06 março 2013

Uma População que se Manifesta Contra


O fim de semana ficou marcado por mais uma mega manifestação contra as medidas de austeridade da troyka e postas em prática pelo governo de Passos Coelho. Já em Setembro tínhamos visto uma outra manifestação, também com milhares de pessoas a saírem às ruas em todas as cidades do país. Mas há duas diferenças fundamentais entre as duas manifestações. Primeiro, porque a manifestação de Setembro tinha um objectivo concrecto, era contra a TSU e acabou concretizando esse objectivo, pois, à época, o governo recuou na questão da TSU. Por outro lado, a manifestação de Setembro tinha sido organizada, ainda que oficiosamente, por movimentos sindicais e partidos políticos da extrema esquerda.

Já a manifestação de sábado passado não tinha nenhum objectivo concreto. Os manifestantes não procuravam que o governo recuasse numa ou outra medida em concreto e não foi organizada pelos sindicatos ou pelos partidos políticos, ainda que muitos políticos, especialmente dos partidos à esquerda, se tenham aproveitado da manifestação para se autopromoverem. Típico. O tal movimento "que se lixe a troyka" é só ruído, se formos a eleições e eles ou outros do tipo se apresentarem, terão resultados residuais. Não, aquela gente estava ali por eles próprios, ou pelos seus.

Por estas razões, esta manifestação de sábado passado deve ser levada muito a sério e vista pelos responsáveis políticos como um sinal bastante claro de que a população não vai aceitar continuar a ser subjugada a tantas injustiças. E quando falo em políticos, falo em todos, desde os incógnitos senhores da banca internacional, passando pela troyka, até ao governo de Passos Coelho e Paulo Portas que aceita ser a marioneta da troyka, e acabando, evidentemente, pela oposição, seja o PS, que é totalmente responsável e conivente com a actual situação e acabando nos políticos do Bloco e do Partido Comunista, que no fundo, recusam quaisquer responsabilidades, fazendo questão de se manterem na sua zona de conforto de onde ganham bem e podem criticar tudo, sem terem o ónus de terem que apresentar soluções.

A população não aceita mais cortes. A população não aceita mais injustiças. Não aceitamos que tenhamos que pagar os milhares de milhões de euros que desapareceram nos processos BPN, que aconteceram de uma forma ou de outra, com a conivência de todos que nos governaram até hoje. Não aceitamos que os cortes não cheguem aos políticos e às suas entourages. Não aceitamos que seja a classe média trabalhadora, os reformados e os desempregados, a pagarem a factura do amiguismo político cometido consecutivamente pelos partidos que estiveram no poder e na oposição desde 1974.

Por estas razões a população insurge-se e sai à rua e exige não sabe bem o quê, em concreto. Exige que o governo se demita? E depois, virá o António José Seguro, um caso perdido a todos os títulos que dá vontade de rir sempre que fala? Exige que a troyka saia de Portugal? E depois, ficamos sem o financiamento que tem permitido pagar os ordenados dos funcionários públicos e dos reformados? Pois, a população não sabe bem contra o que se manifestar, porque a teia em que estamos envolvidos é tão grande e envolve tanta gente, que não se sabe por onde começar.

Mas uma coisa sabemos, a população não vai aceitar ser mais quem paga a factura. Isto ficou bem provado na manifestação de sábado. O sinal foi dado claramente e a bola está agora do lado de quem manda e governa. Este modelo que estão a seguir não funciona e precisa mudar. E eu, faço aqui um mea culpa, pois acreditava que o governo de Passos Coelho representava um corte com os políticos que governam para si próprios, que estiveram à frente do país até agora. Eu ainda acredito que Passos Coelho e Vítor Gaspar estão a fazer o que podem e que, ao contrário de outros membros do governo, têm o país e não eles próprios como prioridade. Mas enquanto estivermos dependentes dos empréstimos agiotas dos tais investidores internacionais, não sairemos daqui. Para esses não há humanismo, não há humanidade, há apenas números. Emprestam-nos 5 para depois lhes pagarmos,  com juros, 10, seja em 5, 10 ou 20 anos.

Espero, e tenho a certeza, que este tipo de manifestação não vão parar. Pelo contrário, vão continuar e alguém vai ter que ceder. E se a população se mantiver unida, os portugueses irão recuperar o seu país de volta, seja como for. É bom olharmos para a História, pois está cheia de exemplos de populações descontentes que viram revoltosas num instante.

Não gosto nestas manifestações é dos slogans comunistas, como o povo unido jamais será vencido, ou dos seus símbolos, como é o caso sa Grândola. Não gosto, porque os comunistas foram terríveis no mundo e em Portugal no pós 25 de Abril, destruindo uma economia inteira. E acho que não sou o único. A alusão a esta simbologia comunista afasta muita gente da causa que nos une de tentar mudar o estado a que chegamos. Mas, tal como eu, penso que muita gente deve pensar, se são estes símbolos que estão a unir a população para nos insurgirmos contra a injustiça que está instalada, então, pois, contem comigo.

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui Rebelo
No essencial estou com o seu comentário, que no fundo manifesta uma atitude de quem esta genuinamente interessado em ajudar a resolver os problemas de Portugal.
Mas com a franqueza e honestidade que colocamos no debate, deixe que lhe diga que tem alguma ingenuidade e algum receio infundado, de medos martelados por uma direita antidemocrática.
Em primeiro lugar, neste momento ainda tem alguma esperança injustificada em Vítor Gaspar e em Passos Coelho, é um exercício excessivo de esperança, um e outro são claramente parte do problema e não da solução, eles (ao serviço dos interesses financeiros)irão encaminhar-nos para um precipício, sempre com a ideia falsa, que no fim haverá uma parede para nos salvar, de cair no buraco, mas não se não corrermos com esta gente a queda será feia.
depois existem umas imprecisões não importantes, mas mesmo assim, devemos corrigir, em Setembro a manifestação foi ainda(se possível)mais inorgânica do que esta de 2 de Marco,(se bem me lembro)esta teve a CGTP a aderir, mas não é importante, se a direita ou a esquerda adiram à manifestação, o importante é saber as razões que estão por detrás da manifestação, se são correctas e se manifestam o descontentamento pela politica seguida pelo governo.
Outra questão é que a democracia determina que todos os partidos(desde que cumprem os requisitos democráticos)sejam sujeitos de todos os direitos democráticos e neste domínio actuem, por isso não importa a meu ver que seja o CDS ou o PC.
Em relação
aos símbolos, o Grândola Vila morena, é não só dum autor, o Zeca Afonso, que sempre foi, independente dos partidos e um homem da liberdade(de esquerda obviamente)que sempre se manifestou pelos direitos dos trabalhadores, mesmo contra os erros do PCP no chamado PREC.
O Grândola foi, não só o hino do 25 de Abril, como uma canção que exclusivamente nos lembra que é possível termos uma terra de fraternidade e de liberdade, onde seja o Povo quem mais ordena, é mesmo uma canção muito inclusiva onde se podem rever os democratas, até mesmo o Relvas(oportunamente a cantou)...
Não devemos ter uma visão restrita e pouco abrangente de inclusão de todos os que se manifestam contra o momento que se vive hoje em Portugal, eu sei e você sabe que temos diferenças ideológicas importantes, mas isto não deve ser motivo para não estarmos do mesmo lado da preocupação com os interesses de Portugal e dos Portugueses, é por isso que este momento deve ser o de inclusão de todos os Democratas e patrióticas em prol da defesa de Portugal.
Por tudo isto e por ser verdadeiro e importante este post, lhe endereço os meus parabéns pelo texto e pela sua verticalidade.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

