12 julho 2010

Subsídio-dependência: A Estratégia Eleitoralista do Governo dos Açores


"Região gastou 263,4 milhões de euros em subsídios, créditos e apoios", num aumento, num ano, de 13%!

A arma dos Governos socialistas foi e sempre será o dinheiro, a subsídio-dependênica. Uma estratégia que tem um único objectivo: a eternização no poder. A lógica é simples; criar um círculo vicioso de dependências em que o Governo tem sempre todo o poder. Não há, nem nunca houve, nem nunca haverá, uma verdadeira política de desenvolvimento direccionada para a criação de riqueza. O que há é a dependência do Governo dos Açores das transferências do Estado português e da UE e depois a dependência das famílias e empresas (todas sem excepção) do Governo dos Açores.

Por via do RSI o Governo segura, como se sabe, 8.2% da população. Mesmo quando os técnicos do IAS entendem não conceder o RSI, ou outro tipo de apoio, porque o quadro legal não é cumprido, há sempre a possibilidade de desautorizar esses mesmos técnicos, que trabalham no terreno, em nome do voto. Os restantes, os que trabalham, ou estão na enorme máquina da função pública, que custa milhões, (o chamado amiguismo), ou então trabalham no sector privado, que está também dependente do Governo, por via dos subsídios, ou dos concursos públicos para prestação de serviços ou compras.

É um garrote económico-financeiro-social terrível. É um controlo sobre tudo e sobre todos castrador. É uma estratégia que assenta pura e simplesmente no interesse próprio de quem está nos locais de decisão e que terá como consequência apenas e só o agravar da situação a todos níveis. Os factos estão aí para o comprovar, é o aumento constante de beneficiários de RSI, é o aumento constante de subsídios, é o aumento da máquina de governo, com assessores para tudo e mais alguma coisa, etc. E como a UE e o Estado português não estão para alimentar estes vícios (o tempo do amigo Guterres já lá vai), o Governo carrega nos impostos. Ou seja, o Governo acaba sempre por ir tirar aquilo que "deu", e o dinheiro anda aqui nos Açores a mudar de mão em mão, não sendo criada riqueza, nem entrando nenhum capital de fora. No final são sempre os mesmos a serem beneficiados, queimando depois fortunas em viagens ou em pseudo-sondagens, e sendo sempre o comum do cidadão a ficar com cada vez menos dinheiro no bolso.

Qualquer estrutura construída à base de vícios e dependências, está condenada a cair de podre.

15 comentários:

Anónimo disse...

Nunca se viu uma fragilidade tão grande num comentário. Não se percebe o que pretende ser. Uma apologia de quê? E fica bem saber colocar a pontuação no sítio certo...

anti-xuxa disse...

O anónimo anterior é a mariana. A apologia é de que vocês estão nas útlimas! Undertand?

Anónimo disse...

O PS foi um bom aluno do PSD.

Anónimo disse...

Tá asno..

Anónimo disse...

Este ruizinho do rex é mesmo atrazado mental com sonhos de vender pastéis de nata e "coquretes " como dizia o avô.

Anónimo disse...

Este ruizinho do rex é mesmo atrazado mental com sonhos de vender pastéis de nata e "coquretes " como dizia o avô.

AÇORES TÃO QUASE IGUAL A CUBA disse...

Tá certo sim senhor! é só ver quais os paises que enriqueceram à custa do assistencialismo! RESPOSTA: nenhum
ESTE GOVERNO É VERGONHOSO DÁ O PEIXE EM VEZ DE ENSINAR A PESCAR, E QUEM SABE PESCAR, POIS QUE VÁ PESCANDO PORQUE FICAR À ESPERA DESTE GOVERNO ASSISTENCIALISTA...É MELHOR MESMO IMIGRAR. SE OS AÇORES FOSSEM CUBA (JÁ ESTIVEMOS MAIS LONGE) E PORTUGAL OS ESTADOS UNIDOS A CLASSE MÉDIA FUGIA TODA EM CANOAS PARA FORA DAS ILHAS, SÓ CÁ FICAVAM OS MAMÕES DOS SUBSÍDIOS E MAIS UNS QUANTOS CHUPISTAS

Anónimo disse...

xi rui, começas a escrever umas coisas acertadas sobre os xuxas e eles vão te cair todos em cima... já se tá como vendo.

Vassoura disse...

o psd quer acabar com o RSI ou não? o psd vai diminuir a máquina de governo ou não? o psd é a favor ou contra as scut já agora?

Isto é tudo muito correcto, sr. rui, o ps é mesmo um partido que está instaladíssimo no poder e está cheio de vícios e de certeza que vai perder muitos votos em 2012, perdendo de certeza a maioria absoluta. Resta saber se o psd tem capacidade para ir buscar esses votos. E para isso precisa de dar respostas, de apresentar soluções e ideias. Para isso o psd precisa de limpar a casa, apresentar uma lista renovada a todos níveis, tirar esses velhos alcóolicos de deputados e colocar malta jovem e com raça e que esteja com vontade de trabalhar e não de fazer ranço, como os que estão lá agora.

O César não vai se recandidatar. Ele só de pensar que vai perder a maioria absoluta e que vai ter que abaixar as orelhas a berta, vai tremer e vai mas é largar para fora daqui. Só se fosse tolo é que se arriscaria a uma humilhação dessas depois de tanto tempo como dono e senhor desta porcaria toda.

Anónimo disse...

Mas quem pode derrotar César? A Berta Cabrá?

Anónimo disse...

o vassoura.

CREMATÓRIO disse...

CÉSAR SÓ SE FOR ATOLEIMADO É QUE SE RECANDIDATA.
OS AÇORIANOS NÃO LHE DÃO MAIS NEHUMA MAIORIA ABSOLUTA E ELE NÃO SABE GOVERNAR SEM SER EM REGIME DE "QUERO POSSO E MANDO".

Anónimo disse...

Berta Cabrá, Berta Cabrá..

Anónimo disse...

"4 - Transformou-se também muito a estrutura empresarial do emprego: no final da primeira metade da década de noventa, para cada dois funcionários públicos havia três trabalhadores que criavam riqueza nas empresas privadas e, actualmente, para cada dois funcionários públicos há seis trabalhadores nas empresas privadas. Ou seja, quebrou-se, nesta última década e meia, o domínio avassalador do sector público administrativo e empresarial ou, se preferirmos dizê-lo de outra forma, a economia privada libertou-se e ganhou outra dimensão e função motriz também no emprego. Os que agora falam de “muito Estado” ou “sector público a mais” afinal nunca o conheceram comparativamente tão pequeno desde a consolidação da instalação autonómica.", Carlos César, http://criar2009.azores.gov.pt/Portal/pt/temas/cidadao/Emprego/Interven%C3%A7%C3%A3o+do+Presidente+do+Governo.htm?mode=category&lang=pt&area=ct

Anónimo disse...

Na Madeira é a mesma coisa .