24 maio 2009

Contra a Autonomia, Concretamente

Foto (clicar para ver melhor) digitalizada da revista "Grande Reportagem", de Setembro de 2002.


Por muito que agora “canse” ao Tibério Dinis falar-se no Vital Moreira, a verdade é que o cabeça-de-lista do PS às Europeias é claramente contra as Autonomias, ponto. E parece-me totalmente descabido fazer comparações entre o peso que teve Paulo Rangel e Vital Moreira na questão da aprovação do renovado Estatuto dos Açores. É que, melhor que eu, o Tibério deveria saber que a opinião e os (muito bem pagos) pareceres de Vital Moreira, a par de mais um ou dois, são fulcrais e fundamentais em assuntos constitucionais. Paulo Rangel é um deputado, com uma curta história na política nacional, que se absteve naquela questão. Vital Moreira tem um historial centralista, típico da pior linha comunista.

Mas já que o Tibério quer falar de outros exemplos de inimigos da Autonomia, para quê ir tão longe? É que aqui mesmo, nos Açores, há exemplos bem piores. Que me diz o Tibério do facto do PS-Açores ter sido contra a aprovação dos símbolos heráldicos dos Açores, abandonando a sala no momento da votação, deixando o PSD-Açores votar sózinho a sua proposta? Ou, que me diz o Tibério do facto do actual Presidente do Governo Regional dos Açores ter sido claramente contra o 6 de Junho, ao ponto de ter organizado uma contra-manifestação no dia 17 de Junho de 1975 (foto)?

12 comentários:

Tibério Dinis disse...

Rui,

perdoa-me, mas não tiveste em atenção as minhas linhas, escrevi: "Sobre os candidatos nacionais tem sido exploradas frases como Vital é inimigo dos Açores e que não merece os votos dos açorianos. Na verdade pouco podem fazer os socialistas açorianos para provarem o contrário, Vital Moreira no processo da criação das regiões autónomas foi um grande crítico e agora recentemente foi das vozes mais críticas ao Estatuto Político Administrativo." e reitero no post mais recente.

Quanto às influências de Vital no Estatuto, andam por aqui alguns equívoco:
1º. Pelo que sei Vital não assinou nenhum parecer, mesmo assinando e influenciando alguém, este alguém foi da área do PSD;
2º. Vital não é assessor de Cavaco, são outros juristas da área do PSD, que bem posso escrever aqui os nomes, foram quase todos meus professores;
3º. A ter influênciado alguém, ou foi o PR Cavaco Silva, ou foi o grupo parlamentar do PSD;
4º. Paulo Rangel não precisa dos pareceres de Vital, esquece-se que Rangel, fez mestrado em Ciências-Jurídico Políticas e está a fazer (se á não fez) Doutoramento em Direito Constitucional. http://www.porto.ucp.pt/fdireito/docentes/prangel.htm?lang=1

Face a estes dados, quem teve mais peso? Três deputados, ou um constitucionalista que escreveu uns artigos num jornal que nem chega às 50.000 tiragens e a num blogue?
Quem começou esta guerra dos inimigos da autonomia, não fui eu, foi o PSD. Isto, de alguém que não tem militância.

Haja Saúde

Tibério Dinis disse...

errata: 70.000 exemplares

Voto Branco disse...

Caro Rui,
Perdoe-me a ignorância, mas até no raio da decisão sobre heráldica não se conseguiram entender? Chego à conclusão que os principais inimigos dos Açores, são os próprios açorianos e, pelos visto o problema já vem de longe!
Saudações

Rui Rebelo Gamboa disse...

Tibério, sem dúvida nenhuma, eu acho que o peso do Vital Moreira é claramente maior, mas aí nunca chegaremos a consenso, pois não temos dados para aferir concretamante o peso. No entanto, só um ponto, parece-me desonesto intelectualmente reduzir o poder de intervençao do Vital Moreira ao seu blogue. Ele próprio consideraria isso redutor para a importancia que ele tem no cenário político português e com toda a razão.

Podemos, isso sim, concluir que Vital Moreira é contra a transferência de poderes de Lisboa para as Regiões Autónomas. Sempre o foi, é coerente, não é de agora e se quiseres vou buscar os textos à causa nossa e à aba da causa (apenas porque é o sítio onde se podem retirar os textos). Já a posição do Paulo Rangel foi de abstenção sobre a um ponto em particular, o Estatuto, não contra a transferência de poderes no geral e muito menos contra a Autonomia.

As pessoas que tirem as suas conclusões: a quem os açorianos podem apontar alguma coisa sobre as autonomias? A Vital Moreira, que tem um historial de ser contra autonomias, as suas opiniões e pareceres têm um papel fundamental nestas matérias (e atenção que eu não disse que Vital tenha dado um parecer sobre este assunto), ou a Paulo Rangel, que a única coisa que se sabe é que se absteve, absteve-se, saliente-se, na votação parlamentar sobre a aprovação do Estatuto?

Caro Voto Branco,
Não sei se sabe, mas eu estudo estas questões, com o meu caro Gonçalves, no Mestrado que estamos a fazer. Por isso, sei disto apenas numa presepectiva histórica (que não de historiador, ai de mim). Sei que o PSD propos criarem-se símbolos heráldicos próprios para representarem, de alguma forma, aquilo que tinha sido a recem criada Autonomia. Os registos dizem que a bancada do PS abandonou a sala no momento da votação. Não sei como pode chegar à conclusão que os próprios açorianos são os seus inimigos.

De resto, mantenho que não compreendo o ires buscar exemplos tão longe e que, convenhamos, não têm grande expressão para os açorianos, quando há outros aqui tão perto.

Porque, por um lado, o Voto Branco parte do princípio que os açorianos têm inimigos nestas questões das Autonomias. Errado, não têm. Os açorianos defendem os seus interesses, mais nada. Por outro lado, parece-me que se pode concluir apenas que haviam duas interpretações sobre a Autonomia, uma que entendia que deveria ser aprofundada, que foi a que vincou e é a qual vivemos e outra que entendia que os Açores não deviam ter símbolos próprios e que teria, necessariamente, outro desfecho que não este no qual vivemos hoje em dia.

Confesso que gostaria de saber como chegou a essa conclusão.

Tibério Dinis disse...

Caro Rui,

eu não estou a sustentar Vital, mesmo no In Concreto encontras vários textos onde discordo de Vital. É o risco dos partidos abrirem-se a independentes com opinião pública.

Agora quanto ao peso, na questão do Estatuto é óbvio que os três deputados do PSD estavam lá e pensaram pela sua cabeça. Já Vital quanto muito ou influênciou o sentido de voto dos deputados do PSD, ou a opinião pública portuguesa.

Não esquecer, que a abstenção dos deputados do PSD sendo apenas sobre os dois artigos em causa, não deveria colocar em cheque todo um diploma. Podiam ter votado favoravelmente com declaração de sentido de voto naquela matéria. E muitos dos artigos de Vital sobre o Estatuto foram em especial sobre estes artigos.

Os centralistas por Lisboa à da esquerda à direita, dai as competências serem sempre arrancadas a ferro a Lisboa e as regiões administrativas nunca terem arrancado.

Nesta história toda, quem começou o debate e fê-lo mal, foi o PSD/A e Berta Cabral, sem perceber que isto não traria proveitos políticos e daria lugar a esta discussão.

Fico na minha, três deputados na AR têm mais poder que qualquer constitucionalista, por mais prestigiado que seja.

Haja Saúde

Rui Rebelo Gamboa disse...

Caro Tibério,

Nao consigo compreender como chegas à conclusão que o facto do PSD Açores alertar para Vital Moreira ser um anti-autonomista pode ser contra-producente.

E parece-me que tu é que não estás a querer ver as devidas diferenças: o PSD Açores alerta para o facto de um voto no PS ser um voto numa pessoa que vai para o Parlamento Europeu, espaço vital para o futuro da Autonomia açoriana, contra essa mesma Autonomia, logo será de esperar todo o tipo de obstáculos criados aos nossos interesses. Por outro lado, tens Paulo Rangel que se absteve na questão, única do Estatuto.

