22 julho 2008

Benfica Campeão 2008/09

Se dúvidas ainda existissem sobre que clube de futebol português tem mais adeptos, desapareceriam por completo nesta altura do ano. A lista de prováveis reforços para o Benfica que diariamente enchem as páginas do principais jornais constitui uma prova conclusiva. Para nós, adeptos, estas notícias são, por um lado, boas, pois enchem-nos de esperança de que teremos uma equipe mais forte na próxima época, mas por outro lado são más, pois demonstram que, novamente, o Benfica não consegue manter a base do plantel e falha naquele que é o principal factor para o sucesso de qualquer equipe de futebol: a estabilidade. No âmbito da estabilidade há, no entanto, um clube que consegue ser ainda pior que o Benfica, o açoreano Santa Clara. Pelo que sei, transitam da época passada apenas 5 jogadores e há 15 "reforços". Não se compreende como os dirigentes ainda não viram que a estabilidade é essencial para o sucesso, assim não vamos lá, prevejo mais um ano de luta para não descer. Espero estar enganado.

Regressemos ao Benfica. De facto, não fosse o facto da equipe ter muitos jogadores novos e estaria muito confiante para a próxima época. Senão vejamos: temos o melhor guarda-redes português, Quim (espero que não contratem o tal espanhol Codina, pois ainda temos o Moreira e não são necessários 3), na defesa, se David Luíz não tiver lesões e se se confirmar a contratação de Meira, teremos uma grande dupla de centrais (se Meira entrar, vende-se o Luizão). Nas laterais, o Léo, mais o Sepsi e o Jorge Ribeiro, dão garantia para a esquerda e para a direita não aceito outro cenário a não ser a contratação de um bom lateral, Belleti (?), com o Nélson a servir de apoio. No meio-campo defensivo, a contratação Yebda já deu mostra de qualidade no primeiro jogo da época e há sempre o Petit e o Katsouranis, se ficar. Nas alas, há o reforço Balboa (direita) que é bom jogador, e o DiMaria (esquerda), mas aqui também falta um reforço, daí que tanto se fale em Drenthe, seria uma excelente opção. Para médio de ataque, há Carlos Martins, que é um jogador cerebral capaz de despedaçar uma defesa com o seus passes e Aimar que é, sem dúvida, um jogadore de classe mundial, mas que para jogar bem precisa estar bem fisicamente, pois é um jogador muito explosivo. Receio que estes dois nunca poderão jogar juntos no esperado esquema de 4-4-2 de Flores, sendo certo que Martins será o sacrificado em condições normais. Finalmente no ataque, temos aquele que é para mim o melhor avançado em Portugal, Cardozo (é melhor que Liedson e diferente de Lisandro), mas é necessário outro reforço para o acompanhar, Nuno Gomes não serve, Makukula é o mesmo género de jogador que Cardozo, mas pior e Mantorras é mentira.

Em conclusão, aquilo que se vai lendo e que vai vendendo nos jornais reflecte as necessidades do Benfica: um lateral direito, um extremo esquerdo e um avançado.

Quanto a Sporting e FCPorto, os rivais do quarto de banho da 2ª circular apostam, e bem, na continuidade, com reforços que já conhecem o futebol português. Caso Veloso e Moutinho se mantenham, o Sporting terá melhor equipe que no ano passado, só não se compreende a aquisição do pior jogador de todos os tempos: Postiga. Quanto ao Porto, com a mais que certa saída de Quaresma, a equipe fica mais fraca e quanto aos reforços, não parecem ser de grande qualidade, o Rodriguéz terá a pior época da sua carreira. Ou seja, Benfica e Sporting discutirão o título até ao fim, com o Glorioso a levar a melhor. O Porto acabará em 6º ou 7º, o que será muito bom, dado que deveriam ter descido de divisão, por via da corrupção...mas isso é outra história.

9 comentários:

Fiat Lux disse...

Rui saíste cá um Zandinga! :)
Mas tens razão...O Benfica é o campeão...das contratações.
Pena que só possa jogar com 11 :)
É só a brincar.
Não sou do Benfica, mas tal como na política é preciso haver uma oposição forte para elevar o nível, por isso não interessa nada um SLB fraco.
Boa sorte para a nova época.

Jordao Farias disse...

