10 julho 2009

Assembleia Legislativa Regional dos Açores. Que utilidade?


Acabou mais uma semana de reuniões plenárias na cidade da Horta e a credibilidade da política açoriana sofreu mais um forte abalo. De que interessa debater o distanciamento das populações da política, se depois assistimos a tristes espectáculos, como foi o caso? Mais, de que vale dizer que a Internet pode ser uma excelente plataforma para o debate político e de ideias, se depois é usada daquela forma?

Adiante.

A verdade é que pouco, ou mesmo nada, de importante foi discutido (quanto mais decidido) sobre a vida dos açorianos, assistindo-se apenas a picardias que resultam, acima de tudo, da percepção de todos os agentes políticos da região do momento de mudança que vivemos. Só assim se explica as recentes movimentações no xadrez e, em casos específicos, do sacrificar dos peões por parte daqueles que sentem o Rei em perigo de xeque.

No entanto, merece atenção a recusa, por parte da bancada socialista, da criação de uma Comissão Parlamentar de inquérito ao processo de construção dos navios Atlântida e Anticilone, proposta por todos os restantes partidos representados. Com efeito, este episódio até teria piada, mas apenas se o líder parlamentar do PS fosse um dos actores dos Monty Python e a Assembleia Legislativa Regional o cenário do Sentido da Vida. A verdade, porém, é que o destino dos milhões que estão empatados naquele projecto megalómano interessam sobremaneira aos açorianos, ainda mais no momento de crise e desemprego que se vive. Mas os socialistas preferiram chutar a bola para a frente, na esperança de ganharem algum tempo. É, porém, uma estratégia destinada ao fracasso, pois os açorianos não são, efectivamente, estúpidos e já perceberam que - além de tudo mais que possa existir nesta novela da Atlanticoline -, há uma enorme dose de incompetência.

6 comentários:

Engenheiro de Domingo à Tarde disse...

Ora nem mais. E são 32 milhões para ser exacto. E tudo isto por causa um piso VIP e de um motor sobredimensionado e mais algumas peripécias. (Peripécia é um termo da poética clássica que significa a mudança do destino da personagem, no caso da tragédia é a passagem da felicidade para a infelicidade.)

Ps. Bom post

Fiat Lux disse...

O debate parlamentar desceu de nível...e não subiu de interesse
É abaixo de cão.
O presidente do Governo não mete lá os pés.
O PS está lá para dizer que sim a tudo o que vem do Governo e dizer que não a tudo o que vem da oposição.
Esta última então é de bradar aos céus.
O PS "não tem nada contra" a criação de uma comissão de inquérito ao processo de construção dos novos barcos para a Atlanticoline.
Não tem nada contra mas ...vota contra!?
Perceberam?

Tone Mouco de Ermesinde disse...

Já percebi porque é que o PS tem deputados como o Pascoal. É preciso juntar yes-men!

Kik disse...

E depois estranham o aumento da abstenção, quem percebe isso do nada contra mas contra ?!?!?

Anónimo disse...

Ó KIK, eu não tenho nada contra, mas sou contra...prontes. Espero que tu não tenhas nada contra isso, mas se fores contra, sem nada ter contra isso, prontes eu compreendo.... prontes, és contra e só isso pelos vistos basta.......pelo menos na casota de palha que é o nosso parlamento.

Eu tb não percebo porque é que o deputado independente [parece que já não se pode dizer o nome dele nos blogs, só no twitter] é contra os seus colegas dos outros partidos mas não diz nada contra eles....aliás diz, mas no twitter.....talvez porque não tenha nada contra mas no twitter seja contra. Afinal atrás do Biombo é bem mais ´fácil ser contra, mesmo que não se tenha nada contra. Qualquer dia já não vão gastar dinheiro para ir á Horta. Nem no Avião, nem no Hotel, nem nas ajudas de custo. Vai ser tudo através do twitter......pois bastam 140 palavritas para ser contra sem saber porquê.....é mais cómodo e barato ser contra e cobarde.

Eu sou contra o twitter. Muito mais por ser um deputadozeco que pelos vistos não tem nada contra os seus adversários (pois não fala no parlamento regional contra aquilo que os outros dizem) mas que atrás do biombo do seu portátil, afinal é contra tudo e contra todos....os outros. Porque contra os seus e contra os outros afinal não tem nada contra.....mas é contra.

consegui ser contra ele sem falar do nome dele. Assim ninguém pode me acusar de ser contra, embora eu seja contra. ehehehehheeh

eu tb sou cobarde.....espero que não tenham nada contra.....é mais cómodo...

Kik disse...

eheh não tenho nada contra, sou a favor ? não, sou contra!

Aproveito o post para deixar abaixo um link de um video sobre o Navio Atlântida, muitos já o devem conhecer mas aqui vai;

http://www.youtube.com/watch?v=kDp-4FOkj7Q&feature=PlayList&p=D65D468B5703771F&playnext=1&playnext_from=PL&index=18

Hoje o AO noticia que um emigrante pretende colocar o Atlântida a fazer cruzeiros no arquipélago...
http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/188563

A ver vamos mas eu, não tendo nada contra, voto contra...!