caro Gamboa

deixe-me lembrar que consequencia da não baixa da TSU foi o aumento de impostos. Por isso a cautela com que devem ser vistas estas coisas leva a que se olhe para o outro lado das coisas. Tabem nao posso deixar de discordar da sua analise sobre as 2 manifestaçoes. Em Setembro foi um povo subitamente consciente das dificuldades que veio protestar contra os politicos em geral mesmo que os extremistas tenham feito desacatos no parlamento. Nesta ultima manifestaçao já há um dedo partidario. De um lado os extremistas da vila morena e do outro o PS do Seguro que concordo consigo não tem uma unica proposta alternativa para governar.Nem ele nem o PS seja com Antonio Costa ou outro qualquer. O PS que só chegar ao poder e voltar a destruir o pouco que já foi feito. Nao tendo votado em Passos Coelho pois sou abstencionista reconheço o esforço que tem sido feito para cumprir o acordo com a troika. E quer gostemos ou nao foi feito para ser apertado. Eu nao gosto mas tambem acho que devemos responsabilizar todos os que nao o cumprem. O que resulta disto tudo é que nao há em Portugal alternativa a Passos porque o PS quer apenas o poder e os outros que que o pais de lixe.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 13.58
Então a não baixa da TSU é que criou o aumento dos impostos?
É sem dúvida uma tese única e genuína, mas com a devida vénia não tem relação nenhuma com a realidade, o aumento de impostos existiu por outras(a politica de austeridade deste governo) razões e existiu antes e depois da ideia ridícula da baixa da TSU e da substituição do seu pagamento pelos trabalhadores...
Você tentou corrigir a analise do Gamboa sobre as manifestações, mas em vez duma eventual pequena imprecisão sobre a não incorporação dos sindicatos na primeira e da sua incorporação na segunda, veio numa atitude completamente antidemocrática considerar que todos os que cantam uma música, símbolo do 25 de Abril, da liberdade e da democracia, são extremistas, por outro lado, considera que não há alternativa a Passos porquê?
Será por você ser abstencionista?
E é abstencionista porque?
É contra a Democracia que nem vota naqueles que apoia?
Enfim um comentário que nada acrescenta, mas que tem muitas certezas, certezas essas que nos vão conduzir à desgraça, se não existissem pessoas como o Rui Gamboa que tem a capacidade de ver para além do seguidismo partidário, em prol duma analise autónoma sobre o momento que se vive.
Açor

Anónimo disse...

Açor

Só por ignorancia é que diz que a vila morena é simbolo do 25 de abril. Mal por mal cantassem E depois do Adeus. Era compreensivel. A vila morena é simbolo da falta de liberdade, é uma musiketa a apelar ao comunismo. Quanto à TSU so se nao andar nesta terra é que nao percebeu que depois da sua regeiçao veio um aumento de impostos entre os quais os 3,5% de taxa extraordinaria. E nao sou do PSD mas digo-lhe que nao há alternativa nos outros partidos. Volto a dizer-lhe que vamos ter graves problemas quando o PS regressar ao poder. Olhe a França do Holande e veja se nao seguiu exactamente o que Passos fez ao contrario do que o Seguro que via nele a sua musa gostaria. As coisas sao como sao. É particular mas possos dizer-lhe que me abstive por ser socialista militante. Talvez entregue o cartao um dia mas a coerencia levou a ter esta atitude.

Anónimo disse...

Caro anónimo
"...Mal por mal, cantassem e depois do adeus..." leia novamente o que escreveu, pense 5 minutos e se continuar com a mesma ideia, o seu caso é grave...
É que diz que é socialista, não sei a razão que o levou a ser "socialista" e tem este direito, mas seja como for, não conheço ninguém democrata que seja que considere o depois do adeus um mal menor(suponho do ponto de vista politico)quando mesmo considerando que todas as musicas têm uma ideia subjacente e esta pode ser enquadrada por uma ideia de sociedade, mesmo assim esta canção é tão "inofensiva" que passou na censura...
Mas onde é que lê ou ouve o Grândola, ser um apelo ao comunismo?
Que você não goste duma musica dum do melhor canta autor do século 20 tudo bem, agora que você veja fantasmas onde eles não existem, é que é de ficar preocupado.
Você não sabe que o Grândola vila morena foi a senha para os soldados saírem à rua e fazerem o 25 de Abril?
Se você foi "obrigado" a ter o cartão do PS, por alguma razão, era bom que denuncia-se, mas se foi você que pensou tirar partido do cartão por algum objectivo, também era bom que fizesse o meia culpa, agora que você demonstra não ter consciencia democrática, demonstra,é que no mínimo votava, ter um cartão dum partido não é a mesma coisa que ter um cartão do clube de futebol.
Esta sempre a tempo de retirar estas ideias feitas da cabeça, mas sempre lhe digo que mesmo estando contra as vicissitudes de Holande, comparar Holande ao Passos é uma mera "Graça pesada"...
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Caro anónimo
Como não gosto de deixar de responder as questões a mim apresentadas, tenho a dizer, que não só a própria, alteração à TSU, era uma espécie de imposto acrescido aos trabalhadores, como todos sabiam que outros impostos viriam aí, não só por já estarem previstos no interior do governo, como, mesmo agora se preparam outros impostos ou formas de retirar meios ao Povo e entregar ao governo para fazer face ás necessidades de realizar impostos devidos a vários factores entre eles a perda de receita, pela recessão crescente, ainda agora eles andam em discussão com a troika sobre os 4 mil milhões(se quiser Biliões)de euros, que terão de encontrar, será que este processo só acontece pela não aplicação da alteração da TSU?
Será que não sabe que esta alteração não acrescentava receita para o Estado? Era tão só substituir o pagamento da TSU,(em parte) dos patrões pelos trabalhadores.
Este governo para além de governar mal, mente, mente e volta a mentir e só assim é que se pode compreender toda a sua prática, não só antes das eleições onde disse que não iria aumentar os impostos, como agora que nada nós diz sobre a retirada dos 4 mil, milhões de Euros.
É só abrir os olhos, mas para você que tem cartão do PS e não vota deve ser mais dificil, mas não é impossível
Saudações
Açor.