E depois?
...depois bati com a cabeça na mesa-de-cabeceira e acordei!
Jorge Ribeiro, Nelson, Di Maria são realmente grandes jogadores, sem dúvida. O Luisão era o melhor central do Mundo, o Mantorras, só a hipotética venda do seu passe daria para pagar o novo montes de ferros pintados de vermelho que vocês chamam de estádio, o Nuno Gomes é sempre aquela jovem promessa, o Petit anda a arrastar os pés, o Cardoso nem um coice sabe dar na bola, um treinador que tenta (mas nunca o irá conseguir) copiar o estilo de Mourinho - realmente melhor do que essa equipa só mesmo a do ano passado que era a melhor dos últimos 10 anos!
O Rodriguéz já não presta, assim como o Maniche já não prestava, ou o Deco

Estafermococus disse...

Mais um ano, mais uma volta na roda gigante.
Eu só tenho pena que o Rui Costa possa sair chamuscado desta história.

Rui Gamboa disse...

Fiat Lux,
o objectivo era mesmo ser provocativo e tal como disse no post, sem estabilidade, que é como quem diz, com todos esses reforços, será muito difìcil.

Jordão,
Pois, eu sei que é mesmo sonhar, porque a verdade é que lutamos com armas desiguais. O Porto joga com os 11 de campo mais a máfia da "fruta" e da "lenha" (leia-se prostitutas e pancadaria). Portanto, é mesmo complicado. Vamos a ver: o Nélson, o Nuno Gomes e até o Jorge Ribeiro, eu concedo que são mauzinhos. Agora dizer que o Tacuara não sabe dar um pontapé na bola, é quase uma heresia futebolística. O problema do Cardozo foi estar no Benfica, porque podes ter a certeza que é um grande jogador. Por exemplo, se estivesse no Porto no ano passado, seria o melhor marcador e faria uma grande dupla com Lisandro. Aqueles livres que ele marca de pé esquerdo não são para todos.

Estafermococus,
Acho que o Rui Costa está a revelar-se um bom director, pois a vinda do Aimar não seria possível com o bronco do Vieira. Conhece o mundo do futebol europeu e sabe com quem deve falar.

Isto é como a política; aos Açores foi retirado (ou melhor foi confirmado) a redução das 200 para as 100 milhas. A forma processual de enfrentar a questão é seguir para tribunal, foi o que foi feito. Mas sem ter alguém que conheça as pessoas certas, que fale, que faça um pouco de lobby, tome café com um, jante com outro, o mais certo é que o tribunal vá em frente com a sua decisão, tal como foi. A comparação com o futebol é porque, antes, sem o Rui Costa, sem a tal pessoa que conhece e fala, o Benfica seguiao trâmites processuais normais para as contratações, mas nunca seria possível concretizar alguma como a de Aimar. Com aquela pessoa, que no caso do futebol do Benfica é oRui Costa, além de haver o processo normal, há uma conjunto de acções que facilitam a tomada de decisão. Espero ter-me feito entender e se houver muitos erros de português, a culpa é destes teclados estrangeiros.... eu bem tento.

Anónimo disse...

Pois.
Sempre a mesma história.
Eu bem digo: fotos de jogadores, NADA, NEM VÊ-LAS!
Se fosse a falar de política, já ai estavam as ministras...

Ana

Rui Gamboa disse...

Ana, olhe se insiste muito, eu ponho a foto do Jorge Ribeiro ou do Adu. O Jorge Ribeiro estava entre os 15 mais feios do Euro.

Rui Gamboa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jordao Farias disse...

Pronto admito o Cardoso tem um bom remate mas de resto não acho que seja nada de especial e como prova disso os ditos especialistas ponham dúvidas quem seria melhor ele ou o Makukula! Quando à questão da dita corrupção - não foi nada provado e quanto a isso, meu caro colega não vamos insistir na mesma tecla. O que é certo é que o superioridade do FCP nas ultimas duas décadas é de tal ordem evidente que sou dos poucos adeptos do Mundo inteiro que pode afirmar que já viram o seu de eleição ser por duas vezes Campeão da Europa e do Mundo! Contra factos não há argumentos!

El Greco disse...

É melhor contactar com o Professor Bambo para confirmar essa delirante, sem ofensa, previsão!