13 setembro 2007

Quem Puxa os Cordelinhos


O Project For a New American Century é um think-tank norte-americano de inspiração neo-conservadora, que tem como membros-fundadores pessoas como Dick Cheney, Jeb Bush, Lewis (Scooter) Libby, Paul Wolfowitz, Donald Rumsfelt ou Dan Quayle.

No ano 2000, o PNAC publicou o estudo “Rebuilding America’se Defense: Strategy, Forces and Resourses For The New Century”, que é um plano para “manter a proeminência dos EUA, impossibilitar o surgimento de novas potências rivais e alinhar a segurança internacional com os interesses e princípios dos EUA.” Este trabalho dá especial destaque ao Médio Oriente e ao papel que os EUA devem ter naquela região, especialmente relativamente ao Iraque.


Segundo esse estudo, se os EUA quisessem atingir esses objectivos teria de haver uma mudança na política de defesa e externa. Assim, o PNAC avisava o seguinte: “será um processo de transformação longo, se não houver um acontecimento catastrófico e catalisador – como um novo Pearl Harbour.” Um ano depois aconteceram os ataques ao WTC e Pentágono. Dias depois o PNAC enviou uma carta ao Presidente Bush encorajando depor Saddam Hussein, mesmo que nunca surgissem provas que o Presidente iraquiano estivesse, de alguma forma, ligado ao ataque

2 comentários:

Claudio Almeida disse...

Rui sabes que eu já pensei seriamente nessa hipotese. Para já desconhecia esse Projecto, mas aqui há tempos deu uma reportagem em que afirmava que os EUA é que tinham preparado o 11/9.
Não sei se te lembras, mas o ano passado houve um coloquio na UNI em que foi o Paulo Casaca e um Homem da administração Norte Americana falar de terrorismo, e eu fiz essa questão, baseada numa reportagem feita pela BBC (repito BBC) em que dava todos os pormenores do ataque afirmando ser obra dos Norte Americanos.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Não fui a esse colóquio. Aqui, na net, há mts teorias disso, e algumas fazem-nos pensar, no minimo. Se de facto houve a "mão" de alguém de dentro, penso que o Bush não soube de nada. Este Projecto tem uma influência mt grande. Ou melhor tinha, pq o interesse deles é estar no Iraque e ontem vi que o Bush já está a mandar regressar soldados. Parece que Giuliani será a nova marioneta desse grupo...