11 maio 2011

O Programa Eleitoral do PSD vai para além da troyka...

O Programa Eleitoral do PSD vai além daquilo que a troyka nos pediu. Esta é uma ideia que está a circular com alguma frequência. E bem, digo eu. O Programa prevê, efectivamente, algumas medidas mais profundas.

As medidas da troyka têm como objectivo tirar Portugal desta crise em que Sócrates nos enfiou. Têm como objectivo o crescimento económico do país. Libertar-nos das amarras do estado obeso e sobrecarregado que nos obriga a impostos altíssimos.

O Programa do PSD pretende também garantir o tal Estado Social, de que o PS tanto fala. É que, o Estado Social não se paga sozinho. Tem que ser sustentável. Ou isso, ou desaparece mesmo. Aliás, o próprio governo dos Açores já reconheceu isso mesmo ao introduzir as taxas moderadoras no serviço regional de saúde. A diferença é que o PS, de cá e de lá, diz uma coisa e faz outra. O PSD diz ao que vai.

Agora, há uma diferença fundamental, no que toca a nós, regiões autónomas. É que a troyka exigiu que se diminuísse a grande conquista autonómica que são os benefícios fiscais que temos, por via da nossa insularidade. Só se compreende essa medida da troyka porque o governo dos Açores “vende” lá fora a ideia do oásis. É porque temos superavits. É porque mal temos desemprego. É porque temos dinheiro de sobra para compensar quem já ganha bem e trabalha para o governo. Etc. Perante isso, é evidente que a troyka disse: “corte-se nos Açores”. Só que quem vive aqui nestas ilhas sabe bem que tudo isso não passa dum embuste. Que o desemprego é desesperante. Que somos pobres. Que vivemos com enormes dificuldades (a larguíssima maioria dos Açorianos, quero dizer). E não são só os Açorianos que sabem disso. O PSD de Passos Coelho também o sabe. Por isso o Programa Eleitoral do PSD vai além da troyka, mas não no que diz respeito às regiões autónomas. Porque o Programa Eleitoral do PSD, ao contrário daquele do PS, é um documento responsável e com olhos num futuro sustentado. O do PS tem uma capa bonitinha, de resto é um deserto de ideias e um regurgitar de lugares-comuns.

Portanto, sim, o Programa Eleitoral do PSD vai além da troyka e sim é uma coisa boa. Mas não, o programa da troyka não foi bom para os Açores. Porque quem deveria ter defendido os nossos interesses, ficou e mantém-se calado. Se fosse para defender uma remuneração compensatória que toca apenas alguns açorianos que já ganham bem, havia todo o barulho que se sabe. Se é para defender todos os Açorianos e nossa Autonomia, não contem com eles.

Sem comentários: