06 julho 2009

McNamara


A morte de Robert McNamara serve para recordar o magnífico documentário The Fog of War – Eleven Lessions on the Life of Robert S. McNamara .

De facto, neste filme McNamara revê toda sua vida pública, onde esteve envolvido desde os bombardeamentos às cidades japonesas no final da II Guerra Mundial, até ao escalar do guerra no Vietname, passando, claro, pela Crise dos Mísseis de Cuba. Pode ler-se aqui informações mais detalhadas sobre o filme.

Mais do que um documento histórico de grande interesse, este filme mostra um homem em final de vida a tentar lidar com o seu passado e com as centenas de milhar de vidas que se perderam em consequência directa das suas decisões.

A torrentizar.

3 comentários:

Pedro Lopes disse...

Pois é, Rui, por vezes conquista-se um lugar na História à custa de muitas vidas. McNamara, ocupou vários cargos numa das èpocas mais "quente" do século XX, inclusivé o de Secretário da Defesa dos EUA durante a guerra do Vietman - a mais sangrenta e a única guerra perdida pelos Americanos.

Também o designado "pai da bomba atómica", J. Robert Oppenheimer, viveu, e morreu, atormentado pelo poder da suas descobertas: conseguir dominar o poder contido no interior do átomo, possibilitando, assim, o desenvolvimento de uma arma com um poder de destruição inimaginável. A fusão que deu origem a esta poderosa arma, deu-se ao coberto do projecto Manhattan, em Los Alamos.

Ambos viveram tempos conturbados....mas o arrependimento chegou-lhes antes do purgatório.

Sérgio Santos disse...

Aqui fica um interessante artigo de Tim Wiener no New York Times entitulado "Ex-Defense Secretary Robert S. McNamara Dies at 93"

http://www.nytimes.com/2009/07/07/us/07mcnamara.html?_r=2&hp

Vale a pena "perder" uns minutos.

AMIGO disse...

torrent: http://thepiratebay.org/torrent/3357900/Fog_of_War__Eleven_Lessons_from_the_Life_of__Robert_S_McNamara_(

rapidshare (para quem tem mais paciência): http://www.rslinks.org/movies/fog-war-eleven-lessons-life-robert-s-mcnamara-2003-dvdrip-xvid-alliance