27 março 2013

O Regresso de Sócrates - O Desprezo Final


A indignação tomou conta de todos. José Sócrates, o vilão que trouxe Portugal ao estado de bancarrota e de verdadeira crise em que vivemos, vai regressar do seu exílio dourado em Paris para, imagine-se, ser comentador político no seu canal de televisão, a RTP, o canal público, pago por todos nós e que está no meio de um processo de reestruturação que prevê rescisões na ordem dos 28% no pessoal. Ou seja, enquanto uns são obrigados a sair da RTP, no caso, profissionais das mais variadas áreas técnicas da televisão, José Sócrates entra e pela porta principal. Desconhece-se se Sócrates vai receber honorários por esta sua nova função, mas tendo em conta aquilo que se pratica em Portugal, temos que pensar que sim, que vai receber um valor bastante considerável para comentar o estado político do país. Se pensarmos, por exemplo, que a privada TVI paga cerca de 10.000 por mês a Marcelo Rebelo de Sousa, temos que acreditar que Sócrates irá receber valor idêntico.

Mas o que vai Sócrates comentar? Lá que ele tem conhecimento de causa da nossa realidade, isso ninguém lhe tira. Ele sabe muito mais o que se passa no país político do que qualquer desempregado, ou pessoa que se esteja a preparar para emigrar para procurar melhores condições de vida, ou do que qualquer reformado que tem que reaprender a viver com os enormes cortes na sua pensão, ou do que qualquer funcionário público que viu o seu ordenado cortado. Todos esses comuns mortais têm mais em que pensar do que comentar a situação política actual. Esses comuns mortais têm que saber como sobreviver amanhã e nos dias seguintes. Têm que pensar como vão pagar as contas e como vão por comida na mesa. Todos estes comuns mortais estão a pagar a factura que exactamente o seu novo comentador político lhes deixou.

Esta vinda de José Sócrates para comentador da RTP é um insulto a todos os portugueses. Ultrapassa todos os limites de tudo o que se possa suportar. É a vitória final de tudo o que é mau e obscuro sobre os valores que gostávamos que assentasse a nossa sociedade, como honestidade ou mérito. Sócrates jamais foi honesto. Enganou-nos em tudo e até ao último minuto. E quanto a mérito, o único que Sócrates tem, é esta capacidade de enriquecer às nossas custas, às claras e ainda ter o despudor de comentar as desonestidades que cometeu, como se não fosse nada com ele.

É com ele sim! Sócrates desbaratou a dívida pública nacional e quando lhe rebentou na cara, fugiu, deixou o país na bancarrota e foi viver para Paris como um pequeno príncipe, não se sabe como. É que é humanamente impossível Sócrates ter tido dinheiro para viver em Paris como viveu. É impossível mesmo que ele tenha poupado todo o dinheiro que recebeu em todas as actividades que sabemos que desempenhou. Ou seja, a vida que Sócrates levou em Paris é, em si própria, a prova que ele foi corrupto, que ganhou muito mais dinheiro do que aquele que se suponha nas funções que o seu Currículo oficial apresenta. No seu desplante habitual, quando lhe perguntaram como tinha dinheiro para fazer aquela vida em Paris, Sócrates disse que a Mãe ajudava. Ele goza com todos portugueses.

E o pior de tudo isto é que, novamente, estamos a falar aqui de jogadas palacianas de politiquice. Obviamente que Miguel Relvas deu o aval para Sócrates ir comentar para a RTP. Os benefícios para o seu partido são fáceis de identificar, pois, como agora eu fiz, todos nós nos vamos recordar de todo o mal que Sócrates e o Partido Socialista fizeram ao país. Por outro lado, uma vez que ninguém dentro do actual PS faz frente a António José Seguro, o regresso de Sócrates significa um refortalecimento de toda aquela tralha socrática que andava órfã e aos caídos no Parlamento português. É vê-los agora todos revigorados e a darem entrevistas em tudo que é lado e pressionarem Seguro. Relvas ganha duas vezes, recorda a população do escroque que foi Sócrates e divide o Partido Socialista, quando as eleições autárquicas estão aí ao virar da esquina.

Mas não vale tudo em política. As pessoas conseguem ver estas jogadas, apesar do aperto constante em que vivem. Compreende-se, assim, quem, dentro dos Partidos que estão na coligação, o PSD e o CDS, há quem exija uma remodelação no governo.

Discordo de todo da máxima que os políticos são todos iguais, corruptos que só pensam em si. Não são. Mas há uns, como Sócrates e Relvas que são. E esses são a face oculta que domina este país e que tem que ser afastada a todo o custo.

O regresso de Sócrates para comentar a vida política do país seria cómico, se não fosse verdade. Mas é verdade e é triste.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Rui Gamboa
Mais uma vez estou de acordo com o seu texto, principalmente por não ter tido a tentação de se limitar a atacar Sócrates, mas sim em colocar as coisas nos seus devidos lugares.
Para mim sou defensor da liberdade de expressão e considero que todos a devem ter, mas infelizmente se observa que uns são filhos e outros enteados, Sócrates de facto esperou o tempo suficiente para se esquecerem do seu reinado e veio agora, não só porque pretende ser desejado pelo esquecimento e o PSD como muito bem lembra o autor do Post, esta interessado neste regresso, pois ele contempla o inicio dum folhetim que ajuda o governo a passar despercebido face ao desastre da sua governação.
Por outro lado o seu regresso cria embaraço a Seguro, que diga-se de passagem nada mais quer do que evitar grandes mudanças ou a tomada do poder na conjuntura presente.
Por outro lado Sócrates regressa porque tem a certeza que os seus eventuais processos crime estão enterrados, já que PS e PSD se desculpam mutuamente e têm como que um pacto de silencio, contra as ilegalidades dos seus políticos...
Sócrates vem desempenhar um papel e para isso até poderia pagar, tal é o valor do tempo de antena conseguido, nesta medida ficam todos satisfeitos, a RTP(a administração) pois consegue audiências e serve os interesses do governo, o PSD que a nomeou,o governo porque desvia as atenções, só o PS e o Seguro pode ficar embaraçado, mas mesmos estes, se calhar, conseguem com isto adiar a caída do governo PSD/CDS,já que a última coisa que querem é ficar com a batata quente.
Quanto a mim não me interessa que ele tenha tempo de antena, pois, por um lado ele ao se expor(mais cedo do que tarde) demonstra a sua verdadeira cara e por outro impedir que ele exerça a liberdade de imprensa é fazer dele uma " vitima" e nada melhor para ele, do que armar-se em vitima.
Parabéns pelo post.
Saudações Açor