11 maio 2008

Ó(p)timo Acordo

Para ler, um artigo independente sobre o acordo ortográfico. Por muito que me custe, tenho que concordar com Saramago: não me parece nada descabido o acordo. E não é tanto pelas questões económicas, nem as buscas na internet, é porque a língua portuguesa é de facto desconcertante, tem regras que não lembram a ninguém e casos em que nem há regra, é simplesmente assim. A língua é viva, evoluiu e continuará a evoluir.

4 comentários:

blueminerva disse...

Saramago não me parece o melhor exemplo no que à língua portuguesa diz respeito. Poderá soar a heresia, visto o Sr. ser Nobel, mas eu pessoalmente não vibro com a literatura de Saramago. Já António Lobo Antunes ou José Cardoso Pires... enfim, é uma opinião pessoal.
"A língua é viva, evoluiu e continuará a evoluir." Concordo em absoluto, mas jamais por decreto.
Um abraço

Rui Gamboa disse...

Cara,

Se a língua portuguesa evoluir pelos seus próprios meios, prevejo que daqui uns tempos extaremux a xcrever axim , ou seja lá como a rapaziada o faz hoje em dia.

Quanto ao Saramago, para mim é um verdadeiro bocejo, por isso custa-me concordar com ele, mas no artigo em questão é ele que é citado e não nenhum dos que referiu.

Cumprimentos.

Pedro Lopes disse...

Em relação a Saramago, o "nosso" nóbel, estamos os três de acordo.

Quanto ao acordo ortográfico, eu, Rui, também não o encaro com especial dramatismo, antes como a evolução natural de uma língua viva.
Os que mais se beliscam com as novas regras da nossa língua, creio que o fazem por ela ir mais de encontro ao portuguÊs escrito no Brasil, do que obrigar os "outros" a virem de encontro ao "nosso" português. Mais até do que as letras que "caem" ou os tracinhos aqui e acolá.

Pois é, cara Blueminerva, correr o risco das letras "X" e "K" passarem a ser a regra em lugar da excepção na escrita do português, em menos de uma geração, é um risco que eu também não quero correr.
É K eu axo q n tou mt akostumado a exa excrita.!!! :)

Maninha disse...

Nunca vai ser possível unificar a língua portuguesa e ainda bem! Se quiserem ler a minha opinião está em:http://alegreoutriste.blogspot.com/2008/05/acredito-na-diferena.html