12 novembro 2008

Breves Apontamentos sobre a Origem da Guerra Fria

O regime estalinista que governava a URSS era uma ditadura burocrática determinada a criar uma zona de segurança de forma a prevenir outra invasão ao seu território por potências ocidentais, como aconteceu logo após a revolução bolchevique e por Hilter em ’41. Para os EUA, a IIWW tinha sido diferente, escapando praticamente ilesos e com uma arma nova e capaz de alterar tudo, a bomba atómica.

Certas facções dentro da administração Truman eram a favor de uma abordagem mais diplomática à URSS, com certas doses de realpolitik para lidar com Estaline. Outras porém, tinham uma visão implacável da URSS e a sua tendência para o expansionismo. George Kennan é dos primeiros a definir esta linha no seu Long Telegram de 1946, onde descreve a URSS como uma potência historicamente e geograficamente determinada à expansão. Kennan achava que era essa a essência dos soviéticos e nada poderia ser feito, nenhum acordo poderia ser alcançado.

Em 1947, Truman faz um discurso que dá origem à Doutrina Truman. O Presidente americano refere que naquele momento “cada nação do mundo deve fazer uma escolha”, e extrema as posições utilizando conceitos abstractos como “mundo livre”, vs. Mundo escravizado”, criando uma realidade a preto e branco, de bem contra o mal, Oeste contra Leste, América contra a URSS.

O discurso geopolítico americano de Guerra Fria recebe outro elemento importante com Dean Acheson: a teoria do dominó. Metaforicamente, Acheson refere-se a uma maçã podre dentro de um cesto, que acabará por infectar as outras, tal como o Comunismo que, da Grécia infectaria o Irão, África e a Ásia Menor, na Europa, principalmente na Itália e na França, que já estavam ameaçadas pelos Partidos Comunistas nacionais.

Kennan, sob o pseudónimo de Mr. X escreve, depois, um artigo que iniciaria a política do containment da URSS, onde em todos os pontos do mundo, os americanos devem conter a tendência expansionista dos soviéticos.

O resto, como se diz, é História.

Sem comentários: