23 junho 2009

O Balão Furado de Mariana Matos

Alguém que assina como Mariana Matos, no jornal Açoriano Oriental, escreve um autêntico tratado de traulitada político-partidária, do pior que se tem visto nos Açores nos últimos tempos, mas revelador, muito revelador, do estado de nervosismo e de divisão que se vive para os seus lados.

Antes de mais, uma frase que vai ficar nos anais das tontices: “voto obrigatório, nos Açores, como forma de proteger a nossa democracia”. Esta enormidade só pode ser explicada porque certas pessoas entendem a democracia mesmo como sendo deles.

Depois, é muito engraçado o facto de estarem a fazer o papel do defensores do debate. Ora, pergunto eu, que contributo foi dado, até ao momento, por estes cronistas de trazer por casa, para o debate sobre a abstenção? Diz Matos que outros “não estão disponíveis para discutir ou debater nada que não esteja relacionado com as suas intenções”. Bom, resta saber quem são “eles”, porque exactamente acima do conjunto de palavras reunidos por Matos no Açoriano Oriental, há um artigo, bem fundamentado, defendendo o voto facultativo, em oposição ao obrigatório. Portanto, além da ausência de argumentos apresentados por Matos, o timing não podia ter sido pior.

De resto, não vale a pena sequer escrever muito mais sobre aquele conjunto de palavras de Matos, mas só para que fique bem claro o que está a passar, cá vai: 1) César disse, na noite da derrota nas Europeias, que Manuela Ferreira Leite ia ser o alvo dos socialistas, numa espécie de paga pelo que foi dito sobre Vital Moreira (bem dentro do estilo e linha revanchista deste PS) e 2) esta súbita e mal disfarçada preocupação com a abstenção, não passa de um mal-estar do PS com a própria população, como ficou provado com a afirmação da “estupidez dos que não votam”, porque enquanto a abstenção serviu os seus interesses, nunca se falou no assunto. E que melhor maneira que tratar dos “estúpidos” que não votaram, do que os obrigar a votar?

O debate sobre o desinteresse da população nos assuntos políticos, que se reflecte depois na abstenção, é que deve ser feito e sobre esse assunto convém aos responsáveis governativos olharem para dentro, antes de lançaram ideias típicas de regimes totalitários, como é o caso do “voto obrigatório”. A população está arredada da política, em muito, devido a este tipo de conjunto de palavras que Matos publicou.

17 comentários:

Anónimo disse...

Os meninos do PS ainda não se aperceberam que quanto mais saem em defesa do seu líder, mais se enterram! É o que faz andar a brincar de políticos!

Anónimo disse...

A lua tá a vazar...

Engenheiro de Domingo à Tarde disse...

O lider do PS anda nervoso e com azia à 2 semanas, porque a "estupida" população que o elegeu para presidente anda a abrir os olhos. Por isso manda os seus subditos mandarem recados sem nexo defendendo a perfeita estupidez de ter eleições completamente distintas no mesmo dia, ajudando à confusão ... será que o Sr. Carlos César acredita mesmo na estupidez da população?
Tenham calma meus senhores, o motivo pelo qual as pessoas não votam não é pelo número de vezes que têm de se deslocar às urnas... mas sim pelo descrédito que começam a ter por alguns políticos.

Anónimo disse...

Cezar, que criticava a perpectuação de MAmaral no poder, segue-lhe as pisadas;

Cezar, para disfarsar o tapete vermelho que colocou para o filho ir lambusar-se para a ALRA, fa-lo acompanhar de meia dúzia de outras encomendas iguais ou piores do que o Cezar Jr;

O povo, assistindo a tudo isso educadamente marimba-se para esta democracia tipo monarquia republicana.

É estúpido?

Não acho. Estúpido é quem o considera estupido.

Anónimo disse...

De facto o que é estúpido é os meninos com a mania que sabem, não saberem que o voto em Portugal é obrigatório desde 1975.

