimo disse...

Acabe-se com a RTP Acores e crie-se um canal regional. a RTP é instrumento dos partidos no poder. por cá a RTP Acores é cesarista. vejam o prova das oito e meia que aqquilo com aquels comentadores, exceto o Bastos e Silva, nao chega a nove. anda lá um que apenas quer é que lhe arrangem um taxo. creio que vai para deputado embora seja comentador supostamente independente

Anónimo disse...

Acho que já ninguém tem duvidas sobre o fim da rtp acores tal como a conhecemos hoje. Por todas as razoes e mais alguma, aquilo tem que fechar. E não é por acaso que puseram como carrasco o senhor das provas da oito e meia e piscadelas de olho.
O telejornal que devia ser o principal produto da rtp acores, etsá cada vez pior. E não se trata de questoes visuais, trata-se mesmo de conteudos. Não fazem jornalismo de verdade, andam apenas atras das agendas dos partidos e instituiçoes. Uma desgraça. E depois andam ali a puxar do arquivo coisas antigas para parecer que teem produçao regional. É chamar de tolos aos açorianos.
O unico programa é mesmo o prova das nove. E assim, por ausencia de demais programas, a falta de equidade fica ainda mais clara. O prova das nove, sao dois cãezinhos que ladram ladram ladram contra um são bernardo que está ali e não mexe consigo. Legenda: o borrallho e a gilberta ladram e o bastos e silva não dá de si. O PS ganha todas as semanas aos pontos na prova das nove. Exigia-se fazer alfguma coisa perante a evidencia que o borralho virou completamente a casaca para o PS.
Quanto ao texto do Gamboa, a verdade é que a Berta também tem uma grande vantagem, ela promete tudo porque não ta no governo. A desvantagem do Vasco é a vantagem da Berta e só mesmo gente tola é que pode achar que ela vai cumprir tudo o que esta a prometer, estamos mesmo a ve la com o discurso do passos coelho ah e tal a gente n sabia que as contas estavam tao mal. Pois pois.
E quem é aquela genet que anda sempre atras dela???

Anónimo disse...

termina bem anónimo das 15:56

quem é aquela gente que anda senpre em bicos de pes atras de Berta Cabral? quem sao els a cheirar se nao o taxo. Tenho varios conhecidos que senpre deram a cara pelo Psd e outros que foram convidados para irem a reunioes de um gabinete qualquer para os ajudar no programa. foram todos corridos. agora que anda por la essa gente nenhum deles voltou a ser contatado para o que fosse. e sao gente capaz. dizem me que o psd está em lume brando á espera do fosforo. alguem vai acabar por atirar gasolina e arde a panela e tenho a certeza que vai ser essa gente nao os afastados. Nao há ninguem que diga á D. Berta que anda mal aconpanhada?

Anónimo disse...

termina bem anónimo das 15:56

quem é aquela gente que anda senpre em bicos de pes atras de Berta Cabral? quem sao els a cheirar se nao o taxo. Tenho varios conhecidos que senpre deram a cara pelo Psd e outros que foram convidados para irem a reunioes de um gabinete qualquer para os ajudar no programa. foram todos corridos. agora que anda por la essa gente nenhum deles voltou a ser contatado para o que fosse. e sao gente capaz. dizem me que o psd está em lume brando á espera do fosforo. alguem vai acabar por atirar gasolina e arde a panela e tenho a certeza que vai ser essa gente nao os afastados. Nao há ninguem que diga á D. Berta que anda mal aconpanhada?

Anónimo disse...

propostas que o PSD e a Dra. Berta Cabral têm vindo a apresentar nos últimos meses.

---

é verdade. as propostas tem sido pragmáticas, enfatizando sempre problemas concretos. VC tem copiado as propostas de BC. uma simples cronologia de actos discursivos prova isto mesmo.

assim sim.