Anónimo disse...

Caro anónimo
Onde está a ignorância, em considerar que uma canção senha do 25 de Abril, foi uma canção de Abril?
Leia sobre uma realidade Histórica, que não foi do seu tempo,mas que é claramente esclarecida pela História e pela adesão do Povo a esta canção, que é tão simples e tão despida de ideologias partidárias(e não politicas)que só o seu autor lhe dá o carácter "proibido" que faz com que os reaccionários, ainda hoje depois da morte do seu autor, proíbem que as suas canções sejam tocadas em certas rádios, quem considera esta canção "comunista", também considera comunista, as canções do folclore Açoriano, cantadas por Zeca Afonso, mais do que as cantigas, é a força do Zeca que faz levantar as vozes retrogradas, de quem se opõe a ele.
Zeca Afonso, sempre foi um espírito independente, e até foi incompreendido pelo PCP e era considerado por este como pessoa incomoda.
O facto de se ter sucedido um aumento de impostos, não é causa do acabar da TSU (onde os trabalhadores, iriam anacronicamente, substituir os patrões,no seu pagamento, sem colher, esta medida o apoio dos patrões)nem poderia ser de outra forma já que esta alteração não acrescentava qualquer valor aos impostos recolhidos e porque todos sabiam que havia impostos na forja a saírem como efectivamente vieram a sair e como hoje se preparam novos impostos, serão estes também razão da TSU?
Informe-se, antes de mais em que consiste a TSU!
Os méritos deste Governo ainda hoje ficarão desmascarados com o falhanço de todos os índices económicos e com o falhanço total nas previsões do Governo.
Não saber ou falhar nas previsões e nas condições da situação económica e politica actual, não é um drama, nem uma vergonha, vergonha é não querer reconhecer, os erros e as insuficiências de analise e por teimosia e fanatismo politico, persistir no erro.
O PS de facto não quer alterar grande coisa, ao que está, por isso é tão responsável como o PSD, a diferença é que é o PSD/CDS que está no governo neste momento e é ele que persegue esta politica cega e catastrófica, para o País.
Não é forçoso que seja o PS a substituir o PSD no Governo, o Povo tem nas urnas e no voto, a possibilidade de escolher outras opções, para além disso o Presidente da Republica tinha outras opções se quisesse, seja como for a amplitude da crise e a demora em fazer sair este governo do Poder, poderá implicar, outras soluções vindas da rua, uma vez que dia a dia, a crise agudiza-se e pode chegar ao dia em que não seja possível, escolher pelos votos o novo governo.
As escolhas de Hollande não são iguais ás de Passos Coelho, nem o Povo Francês lhe permitia, independentemente de eu não ter ilusões sobre as escolhas dos PS, Europeus.
Saudações
Açor

Anónimo disse...

A senha do 25 de abril foi E depois do adeus. A grandola foi a segunda e é COMUNISTA. Comunismo aquela "demoracia" que já matou mais de 200 milhoes de pessoas. Afonso nao era independente. Queria instaurar ingenuamente uma ditadura do proletariado. O Açor é que devia estudar historia. E eu ex socialista digo-lhe que nao ha alternativa ao PSD atualmente. Ainda ontem a amostra de lider do PS ddisse que apresntava uma moçao de censura. para quê? Espero que o povo nas eleiçoes de 2015 saiba reconhecer o esforço daqueles que querem compor aquilo que os varios governos do meu ex partido estragaram