18 outubro 2009

Uma Análise de Verdade a "Uma Análise Realista"

Sobre um artigo que saiu ontem (Sábado) no Açoriano Oriental que dizia que Berta Cabral venceu todas as eleições em que participou como cabeça de lista, colocando-se, assim, estrategicamente, para bater qualquer que seja o adversário do PS em 2012, disseram-me que não era bem assim, que em 2008, nas Legislativas Regionais a actual Presidente da Câmara de Ponta Delgada foi cabeça de lista por São Miguel.

Ora bem, de facto Berta Cabral foi a cabeça de lista por São Miguel nas Legislativas Regionais de 2008 ganhas pelo PS de Carlos César. No entanto, convém esclarecer que, do ponto de vista do eleitor micaelense – ou, já agora, do ponto de vista dos eleitores de cada ilha – a escolha que lhes era colocada, nessas eleições, não era entre os cabeça de lista de ilha, mas sim entre o projecto de governo liderado por César e o projecto de governo liderado por Costa Neves. Nas Legislativas temos apenas um boletim de voto, para escolher o partido que irá governar, pelo contrário, nas Autárquicas temos três boletins de voto, da Câmara, da Assembleia Municipal e da Assembleia de Freguesia. Aquilo que conclui, ao analisar os resultados do Concelho de Ponta Delgada, é que Berta Cabral e o seu projecto venceu, mesmo nas Freguesias onde o PSD não venceu.

Ou seja, efectivamente, como é dito no referido texto, sempre que ao eleitorado é colocada uma escolha entre Berta Cabral e outro candidato, a actual líder social-democrata vence. E este é um capital político que poucos têm.

Já agora, à luz desse capital político, compreende-se o ataque cerrado que os socialistas têm feito à liderança social-democrata. É que, como bem se sabe, o principal objectivo de quem está no poder é reter esse mesmo poder e aumentá-lo, se possível. Ora, tendo em vista em princípio, analisem-se todos os artigos dos socialistas nesta semana que passou e chega-se à conclusão que Berta Cabral representa, para o PS, uma enorme ameaça para 2012. Doutro modo, pouco interessaria escrever sobre a Presidente da CMPD. Os estrategas do PS sabem bem que, de facto, Berta Cabral venceu todas as eleições que se apresentou como cabeça de lista e, tendo como objectivo a retenção do poder em 2012, tentam retirar o crédito político da líder laranja. Aos sociais-democratas cabe, pelo contrário, proteger esse capital político.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ó Rui, deixa de ser vesgo.
Não vês que a senhora é a prova, provada, de que o Princípio de Peter funciona mesmo?
Como sabes, segundo o referido princípio "cada pessoa tende a ser promovida até ao seu nível de incompetência".
Ora bem, Berta Cabral chegou ao seu nível de incompetência, que é o de líder do PSD.
Como presidente da Câmara lá se safa, apesar das opiniões contrárias dos socialistas. Como líder do PSD, estamos conversados.
E ainda hei-de ver-te lamber as botas do Duarte Freitas ou do Vítor Cruz...

Filipe disse...

Conta efectivamente esta rábula o seguinte, quem não sabe do que fala é como quem não vê, muito menos chamar os outros pelo primeiro nome e atacando-os sem se dar a conhecer. Ora bem isto só pode demonstrar uma conclusão. Cobardia no uso da palavra.
Quento ao assunto em si evidentemente que se Carlos César é o próprio a excluir-se por iniciativa própria, se se recandidatar é apenas e só isto; uma grande fraude. A Drª Berta Cabral, merece por mérito próprio o que soube conquistar e devia ter de uma critíca mesmo que negativa, com dignidade, bem como o autor Rui que a comentou. Posto isto veja lá se aquando das elações perturbadas, se ao menos se digna ao respeito.

Anónimo disse...

qq coisa não bate certo para os lados de santa luzia... porque não reúne berta com a CPI de são miguel e nem se imagina quando o fará? líder de ppl ispectacular, mas líder dos açores, desilude, e olhe que não é só cá...

falaram de duarte freitas... vitó cruz... o ppd é uma manta de retalhos esfarrapados, cheio de vítimas ensaguentadas que clamam por vingança, isso é grave para o país e para a region, perde o povo também.

psd - rui gamboa, acha que 3 anos serão suficientes para consolidar uma vitória de 60% no arquipélago?

anacrónico disse...

O PS deve continuar caladinho. Nestas eleições autárquicas ninguém quis arriscar o seu lugarinho. Os presidentes de câmara que retiraram câmaras ao PSD eram todos deputados regionais. Ou seja, nem com tantos anos de poder, nem com os tentáculos desse grande polvo rosa, quis alguém arriscvar uma derrota.
Falta gente capaz, gente como o candidato à câmara da Horta pelo PSD que é um independente com provas dadas na sua terra. Pelo menos em Santa Maria o povo mariense soube mandfar aquela senhora ás urtigas e eleger um homem que se chegou à frente pelo seu povo, pela sua terra.
O atoleimado do Rui Melo foi o primcipal derrotado de 11 de outubro, pois o nível de rendimentos da sua familia desceu drásticamente. Quero ver o que vai fazer o banana do filho sem o pelourinho que o papá lhe deu?
O medo que Beta Cabral desperta nos socialistas é tanto que até o papá César está disposto a arriscar o seu tachinho em Lisboa com medo que o Contente fique triste e que o Cordeiro seja afinal um lobo.
Costa Neves ao pé da Berta éuma nulidade, e mesmo assim roubou 15 mil votos ao César.
O povo é sábio, e os votos que não foram do PS para o PSD foram para o Bloco de Esquerda, para a CDU e para o CDS.
Claro que o povo sabe destinguir as eleições.
Quebre César pai a sua palavra e verá como o povo lhe dá uma coça das grandes. Depois, em vez de sair pela porta grande vai ter de sair com o rabinho entre as pernas. Ele falava do Mota Amaral e fala do Jardim, mas pelos vistos quer ser como eles.
E desengane-se quem pensa que os fantasmas só existem no PSD, pois a liderança de César é discutida ás escondidas, porque os microfones para as escutas também andam por cá.

Anónimo disse...

anacrónico, tás-te a passar meu, vê lá se perdes o teu emprego na câmbra,

Anónimo disse...

Berta Cabral para ganhar precisa de ter os melhores consigo, pois até aqui só apresentou cabeças de abóbora...