Eu, cá por mim, acho muito bem que o PSD Açores levante esta questão, para que não restem dúvidas sobre o que vai ser o papel que cada um terá no PE. Do Vital, já sabemos, nem é preciso perguntar, do Rangel, até agora tudo me indica que, pelo menos, não é inimigo das Autonomias. E esse facto, por muitas voltas que dês, não podes refutar.

Quanto à tua última frase, como disse antes, os argumentos estão expostos, agora que os independentes tirem as suas conclusões.

Claudio Almeida disse...

Vital Moreira tem tanto ou mais poder do que os três deputados representados na assembleia, e é assim, que até é o cabeça de lista pelo partido socialista ás europeias.

Anónimo disse...

Grande gadelha tinha o srº presidente na altura.

Voto Branco disse...

Caro Rui,
Claro que não há inimigos dos Açores. Quando usei o termo "inimigos" não foi com o significado de não ser amigo, mas sim de ser adverso à união dos Açores, enquanto região.
É claro que não sou contra que cada região reclame para si o melhor, bem pelo contrário, mas continuo a considerar que o actual estatuto regional é deveras suficiente para os açorianos poderem decidir por si na grande maioria das questões que lhes dizem respeito.
Sr. Rui, voltando à questão dos inimigos e, para esclarecer o que quis dizer, eu penso que o país no seu todo precisa de um pacto de regime sério, honesto e que faça sair o país do marasmo e estagnação económica, politica, social e cultural. Quando peguei na questão das votações para os simbolos heráldicos dos Açores, que o Rui fez questão de relembrar ao Sr. Tibério, foi simplesmente para chamar a atenção das tricas a que os nossos politicos se dedicam, desviando-se do que é verdadeiramente importante. É evidente que já foi há bastante tempo, mas a verdade é que passados 30 anos continua-se a incorrer no mesmo erro (veja o que aconteceu na votação para a legalização da Sorte de Varas). É esta pobre politica que assola o país nos 35 anos de democracia.
Continuamos num país do: eu faço, tu desfazes; eu volto a fazer; tu voltas a desfazer; apenas pelo simples prazer de uma mesquicha "revanche" politica.
Infelizmente os "inimigos" estão espalhados por todo o território nacional, mas como se estava a falar dos Açores, aproveitei para alfinetar, tal como faria em relação a qualquer outra região!
Saudações

Anónimo disse...

ENTÃO O SR. PRESIDENTE QUE É UM GRANDE DEFENSOR DAS AUTONOMIAS, ANDOU A FAZER MANIFESTAÇÕES CONTRA AS AUTONOMIAS!

GRANDE AUTONOMISTA QUE ELE ME SAIU.

AFINAL TRATA-SE DE UM GRANDE CENTRALISTA TAL COMO VITAL MOREIRA.

JOÃO FRANCISCO

Cesar para Lisboa disse...

Excatamente, não sei qual é a admiração o senhor presidente sempre se centralizou... no seu umbigo

Voto Branco disse...

Caro Rui,
Por acaso leu a entrevista ao AO (edição de 25/05/2009 - 2ª feira) do candidato da CDU pelos Açores às Europeias?
Deixo-lhe aqui uma breve passagem da entrevista:
"As pessoas que fazem politica CONTRA os Açorianos não podem querer ser eleitos e representa-los em instância nenhuma, quer seja europeia, quer seja nacional."
Esta afirmação surge no seguimento de números que o próprio apresentou:
A Ilda Figueiredo e o Pedro Guerreiro, deputados da CDU no PE, apresentaram 14 iniciativas para os Açores em 5 anos, entre relatórios, pareceres e resoluções.
Já os deputador Duarte Freitas e Paulo Casaca apresentaram no mesmo período de tempo apenas 6 iniciativas pelos Açores.

Afinal...
Saudações