Anónimo disse...

...então 80% dos açorianos têm que ir para a cadeia...

...e então se já é assim, porque razão Cezar agora lembrou-se de querer introduzir o...voto obrigatório???

Constituição da Pepublica Portuguesa:
"Artigo 49.º
Direito de sufrágio

1. Têm direito de sufrágio todos os cidadãos maiores de dezoito anos, ressalvadas as incapacidades previstas na lei geral.

2. O exercício do direito de sufrágio é pessoal e constitui um dever cívico."

Engenheiro de Domingo à Tarde disse...

O banana que disse que o voto é obrigatório em portugal faça o favor de ler a constituição ... haja paciência !

Anónimo disse...

O estúpido que foi à constituição, devia saber que a lei ordinária regulamenta este artigo. O estúpido que falou em cadeia, deveria saber que há mais sanções sem ser cadeia. Em PortugaL o voto é obrigatório, mas não é sancionado o seu incumprimento. Aliás, como em muitos outros casos. No caso da actual lei do IVG, quem fizer uma interrupção antes das 10 semanas não tem penalização.
Já de vez para o estúpido que se arroga a dizer asneiras neste blog, ficaria a saber que a discussão que se deve ter é se devemos ou não penalizar o não cumprimento do voto obrigatório.
Para quem fala em democracia, deveria saber que todos os cidadãos estão obrigados a cumprirem certas obrigações perante o estado. A mais comum, que aparece em qualquer manual de economia ou de direito, é a obrigação de pagar impostos. Neste caso o cidadão, mesmo que não queira, é obrigado a paga-los.
há mais obrigações, mas como o objectivo deste blog é fazer o frete ao PSD, fico-me por aqui.

Toupeira Real disse...

O idiota do anónimo supra deveria ler a lei eleitoral em conjugação com a constituição para obter resposta às asneiradas que escreveu. A não ser que se refira ao voto obrigatório nas assembleias de trabalhadores de braço no ar

Anónimo disse...

Quem não votar perde a mama do rendimento mínimo !
Agente Provocador # 3

Anónimo disse...

Há balões que não estão ao alcance de mentes curtas habituadas a encher bexigas.

Anónimo disse...

o texto da Mariana Matos é pertinente e inteligente.

é pena que algumas mentes iluminadas não queiram discutir esta questão de forma séria e andem a brincar aos opinionmakers e ocupados em fazer ataques pessoais.

santa paciência

vão-se tratar

Anónimo disse...

"...porque exactamente acima do conjunto de palavras reunidos.." Esta não é tontice, é de tonto.

Engenheiro de Domingo à Tarde disse...

Ao anónimo que disse que o objectivo deste blog é fazer frete ao PSD que olhe para o seu umbigo e que me diga quantos "FRETES" tem o PS e o jogo de interesses que rodam à sua volta.
Este blog é apenas uma forma livre de debate (sem censura) de ideias e opiniões. Ao contrário de outros blog's e outras formas de comunicação que quando lhes convém tentam calar ou omitir alguns factos da vida açoreana.

Pedro Lopes disse...

Aproveitando o comentário do "Engenheiro" supra, aproveito para dizer que a minha posição em relação ao Voto Obrigatório não é coincidente com a do Rui, e que aqui cada um escreve em nome indivídual. (basta ler os meus comentários a outros post que falam do tema da abstenção e do Voto Obrigatório para se perceber isso)

Detesto quando falam no plural em relação aos posts que aqui são colocados. É intelectualmente desonesto.

Tenho dito.

ZEZE disse...

Para quê tanta discussão? Há é que fazer pedagogia junto dos mais novos para a importância da participação social. E participação social é também votar, porque votar é participar na democracia, escolhendo quem vai governar.

Anónimo disse...

Gamboa? ahahahaha! Não posso acreditar! o gamboa tem um blog?ahahah! o mundo ta perdido...E o raposo?